Estado Maior

Largada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de votos divulgada na sexta-feira, 29, deu a largada oficial para o 2º turno da campanha eleitoral em São Luís.

Desde o início da tarde já era perceptível um nível mais alto de estresse entre apoiadores dos dois candidatos a prefeito da capital: Eduardo Braide (Podemos), da coligação “Pra Frente São Luís”, e Duarte Júnior (Republicanos), da coligação “Resgate o amor pela Ilha”.

Como já era esperado, o candidato do Podemos segue à frente, embora entusiastas do republicano também tenham comemorado os números, sob o argumento de que a diferença diminuiu do 1º para o 2º turno.

Paixões à parte, uma coisa é certa: como sempre, a parceria Ibope/TV Mirante segue ditando os rumos das disputas eleitorais, não apenas em São Luís, mas em todo o Maranhão.

E desta vez, novamente, o primeiro levantamento do instituto será um balizador das ações das duas campanhas nos próximos dias.

É a partir dos números divulgados na primeira pesquisa do 2º turno que Braide e Duarte – e todos os seus apoiadores – se movimentarão.

E assim será até a próxima sexta-feira, 27, quando Ibope e TV Mirante se juntam para divulgar a segunda e última pesquisa antes de os ludovicenses voltarem à urnas.

Falando nisso…
Por falar em pesquisa, o sistema de registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que já há outros sete levantamentos no forno.

Até o dia 26, seis institutos ouvirão os eleitores de São Luís sobre o 2º turno da sucessão municipal.

A quantidade de erros de muitos desses institutos no 1º turno, contudo, já deixou o eleitorado ressabiado com o que pode vir por aí.

Todos ganharam
A julgar pelas reações dos aliados dos dois candidatos a prefeito de São Luís ainda na disputa, Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos),
todo mundo saiu satisfeito com o resultado da primeira pesquisa Ibope do 2º turno.

Ninguém reclamou de nada, e todos acharam os números ótimos. É compreensível: Braide já apareceu bem acima da casa dos 50% dos votos válidos, o que lhe garantiria vitória; e Duarte capitalizou bem a passagem do 1º para o 2º turno.

Dissidentes I
Representantes de pelos menos três alas do PT não seguiram a direção municipal e evitaram declarar apoio a Duarte Júnior (PCdoB) no 2º turno da eleição de São Luís.

Dois deles oficializaram apoio a Eduardo Braide (Podemos), e um – o do dirigente estadual Márcio Jardim – apenas criticou o alinhamento da base de Flávio Dino (PCdoB) com o republicano.

O movimento evidencia a insatisfação de vários governistas com a decisão do comunista de pressionar aliados pelo apoio ao ex-presidente do Procon.

Dissidentes II
Um dos grupos dissidentes, encabeçado por Eri Castro, realizou um ato no comitê central de campanha de Eduardo Braide.

Já o deputado Zé Inácio, que chegou a ser cotado como candidato a prefeito da capital pelo PT, declarou apoio ao candidato do Podemos em ato num hotel da cidade.

As ações dos dois grupos motivaram a emissão de uma nota de repúdio pela direção municipal petista em São Luís.

De volta
O candidato do Republicanos à Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior, decidiu realizar neste sábado, 21, uma caminhada pela Rua Grande.

O ato deve marcar o seu retorno à campanha de rua, após oito dias de isolamento – ele saiu de casa na quinta-feira, 19, para uma consulta em
prédio comercial da cidade.

Duarte estava afastado da campanha desde o dia 11, quando testou positivo para Covid-19. Desde a quinta-feira, contudo, ele tem apresentado exames para comprovar que está curado.

DE OLHO

R$ 10 mil POR DIA é o valor da multa imposta ao prefeito Jonhson Rodrigues, de Serrano, caso ele descumpra decisão de pagamento de salários de servidores

PCR
Médicos afirmam que os exames apresentados por Duarte Júnior (Republicanos) não deveriam ter o condão de permitir sua saída do isolamento.

Até agora, o candidato apresentou dois exames: um com a metodologia de sorologia, outro de imunocromatografia.

Os especialistas ressaltam, contudo, que o exame correto para garantir a cura, nesse caso, seria o chamado RT-PCR.

E MAIS

• O governador do Maranhão, Flávio Dino, pretende ocupar a vaga que foi do seu pai, Sálvio Dino, na Academia Maranhense de Letras.

• Os vereadores eleitos Thyago Freitas (DC) e Silvana Noely (PTB), que não estavam com Eduardo Braide no 1º turno, confirmaram que estão com candidato
do Podemos no 2º Turno.

• Duarte Júnior aposta na presença do governador Flávio Dino na linha de frente da sua campanha para tentar virar o jogo em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.