Saneamento

Sabatina: Magão quer criar empresa para abastecimento de água em SJR

Candidato do PSOL entrevistado na última sexta-feira também propôs a criação da Guarda Comunitária, órgão independente da Guarda Municipal, para combater a criminalidade

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
( )

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - O candidato a prefeito de São José de Ribamar, Maerbeth Nina Garcez, o Magão (PSOL), defendeu na última sexta-feira, durante a sua participação no programa Sabatina O Estado/Imirante, a criação de uma empresa na estrutura do município para fazer a distribuição de água e o tratamento de esgoto.

A empresa pública substituiria, segundo Magão, a BRK Ambiental, atualmente concessionária do serviço na cidade balneária. O candidato sustenta que a empresa não cumpre o que foi estabelecido em contrato, por isso, uma vez eleito prefeito da cidade, ele assegurou que iria romper o vinculo.

Magão foi o segundo candidato a prefeito de São José de Ribamar entrevistado no programa. Ele foi sabatinado por Carla Lima, editora de Política de O Estado e mediadora; José Linhares Júnior, repórter de Política e Bárbara Lauria, da editoria de Cidades de O Estado. Na segunda-feira o candidato Beto da Vilas (Republicanos) será sabatinado.

Questionado se o candidato optaria por viabilizar a concessão do serviço de água e esgoto à Caema, Magão respondeu que o seu objetivo seria criar uma empresa pública para realizar gerir o sistema. Ele disse que há estrutura em São José de Ribamar para a concretização da proposta.

“Eu tenho um pensamento em relação ao bem público. O sistema de água é do poder público. Então, se eu sou gestor eu tenho de chamar a responsabilidade sobre esse bem público para administrar. A BRK, hoje um calo seco para a sociedade, tornou 70% da população de Ribamar inadimplente, com o nome no SPC, por causa do valor altíssimo das contas de água. Como é que um aposentado vai pagar uma conta de água de R$ 300. Onde é que já se viu isso? Não existe”, disse.

E completou: “O objetivo é criar a estatal de Ribamar, para que nós possamos administrar o que é nosso”, pontuou.

O candidato também afirmou que, no seu plano de governo, há uma proposta de subsidiar a tarifa de água para as famílias de baixa renda.

“No nosso programa de governo o cidadão de baixa renda, do Bolsa Família, vai ter a conta de água paga pela Prefeitura. Porque nós sabemos das necessidades sociais do nosso povo. Eu sei onde o calo seco aperta”, disse.

Guarda Comunitária

O candidato do PSOL também propôs a criação da Guarda Comunitária, órgão independente da Guarda Civil, para combater a criminalidade nos bairros. Segundo Magão, a violência é hoje o principal problema de São José de Ribamar.

"Há um problema na cidade sério. Em Ribamar hoje nós sabemos que, infelizmente, existem fronteiras. As comunidades vivem em 'pé de guerra', como por exemplo, nas comunidades da Flamengo, Operária e Kiola os jovens não podem mais passear entre elas por causa da violência. Nós como candidato do PSOL temos no nosso plano de governo, a proposta de cria a Guarda Comunitária nos bairros", disse.

Questionado sobre a Guarda Municipal, Magão afirmou que há, na atual gestão, desvio de função dos servidores.

"Hoje o guarda municipal trabalha como agente de trânsito. A atuação deles é para multar as pessoas que cometem infrações de trânsito ou estacionam em locais não permitidos. Então, a Guarda Municipal hoje só se limita a atuar no trânsito", finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.