Estado Maior

Fogo amigo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Há de ser considerado um fato estranho na campanha eleitoral de São Luís: o prefeito da cidade, Edivaldo Júnior - que é do PDT - tem sofrido constantes críticas dos candidatos ligados ao Palácio dos Leões. Já os opositores da gestão municipal pouco têm se ocupado em apontar erros e equívocos dos oito anos de comando do pedetista na capital.

O exemplo mais clássico das críticas vem do candidato do DEM, Neto Evangelista. Logo ele que, em sua coligação, tem o PDT, partido que ajuda Edivaldo Júnior a administrar a cidade.

As falas de Evangelista acabam caindo em contradição, porque tenta passar a ideia de que não é continuidade da gestão atual, no entanto, é aliado do PDT, que vai fazer parte de uma eventual gestão do democrata, como o próprio candidato já falou em entrevista a Sabatina de O Estado.

Outro exemplo vem de Duarte Júnior (Republicanos), que se apresenta como candidato de Flávio Dino (PCdoB), mas em nada poupa o aliado do comunista.

O fogo amigo de republicano mira Saúde, Transporte Público, Educação e a frase constante que é “Praça é importante, mas não é prioridade”, tentando mostrar para a sociedade que o atual prefeito não sabe gerir.

Outros governistas, como Bira do Pindaré (PSB) e Yglésio Moyses (Pros), também têm mirado críticas na gestão municipal.

Há quem diga que os candidatos do consórcio dos Leões guardam mágoa de Edivaldo Júnior por se afastar da disputa. E se essa tese for verdade, nada mais certo do que a mágoa maior ser da parte do partido do prefeito.


Visita

O superintendente do DNIT no Maranhão, Glauco Henrique, enviou convite a todos os parlamentares da bancada maranhense para a solenidade que marcará a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao estado, dia 29.

A visita às obras na BR 135 - que estão sendo feitas pelo Exército - ocorrerá no km 40 da rodovia, às 9h.

O mais provável é que somente parte da bancada esteja presente, entre eles o senador Roberto Rocha (PSDB) e o deputado Pastor Gil (PL).

Agenda

Bolsonaro já sairá de Brasília com parte da bancada em sua comitiva. Desce no aeroporto de São Luís e seguirá de helicóptero para a BR 135, no km 40.

Depois, o presidente vai direto para Imperatriz e por lá vai inaugurar oficialmente o Panelódromo, obra do Governo Federal que já foi inaugurado pela Prefeitura.

Outras obras do Governo Federal serão anunciadas e ordem de serviço assinada. No último caso, a assinatura é na ordem de serviço da duplicação da BR 010.


Agenda menor

Vale lembrar que a agenda do presidente Jair Bolsonaro, inicialmente, previa a visita a quatro cidades maranhenses.

A duração da estada do presidente era de dois dias. A agenda mudou e foi reduzida a algumas horas.

O próprio Bolsonaro acusou o governo estadual de atrapalhar esta agenda. O governador Flávio Dino já disse que não é verdade e até acionou o presidente na Justiça.


Sem confusão

Sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Maranhão, o governador Flávio Dino voltou a se manifestar nas redes sociais.

O governador disse que se depender dele, Bolsonaro pode ir onde quiser no Maranhão sem enfrentar protestos e também com a proteção da polícia do estado.

Dino disse que a confusão sobre a visita do presidente foi criada pelo próprio Jair Bolsonaro.


Ataques

Mesmo com o governador falando que não haverá confusão, nas redes sociais, aliados do Palácio dos Leões não têm poupado o presidente da República e o senador Roberto Rocha.

Os dois são alvos de vídeos que tentam passar a ideia de que as obras que serão anunciadas não passam de mentira.

Há quem diga que os tais vídeos estão saindo de comitês de campanha em Imperatriz que estão incomodados com a visita de Bolsonaro à cidade em plena campanha eleitoral.


De olho

R$ 200 mil foi o valor pago pelo governo de Flávio Dino por cada respirador comprado, pago e nunca entregue pelo fornecedor.


Pegou mal

A população de Caxias reagiu negativamente ao cancelamento do Natal Iluminado, por ordem da Justiça Eleitoral.

A decisão atendeu a uma ação ajuizada pelo candidato a prefeito do PCdoB, Adelmo Soares, que esqueceu dos benefícios do evento para a cidade, sobretudo para o comércio e o turismo.

Com a determinação, pode haver antipatia em relação ao candidato do PCdoB em Caxias. Aguardar e verificar a manifestação nas urnas.


E mais

- O candidato a prefeito de São Luís pelo PRTB, Sílvio Antônio, abriu mão do espaço no site de O Estado e no portal Imirante para entrevista de compensação por ele não ter participado do Debate Imirante/O Estado.

- Antes dele, foram entrevistados Franklin Douglas, do PSOL, e Hertz Dias, do PSTU. A primeira entrevista ocorreu na segunda-feira, 19, e a segunda ontem.

- As duas entrevistas estão disponíveis no site de O Estado e também no portal Imirante. Os candidatos responderam perguntas de jornalistas do Grupo Mirante que foram feitas para o Debate.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.