Estado Maior

Propaganda decisiva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Começa hoje a propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio para este segundo turno. O tempo é de 10 minutos para cada programa dividido igualmente entre os candidatos.

Em São Luís, esse espaço será essencial para Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos). Eles terão muito tempo para tentar convencer o eleitor sobre quem é o mais preparado para comandar a capital pelos próximos 4 anos.

A previsão é de que os candidatos apostem nesta primeira aparição da segunda etapa da eleição em apresentar suas principais propostas registradas na Justiça Eleitoral. Uma reapresentação de seus currículos também deve fazer parte dos primeiros programas.

Eduardo Braide aposta em seu trabalho como gestor público à frente da Caema, por exemplo, e também em seu desempenho como deputado estadual e federal.

Já Duarte Júnior deve voltar ao discurso de sua trajetória humilde, de quem conseguiu vencer na vida com trabalho e estudos. A experiência como gestor do Procon e do Viva Cidadão deve ser o tom maior do programa do republicano.

Serão oito dias de propaganda na TV e no rádio, espaço precioso que será aproveitado em cada segundo pelos dois postulantes a prefeito de São Luís.

Divergente

Na luta por apoios neste segundo turno, o PT (como quase sempre) demonstra haver um racha na disputa em São Luís.

O partido, oficialmente, decidiu apoiar Duarte Júnior. Decisão tomada pela executiva municipal.

No entanto, um filiado do PT decidiu usar o nome do partido e convocar um ato político para declarar apoio a Eduardo Braide.

Comissão de ética

No ato, entre defesas para justificar o apoio, o petista também declarou apoio a Roberto Rocha para o governo em 2022.

Lembrando que o senador do PSDB é um dos mais ácidos críticos dos partidos da esquerda no Brasil.

Por usar o nome do partido em um ato não oficial, e contrário ao que decidiu a maioria dos petistas, e também por apoiar Rocha, o ainda filiado deverá enfrentar a comissão de ética da legenda.

Definição

Ainda sobre apoios, o deputado estadual e presidente municipal do MDB, Roberto Costa, declarou ontem que o partido vai apoiar Eduardo Braide no segundo turno.

Segundo disse à coluna, a decisão é do grupo que definiu também, no primeiro turno, compor a chapa de Neto Evangelista (DEM) a prefeito da capital.

Dos partidos que fizeram aliança pró-Evangelista, por enquanto, somente o PSL não foi com Braide. A legenda declarou apoio a Duarte Júnior.

Novo apoio

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) decidiu apoiar Braide a prefeito de São Luís.

Wellington disse que estava passando por cima de todas as diferenças e por amor a São Luís caminhará com o candidato do Podemos.

Braide, claro, aceitou o apoio e até chamou o tucano de amigo.

Traição

Já os deputados federais Bira do Pindaré (PSB) e Rubens Júnior (PCdoB) oficializaram apoio a Duarte.

No anúncio, feito durante entrevista coletiva, Rubens falou em traição de governistas ao governador Flávio Dino.

Já Bira do Pindaré falou em coerência, fazendo uma relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o grupo do governador comunista.

De olho

8 dias é o período que os candidatos a prefeito de São Luís terão de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Ibope/TV Mirante

Sairá hoje a primeira pesquisa Ibope/TV Mirante deste segundo turno em São Luís. Os novos números serão apresentados no JMTV 2ª edição.

A pesquisa trará um cenário após os primeiros dias de campanha da segunda etapa da disputa pela capital.

Além desse levantamento, um segundo deverá ser divulgado na sexta-feira, 27.

E mais

- O ministro Reynaldo Fonseca foi aclamado ontem como novo membro da Academia Maranhense de Letras.

- Ele ocupará a Cadeira 38 da ABL, antes ocupada pelo professor José Maria Cabral Marques.

- Os dois postulantes a prefeito de São Luís estão apostando na força dos vereadores eleitos e reeleitos para conseguir avançar na campanha de rua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.