Prevenção

Alerta ao homem: Campanha Novembro Azul começa no estado e a estimativa é 1.850 novos casos de câncer de próstata no MA

As ações da abertura da campanha vão ocorrer neste sábado, 7, na Avenida Litorânea e até o final do ano vão ser realizadas cirurgias urológicas nas unidades estadual de saúde da capital e do interior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Uma triste realidade. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e ficando atrás apenas da neoplasia de pele não-melanoma. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que cerca de 65.840 homens podem adquirir o câncer de próstata durante este ano em todo o país e somente no Maranhão, a estimativa é de 1.850 novos casos, ou seja, a cada mês, tendo um registro de 155 novos portadores dessa mazela.

Ainda é mais chocante que existe a possibilidade de a cada 38 minutos um homem falecer dessa doença. O Inca também informa que apenas, na capital maranhense pode haver o registro de 350 novos casos desse tipo de câncer ao longo deste ano, enquanto, no ano passado, a estimativa foi 240 casos e, em todo o estado, um total de 1.220.

Já, os dados da Secretaria de Estado da Saúde revelam que no decorrer deste ano já foram registrados até o momento 16 casos de câncer de pênis com tratamento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. No ano passado, foram 41 registros. Em relação aos casos de câncer de próstata, já são 221 registros este ano. Em todo o ano de 2019 foram 851 casos registrados em todo o estado.

Campanha

Neste sábado, 7, vai ocorrer a abertura da Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, e neste ano tem como tema principal “Ê siô, te cuida! Saúde é coisa séria!.

As ações da abertura da campanha vão começar a partir das 14h, na Avenida Litorânea, nas proximidades da 2ª Companhia do Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar. Na programação estão atividades físicas, funcional, jogo de dama, vôlei e o 1º Torneio de Futebol de Areia da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Também entre as ações da campanha estão a realização de cirurgias urológicas em várias cidades do Maranhão, por meio da rede estadual de saúde pelo Programa Mais Cirurgias. Como ainda serão realizadas a Feira de Saúde do Homem e oficinas de Saúde do Homem voltadas para homens do Movimento Sem Terra, do Centro Histórico, homens Negros e Quilombolas, Ciganos e Axé, Pescadores e Indígenas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, é de suma importância as ações voltadas para a saúde integral do homem. “Cuidar da saúde é essencial e o alerta vale tanto para a mulher quanto para o homem. A nossa rede estadual de saúde oferece uma série de serviços para o cuidado integral da saúde masculina”, aformou Carlos Lula.

A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, declarou que o Novembro Azul surge como uma campanha e tendo como objetivo discutir a questão do câncer de próstata, de pênis como ainda a questão do câncer de boca, na perspectiva da prevenção, principalmente da saúde integral do homem.

Mais Cirurgias

A SES está realizando cirurgias urológicas, por meio do programa Mais Cirurgias, nas unidades da rede estadual de saúde em São Luís, Barreirinhas, Timon, Coroatá, Santa Luzia do Paruá, Lago da Pedra, Imperatriz, Grajaú, Peritoró, Timbiras, Caxias e Chapadinha.

Em São Luís, o Hospital Doutor Carlos Macieira está realizando, desde o mês de outubro, as cirurgias urológicas eletivas. Ao todo, serão 200 procedimentos, que começaram a ser realizados no mês de outubro e deverão ser executados até o final deste ano. Antes da realização do procedimento cirúrgico, os pacientes passam por uma avaliação médica.

Próstata

A médica urologista de um hospital particular da capital, Patrícia Canelas, informou que o câncer de próstata acomete a glândula prostática, que tem cerca de 20g, e está localizada abaixo da bexiga do homem. Essa doença acomete mais a população masculina de 40 a 60 anos.

Patrícia Canelas também declarou que esse tipo de câncer normalmente não tem sintomas, por isso, são importantes as consultas regulares ao urologista para a realização de exames, como o de sangue, conhecido como PSA, e o de toque retal, para rastreamento e diagnóstico precoce da doença. “Com o diagnóstico feito precocemente, as chances de cura do câncer de próstata são de 98%, então, alertamos os homens para procurarem um médico regularmente”, alertou a urologista.

Ela disse que o câncer de próstata não pode ser prevenido, então, é preciso fazer o rastreamento da doença a partir dos 50 anos de idade, homens sem histórico de câncer de próstata na família e aos 45 anos caso seja negro ou tenha histórico de câncer na família. Quando o diagnóstico se faz de forma precoce e o tratamento é logo iniciado, o paciente tem grandes chances de cura.

A urologista ainda frisou que o homem deve ter em vista como algo simples a ida ao médico e não ter receio ao fazer o exame do toque retal. “Se o homem tem medo de ir ao médico por causa do toque retal, precisa se livrar deste estigma, pois, é um exame físico simples, indolor, que dura segundos e que pode salvar sua vida. Em até 10% dos casos, o paciente pode ter todos os exames normais e no de toque retal alterado”, frisou a médica.

Fala, povo

O homem costuma ir ao médico, principalmente, ao urologista?

“Eu sempre faço um chech-up de forma anual, inclusive, estou com uma consulta marcada com o urologista na próxima semana”.

João Costa, de 55 anos – vendedor ambulante

“O meu pai, de 37 anos, tem uma certa resistência de ir ao médico, mas, fico no pé e acaba fazendo os exames médicos”.

Vinícius Ferreira, de 16 anos – estudante

“Como tenho problema de circulação nas pernas, então, vou com uma certa frequência ao médico cardiovascular, mas, ao urologista estou há cinco anos sem ir”.

Washington Luís dos Santos, de 50 anos – mototaxista

Números

1.850 homens podem adquirir o câncer de próstata durante este ano no estado

350 novos casos de câncer de próstata podem ser registrados em 2020 na capital

BOX

Câncer de próstata

O que é: o câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece.

Sintomas: na fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa e não apresenta nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas são a sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar, dificuldade de interromper o ato de urinar, sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis, sangue na urina ou no esperma e outras.

Fatores de Risco: hereditariedade, idade, alimentação, hábitos de vida, cor de pele (homens negros têm mais casos deste tipo de câncer), histórico familiar, obesidade e outros.

Prevenção: o câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença.

Diagnóstico: tendo desconfiança em relação à presença do câncer de próstata, o paciente deve procurar um urologista de confiança para que ele indique exames básicos para detectar o câncer de próstata.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.