Segurança

Sistema de videomonitoramento em área central de São Luís é modernizado

Iniciativa amplia as ações de combate a atos de vandalismo contra o patrimônio público e garante mais segurança em locais como praças e parques

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
No Parque do Bom Menino, uma central já está em funcionamento, com monitoramento interno e externo
No Parque do Bom Menino, uma central já está em funcionamento, com monitoramento interno e externo (videomonitoramento)

São Luís - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Com Cidadania (Semusc), está modernizando o sistema de videomonitoramento na capital maranhense, com instalação de novas câmeras em pontos estratégicos da cidade. Até o momento, já foram instaladas 87 câmeras no Parque do Bom Menino, 20 no Estádio Nhozinho Santos e 44 no arredores da região do Centro, incluindo a parte histórica. Com a ação, a gestão do prefeito Edivaldo objetiva inibir atos de vandalismo contra o patrimônio público municipal. A ação também visa garantir a proteção das pessoas da comunidade que circulam por praças, parques e ruas da capital.

No Parque do Bom Menino, uma central já está em funcionamento, com monitoramento interno e externo do parque e áreas externas, como a Rua Deputado Vieira da Silva, localizada atrás do logradouro. O equipamento, chamado vídeo wall, é composto por quatro telas, que podem formar imagens em painel ou isoladas.

A Prefeitura também está em fase de conclusão de obras de estruturação da Central de Videomonitoramento que ficará na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, localizada no bairro Alemanha, ao lado do Hospital da Criança. Essa unidade deverá englobar as demais áreas de São Luís que também já contam com câmeras de vídeo. No local, haverá um video wall com 6 telas.

O secretário de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, informa que além da Central do Parque do Bom Menino e da Central na sede da Semusc, o serviço de videomonitoramento da Prefeitura também conta com uma base móvel, ônibus da Guarda Municipal equipado com câmeras utilizado em eventos públicos na capital.

"O sistema de videomonitoramento é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo e, inicialmente, ficará em locais estratégicos da nossa cidade que, por sua vez, serão monitorados 24 horas por dia, o que irá garantir mais segurança a toda a população de São Luís", ressalta o secretário.

No serviço de monitoramento, os guardas municipais terão acesso a equipamentos de última geração para realizar a movimentação das câmeras de vídeo. O sistema conta com video wall, equipamento que possui telas de 52 polegadas, no-break com autonomia de baterias em caso de falta de energia e mesa controladora. O local funcionará 24 horas por dia, sempre com guardas municipais de olho nos monitores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.