Avaliação

UFMA obtém resultados positivos no Enade 2019 e Guia do Estudante

Vários cursos conquistaram posições importantes no primeiro e no segundo, 38 graduações receberam quatro estrelas

Evandro Júnior/Da Equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Enade mostra posições importantes da Universidade Federal do Maranhão
Enade mostra posições importantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

São Luís - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) obteve ótimos resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Guia do Estudante. Enquanto no Enade vários cursos da instituição conquistaram posições importantes no Norte e Nordeste, no Guia do Estudante o curso de Bacharelado em Educação Física obteve cinco estrelas, 38 graduações receberam quatro estrelas e 27 receberam três estrelas, em escala de uma a cinco estrelas.

No Enade 2019, os cursos de Enfermagem e Engenharia Ambiental do campus São Luís obtiveram colocações muito positivas: ambos ocupam a nona posição de melhores cursos entre todos das respectivas áreas no Brasil: entre 799 de Enfermagem e 292 cursos de Engenharia Ambiental.

Em nível regional, as Engenharias se destacaram: Engenharia Mecânica da UFMA, pelos dados do MEC, é considerado o melhor curso de graduação da área no Nordeste. O curso de Engenharia da Computação obteve o segundo melhor resultado entre as regiões Norte e Nordeste, assim como Engenharia Ambiental, que ocupa a terceira colocação entre os cursos da área nessas mesmas regiões.

Ainda no Enade, três cursos do campus Imperatriz também se destacaram: Medicina e Enfermagem conquistaram nota 4, e Engenharia de Alimentos recebeu a nota 3. As notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes também são classificadas de 1 a 5.

Em relação a outras graduações da Universidade em São Luís que foram bem avaliadas entre todos os cursos do país em cada área no Enade, estão: Educação Física (15º lugar), Engenharia da Computação (14º), Engenharia Mecânica (24º), Farmácia (25º) e Nutrição (31º).

Educação Física

No Guia do Estudante, foram avaliados 66 cursos, em que o curso de Educação Física foi destaque recebendo a quantidade máxima de estrelas, cinco, assim como já havia recebido a nota cinco de excelência no Enade, na mesma semana.

Pela primeira vez, o Guia do Estudante também avaliou os cursos de Educação a Distância (EaD) e mais uma vez a Universidade ficou em evidência, em que o Bacharelado em Administração, o curso de Pedagogia e o Bacharelado em Administração Pública ganharam quatro estrelas cada, além das licenciaturas em Ciências Biológicas e Química, que obtiveram três estrelas.

“A UFMA possui boa estrutura física, técnica e recursos humanos, também na pós-graduação, então logo começassem a avaliar os cursos em EaD era natural, já sabíamos, que teríamos cursos estrelados. Para nós, não foi uma surpresa. A qualidade dos cursos a distância é similar aos cursos presenciais. Isso fica evidente mesmo no Enade, em que a EaD da UFMA conquistou bons resultados”, disse o procurador Educacional Institucional da UFMA, Romildo Sampaio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.