Celebração

Governo comemora Semana da Consciência Negra com programação aberta ao público

O evento, que acontece entre os dias 17 e 20, será remoto e conta com webnários, live, seminários e alguns eventos presenciais seguindo as normas sanitárias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Semana da Consciência Negra)

São Luís – De terça (17) a sexta-feira (20) desta semana, será celebrado pelo Governo do Maranhão a Semana da Consciência Negra, com eventos que marcam o avanço da política de promoção da igualdade racial no Maranhão. Por conta da pandemia, os eventos serão mais virtuais, como medida de prevenção a covid-19.

Entre os eventos remotos da semana estão webnário, live e seminários. A Secretária de Estado de Igualdade Racial (SEIR) também planejou eventos presenciais, observando todas as medidas sanitárias preconizadas pelas autoridades sanitárias neste período de pandemia da Covid-19.

A programação da semana inclui ações estruturantes, entre as quais a entrega de título de posse para a comunidade quilombola Santo Antônio, no município de Serrano do Maranhão; entrega da escola quilombola, na comunidade Serranense de Nazaré, além de atendimento às mulheres da comunidade através da Carreta da Mulher, eventos que ocorrem na sexta-feira (20).

A programação pode ser acompanhada pela www.igualdaderacial.ma.gov.br ou nas redes sociais da Secretária de Estado de Igualdade Racial.

Programação

Dia 17/11

  • Webnário – Política de Promoção de Igualdade Racial nos Municípios – Avanços e perspectivas (SEIR) 14 horas
Dia 18/11

  • Webnário de lançamento da cartilha sobre Titulação de territórios de comunidades tradicionais – evento virtual, previsto para ser realizado as 14:30hs. (ITERMA)
  • Ciclo de Oficinas sobre racismo institucional: Políticas Públicas de Enfrentamento ao Racismo no Maranhão – ministrado pela SEIR as 14 horas (Semcas)
Dia 19/11

  • Live sobre Racismo Estrutural e os desafios da implementação da politica de PIR no Brasil – Palestrantes Secretario Gerson Pinheiro e Mauricio Pestana (jornalista, conferencista e escritor), as 16 horas (SEIR)
  • Participação na live sobre: Saúde Integral da População Negra, as 14 horas (CNN Imperatriz)
Dia 20/11

  • Centro de Iniciação ao Trabalho – CIT (Liberdade) – Carreta da Mulher – Atividades de atendimento às mulheres da comunidade – dia todo
  • CIT – Realização de Palestra sobre: “Violência contra a mulher negra” (SES / SEIR/ SETRES)
  • Entrega de título de posse para comunidade quilombola Santo Antônio no município de Serrano do Maranhão – evento presencial previsto para ser realizado as 9:30hs
  • Podcast sobre a importância do Dia nacional da Consciência Negra – lançamento e veiculação no dia 20/11 (ITERMA)
  • Lançamento do documento das Diretrizes Curriculares Estadual da Educação Escolar Quilombola – Conselho Estadual de Educação (SEDUC)
  • Inauguração da reestruturação do Museu do Negro – Cafua das Mercês (CULTURA/ SEIR/ CEIRMA) 17 horas – presença do governador Flávio Dino
Dia 21-11

  • Entrega do primeiro canteiro do Projeto Minha Folha Minha Cura, no Terreiro de Ilê Amãhousú, Pai Mariano 10 horas – (SES/ AGERP)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.