Desrespeito

CRM/MA abre sindicância contra médico que ofendeu a profissão de enfermagem

O presidente do Conselho, Abdon Murad, disse que a entidade repudia as declarações do médico maranhense Kayke Paiva, que ofendeu os enfermeiros de forma desrespeitosa e infeliz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
As declarações do médico Kayke Paiva ofenderam a profissão de enfermagem
As declarações do médico Kayke Paiva ofenderam a profissão de enfermagem (Kayke Paiva)

SÃO LUÍS - O presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão ( CRM/MA), Abdon Murad, anunciou ontem, 29, a abertura de sindicância contra o médico maranhense Kayke Paiva pelas ofensas a enfermeiros, considerada desrespeitosa pela entidade médica. A declaração "ou tu faz enfermagem, ou usa o 'xerecard", ou então tu faz medicina " foram feitas na conta pessoal do Instagram na segunda-feira, 26, e viralizou na internet.

Abdon Murad afirmou que o CRM repudia as declarações de Kayke Paiva, que ofendeu os enfermeiros e os médicos. Segundo o presidente, " uma atitude grosseira e infeliz", que ofendeu duas categorias profissionais. Por sua vez, o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) informou que vai solicitar ao Conselho Regional de Medicina a abertura de processo ético disciplinar contra Kayke Paiva. O Cofen também avalia adotar de outras medidas contra o médico, na esfera cível e penal.

Desrespeito

Em nota, o Cofen diz que " os insultos proferidos por Kayke Paiva em seus stories são um desrespeito a 2,2 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que estão 24h ao lado dos pacientes e dedicam suas vidas à saúde da população, em um momento de pandemia global. Revelam, ainda, desconhecimento sobre a complexidade do trabalho multiprofissional em saúde e desprezo pela integridade do ser humano”.

Questionado sobre suas declarações, Kayke disse que é "uma pessoa que brinca muito sobre a coisa de ser pobre". Segundo ele, " quando mencionei o termo 'xerecard' quis dizer que talvez vender o corpo seja uma boa ideia para ganhar dinheiro, já que a enfermagem está tão desvalorizada". As pessoas que se sentiram ofendidas com o médico e foram se queixar via mensagens, Kayke chegou a insultá-los. Em uma das conversas, Paiva ameaça "encher a cara de murro" da pessoa que entrou em contato.Em outra mensagem, ele diz que "vai para o Sírio Libanês" e deseja que a pessoa morra "pobre e diabética dependendo do SUS sem dinheiro nem para o caixão".

Nota de repúdio

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também emitiu uma nota de repúdio assinada pelo reitor Natalino Salgado, que é médico.

“A Universidade Federal do Maranhão, tendo em vista o caso de publicação, em rede social, pelo profissional médico Kayke Paiva, de ofensas à profissão de enfermagem, vem a público expressar o seu repúdio a tal conteúdo, ao mesmo tempo em que afirma o enorme valor dos profissionais de enfermagem para a estrutura de saúde. A formação em enfermagem é tão vital quanto qualquer outra da cadeia da saúde e, como tal, merece o devido respeito e reconhecimento”, diz o texto.

“É importante ressaltar que a opinião deste profissional, preconceituosa e inconsequente, não representa o conjunto da categoria médica, que tem se pautado pelo sentimento de trabalho conjunto entre os profissionais da área de saúde. A UFMA, como entidade formadora e efetivadora da saúde no estado do Maranhão, com cursos de Medicina e Enfermagem em três dos seus nove campi, tem pautado a sua formação pelo respeito e senso de valorização e coletividade entre todos os profissionais que forma. E lamenta profundamente situações deste tipo”, completa o comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.