Segurança

Agentes de Trânsito de Imperatriz agora possuem acesso à rede Infoseg

Iniciativa melhora a prestação de serviço na área da segurança pública à população do município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Agentes de trânsito de Imperatriz passam a realizar consultar ao banco de dados da rede Infoseg
Agentes de trânsito de Imperatriz passam a realizar consultar ao banco de dados da rede Infoseg (Imperatriz)

Imperatriz - A pesquisa ágil e segura a registros policiais e judiciais já pode ser feita pelos agentes de trânsito de Imperatriz deste o fim do mês passado. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Imperatriz e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) que aderiu à plataforma, ferramenta que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, através do emprego da tecnologia da informação e comunicação.

O Sinesp Infoseg permite que agentes públicos consultem e pesquisem bases integradas de informações sobre pessoas, veículos e armas de fogo. "Agentes de Trânsito trabalhando com meios mais eficazes de prevenção ao crime e à violência, pois conhecem melhor a realidade nas vias públicas municipais, estaduais e federais. Por isso, estamos cadastrando essas forças, para ampliar as ações integradas por meio da inteligência e da tecnologia, juntamente com o trabalho realizado pelas polícias estaduais e federais,", explica Ráder Leão, diretor Executivo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran.

Em Imperatriz, o acesso ao Sinesp Infoseg deve permitir aos 71 agentes de trânsito locais prestar um melhor serviço à população do município, segundo Leandro Braga, secretário de Trânsito e Transportes. "Vamos preparar os responsáveis pelas consultas e usar o quanto antes. Uma pesquisa com dados qualificados dará mais inteligência e mais precisão ao trabalho dos nossos profissionais, seja no patrulhamento ou no policiamento de trânsito de Imperatriz", define.

A integração de ações com outras instituições de segurança pública também será fortalecida em Imperatriz. "Com informações seguras, a prevenção e a repressão de delitos contra o cidadão e o patrimônio público poderá ser mais efetiva, pois estaremos ainda mais integrados pelas ações e pelo conhecimento a órgãos como as polícias Militar e Civil", destaca Victor Amorim, responsável pela integração.

Segundo ele, a ferramenta possibilita a consulta a informações seguras de diversos bancos de dados de interesse policial, como cadastros do Departamento Nacional de Trânsito, Sistema Nacional de Armas e Banco Nacional de Mandados de Prisão, entre outros.

A Infoseg consolida-se como o maior sistema de informações de segurança pública do país, buscando, em seu contínuo aperfeiçoamento, a integração e a interoperabilidade com os diversos sistemas e tecnologias no âmbito da segurança pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.