COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O EMPRESÁRIO Antonio Gentil (Leia-se Gentil Negócios) e o filho Glauco com o Repórter PH e Leonardo Holanda (um dos netos do meu coração), no sarau literário de segunda-feira no Casarão dos Sarney, no Calhau
O EMPRESÁRIO Antonio Gentil (Leia-se Gentil Negócios) e o filho Glauco com o Repórter PH e Leonardo Holanda (um dos netos do meu coração), no sarau literário de segunda-feira no Casarão dos Sarney, no Calhau
Os dois são consultores políticos – Cyntia Freitas e Eudes Júnior – e assinaram o maior número de campanhas municipais vitoriosas no Maranhão, inclusive a do município de Tuntum, que poucos acreditavam ser possível agora
Os dois são consultores políticos – Cyntia Freitas e Eudes Júnior – e assinaram o maior número de campanhas municipais vitoriosas no Maranhão, inclusive a do município de Tuntum, que poucos acreditavam ser possível agora

Workshop
A operadora Vivo realiza hoje o ‘Workshop Vivo Arquitetando’, voltado para arquitetos de São Luís para explicar sobre o funcionamento e mostrar, na prática, como é possível deixar os projetos mais arrojados e adequados às necessidades de seus clientes.

A Vivo tem em seu portfólio, desde 2019, um pool de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) com produtos destinados à automação para usos residencial e comercial, como devices para TVs, assistentes virtuais que atendem por comando de voz e produtos inteligentes como lâmpadas, câmeras, plugues e controles universais que podem ser acessados a partir de um aplicativo remotamente ou por comando de voz.

O anfitrião será Tiago Vieira, gerente comercial da Vivo no Maranhão. E o Workshop acontece às 17h, na sede da Vivo em São Luís, no Ed. Via Manhattan III, Torre 2 – 11º andar, bairro Renascença.

Congresso do MP
O procurador-geral da República, Augusto Aras, fará a conferência inaugural do 10º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, a ser realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, de forma virtual.

O evento será transmitido pelo canal oficial do MPMA no YouTube. Após a conferência de Augusto Aras, o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima também proferirá palestra na abertura do Congresso.

Congresso do MP 2
Ainda na mesma manhã, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Jr., defenderá o tema “Ministério Público no fortalecimento do controle social: instrumentos virtuais de combate à corrupção”.

A mesa-redonda da manhã será formada pelos promotores de justiça do MPMA Nahyma Ribeiro Abas, Felipe Augusto Rotondo e Thiago Cândido Ribeiro.

Dívida Zero
Consumidores de todo o Maranhão poderão participar, de 1o a 5 de dezembro, da Semana Dívida Zero Procon sem precisar sair de casa.

Além do atendimento presencial por agendamento, que será realizado em São Luís e em Balsas, na semana de realização do evento, mais de 100 empresas, entre bancos e instituições financeiras, oferecerão condições especiais de pagamento de maneira on-line, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

A iniciativa do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão do Maranhão tem a parceria da Federação Brasileira de Bancos e visa auxiliar o consumidor a renegociar dívidas diretamente com as instituições financeiras e ainda garantir as medidas de distanciamento social.

Noites de música clássica
O mês de dezembro terá uma programação especial no Bistrô Quintalão. Em clima de Natal, a casa gastronômica localizada na Península da Ponta d’Areia
terá três noites para lá de especiais, com apresentações de um notável tenor brasileiro: Jorge Durian. Os shows acontecem na primeira semana do mês, entre os dias 3 e 5 de dezembro. Além de prestigiar uma das mais belas vozes do país, o público presente poderá desfrutar de um cardápio preparado exclusivamente
para a ocasião em três noites que prometem.

TRIVIAL VARIADO

A plataforma Web of Science publicou a lista dos pesquisadores mais citados do mundo na última década. O psiquiatra brasileiro Luis Augusto Paim Rohde faz parte do 1% mais influente.

No assunto: ele tem mais de 350 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais e organizou ou editou 9 livros sobre saúde mental no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA.

Pelo menos dois deputados abriram caminho para os suplentes: Rigo Teles, eleito para a Prefeitura de Barra do Corda. E Felipe dos Pneus, eleito prefeito de Santa Inês. Duarte Junior (estadual) e Eduardo Braide (federal) continuam na luta.

Conhecido pelas esquetes bem-humoradas, o Porta dos Fundos pisou na bola com um vídeo machista, preconceituoso e desrespeitoso ao trabalho das mulheres na política.

O alvo é uma vereadora de Curitiba, a mais votada, que fez 12.147 votos. Ela merece a solidariedade de todas as mulheres que não compactuam com desrespeito no ambiente da política ou em qualquer outro da sociedade. O empresário Antonio Gentil, comandante da Gentil Negócios, desembarcaou na cidade
segunda-feira especialmente para prestigiar o lançamento dos livros Em Busca de Vultos Perdidos e PH – Ícone e grife da sociedade.

Ele veio com vários membros da família e se disse encantado com a beleza e a originalidade do evento, que afirmou ter sido o mais bonito do gênero que assistiu até hoje no Brasil.

DE RELANCE

O que está por trás
Esses apelos pela volta ao voto impresso têm, no fundo, um objetivo: abrir brecha para colocar o resultado da eleição presidencial de 2022 em dúvida. É o que está fazendo Donald Trump, muso inspirador dos destrambelhados tupiniquins. Se houvesse urna eletrônica nos Estados Unidos, a margem para teorias conspiratórias seria bem menor. O radicalismo se alimenta de paranoias e de inimigos, muitos deles imaginários. Não há qualquer sentido em recuar no avanço democrático proporcionado pela tecnologia. Ao contrário.

O que está por trás 2
No capítulo: já é possível, por exemplo, organizar uma eleição sem a necessidade de deslocamentos e sem os milionários investimentos em logística hoje feitos no Brasil. Votar por email é uma obviedade à espera de regulamentação. Quem já foi fiscal de apuração de voto impresso sabe como era difícil e movediço interpretar intenções, tabular números e contar votos. Mas é essa margem o que alguns agora buscam. Basta uma foto manipulada de um voto caindo no chão, ou rabiscado, ou mesmo uma montagem de imagens para que toda a democracia sofra. O direito à manifestação e a pedir o retorno à idade das cavernas é legítimo e inquestionável, mas é dever da sociedade ouvir e dizer não.

Vacina contra a Covid-19
Chegou à fase final o estudo clínico da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com biofarmacêutica Sinovac Life Science. Os resultados sairão na primeira semana de dezembro e a previsão é a de que, até janeiro de 2021, 46 milhões de doses estejam disponíveis no Brasil. Os resultados serão enviados pelo Comitê Internacional independente na primeira semana de dezembro para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária
analise o relatório para verificação da vacina. Os testes no Brasil estão sendo coordenados desde julho pelo Butantan em 16 centros de pesquisa científica espalhados em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 13 mil voluntários envolvidos. Na última semana, o primeiro lote com 120 mil doses chegou a São Paulo.

Expediente no TJMA
O Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou Resolução que relaciona os dias em que não haverá expediente nos órgãos do Poder Judiciário do Maranhão em 2021. A divulgação obedece a necessidade de planejamento e organização das atividades, especialmente as audiências e o plantão judiciário, de proporcionar ampla publicidade acerca dos dias em que não haverá expediente nos órgãos do Poder Judiciário maranhense.

Fake news
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que circulam nas redes sociais mensagens falsas sobre a anulação das eleições em alguns municípios por suspeita de fraude na urna eletrônica. Segundo o TSE, desde a implantação da votação por meio eletrônico, em 1996, nunca houve constatação de fraude no sistema de votação. O tribunal reafirmou que o dispositivo tem 30 camadas de segurança para dificultar fraudes. Os dados são transmitidos por uma rede privada,
sem conexão à internet ou bluetooth, e lacres de segurança alertam sobre qualquer tentativa de violação dos dados.

O Boticário na Beauty Week
Quando se trata de renovar o estoque de beleza, promoção é sempre uma boa pedida. Pensando nisso, o Boticário potencializa ainda mais a sua Beauty Week oferecendo mais produtos com uma margem de descontos ainda maior a partir desta semana: o menor preço do mês! Há opções em todas as categorias da marca. O preço promocional vale para compras no site, lojas físicas e demais canais digitais, como aplicativo e WhatsApp, até o dia 29 de novembro. Super
oportunidade para antecipar as compras de natal!

Reunião Ordinária
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Maranhão (DNIT/MA), Glauco Henrique Silva foi o convidado da 2ª Reunião
Ordinária do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, comandado pelo diretor da entidade e presidente do conselho, José de Ribamar Barbosa Belo. A reunião aconteceu na última sexta-feira, na Casa da Indústria Albano Franco,
onde o superintendente do DNIT/MA apresentou as obras realizadas nas rodovias federais BRs 135, 222 e 316, ações estruturantes e cronograma de obras para o fluxo de veículos de carga e passeio transitarem com segurança nas rodovias federais que cortam o Estado.

Para escrever na pedra:
“Ele era mais saudável do que o resto de nós, mas quando você escutava com o estetoscópio você podia ouvir as lágrimas borbulhando dentro de seu coração”. De Gabriel García Márquez, em Crônica de uma Morte Anunciada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.