Diplomacia

Em telefonema, Netanyahu e Biden concordam em se reunir em breve

Segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense, os dois tiveram ''conversa calorosa'' e presidente eleito dos EUA ''reiterou seu profundo compromisso com o Estado de Israel e sua segurança''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu (Premier de Israel)

ESTADOS UNIDOS - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou por telefone ontem, 17, com o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e os dois concordaram em se encontrar em breve.

Esta foi a primeira vez que os dois se falaram após a vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro, ainda não reconhecida pelo presidente Donald Trump.

Netanyahu, um aliado próximo de Trump, parabenizou Biden no início deste mês, mas não se referiu a ele como presidente eleito na ocasião e evitou comentar os resultados da eleição.

Os israelenses apreciavam a campanha de “pressão máxima” de Trump contra o Irã e seu apoio sem precedentes a Israel no conflito com os palestinos. Os planos de Biden de retornar ao acordo nuclear com o Irã e pressionar pelo renascimento do processo de paz no Oriente Médio podem colocá-lo em rota de colisão com Netanyahu, que tinha relações frias com o governo Obama.

“Em uma conversa calorosa, o presidente eleito reiterou seu profundo compromisso com o Estado de Israel e sua segurança”, disse o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

Segurança

Netanyahu “disse que o vínculo especial entre Israel e os EUA é um componente fundamental da segurança de Israel e de sua política. Os dois concordaram em se reunir em breve para discutir os vários assuntos da agenda e reiteraram a necessidade de continuar a fortalecer a aliança constante entre os EUA e Israel”, informa ainda o comunicado.

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, também falou com Biden e o parabenizou pela eleição, chamando-o de “um amigo de longa data do Estado de Israel”. Ele acrescentou: “Nossa amizade é baseada em valores que estão além da política partidária e não temos dúvidas de que, sob sua liderança, os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança e o sucesso de Israel”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.