Estado Maior

Apoios na guerra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Mais do que a campanha em si, são as declarações de apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno que têm esquentado a corrida pela Prefeitura de São Luís.

Depois de secretários de Estado e do próprio governador Flávio Dino se apressaram em declarar voto a Duarte Júnior (Republicanos), foi a vez de Eduardo Braide receber reforço representativo do seu lado.

O ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Neto Evangelista (DEM), terceiro colocado no primeiro turno e com uma votação expressiva, declarou apoio a Braide. De quebra, também reforçou que atuará para que a Assembleia Legislativa inicie de imediato investigação contra Duarte pela suspeita de que o mesmo
teria dado continuidade à campanha mesmo após ter recebido diagnóstico de Covid-19. Para ele, motivo indiscutível de cassação de mandato.

Duarte nega veementemente as acusações. Disse que jamais fez o exame para Covid-19 apresentado contra ele no primeiro turno.

Outro importante membro da base governista e que manifestou apoio a Braide foi Yglésio Moyses (PROS), oitavo colocado entre os candidatos a prefeito, no primeiro turno.

O atual presidente da Câmara Municipal, vereador reeleito Osmar Filho, também declarou apoio do PDT à candidatura de Braide. Ele disse que a decisão foi tomada após consulta à militância, bancada do partido na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa.

Claramente, entre declarações de apoio e prováveis ressentimentos, há uma guerra paralela nesta eleição que pode levar a efeitos devastadores em 2022.

Agora vai?
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ainda não se manifestou sobre a disputa do segundo turno na capital.

Desde o início da eleição, Edivaldo tenta manter distanciamento do pleito, atendo-se a cumprir agenda de inspeção e entrega de espaços públicos.

No entanto, a coluna apurou que interlocutores do Palácio dos Leões tentaram, sem sucesso, contato com o gestor. A procura deverá se intensificar
nas próximas horas.

Contam com ele
Aliados de Duarte Júnior (Republicanos), apesar da ausência de posicionamento de Edivaldo Júnior, já contam nos bastidores com o apoio do chefe do Executivo Municipal.

Se a referência for o comportamento nas últimas semanas, no entanto, será uma surpresa se Edivaldo marcar posição para um ou para outro
candidato.

A depender de Flávio Dino (PCdoB), Edivaldo já teria feito uma escolha.

Diagnóstico
O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, informou por meio das redes sociais que testou positivo para a Covid-19.

Ele garantiu que “está no cumprimento das normas de isolamento social”.

No domingo (15), ainda sem a confirmação da doença, Chico foi visto ao lado de Rubens Júnior durante votação em escola pública no Olho d´Água.

Paz e amor
O presidente do Democratas do Maranhão, Juscelino Filho, após ver o seu candidato no primeiro turno, Neto Evangelista (DEM), anunciar apoio a Eduardo Braide (Podemos), decidiu usar as redes sociais para cobrir possíveis feridas com o governador Flávio Dino (PCdoB).

Segundo Juscelino, a parceria com o governador “segue” em prol dos maranhenses.

Quem seguiu o mesmo caminho de tentar apaziguar, sem sucesso, qualquer tipo de mal-estar com o governo foi o presidente do PDT, Weverton Rocha.

Entrevistas
O Bom Dia Mirante inicia hoje entrevista com os candidatos a prefeito de São Luís credenciados à disputa do segundo turno.

O primeiro entrevistado, por sorteio, será o candidato do Podemos, Eduardo Braide. Amanhã, será a vez de Duarte Júnior (Podemos).

As duas entrevistas serão realizadas pela internet, porque Duarte cumpre isolamento domiciliar após ter testado positivo para Covid-19.

DE OLHO

R$ 234.613.664,00 é o valor do crédito suplementar aberto pelo Governo do Estado para, entre outras áreas, fazer a manutenção de rodovias.

Por 2022
O senador Weverton Rocha, presidente estadual do PDT, conduziu o seu partido para a base de apoio à candidatura de Braide.

A movimentação do pedetista - que vai permanecer “neutro” na disputa -, tem em vista um duelo pessoal com Carlos Brandão, que assim como Rocha, é pré-candidato ao Governo em 2022.

Um racha inevitável na base de Flávio Dino e que deve ganhar novos contornos nos próximos dias.

E MAIS

• O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) - não reeleito para novo mandato -, declarou apoio a Duarte Júnior para o segundo turno.

• O deputado federal Hildo Rocha (MDB) deixou a UTI de um hospital de Brasília, onde estava internado para tratar da saúde, após ter sido diagnosticado
com Covid-19.

• O ex-vereador Pavão Filho (PDT) tentou retornar à Câmara Municipal, mas não conseguiu. Ficou na suplência e se despede do Legislativo em janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.