Estado Maior

Avançou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Marcado na eleição de 2018 como o “escândalo da espionagem no Maranhão”, o caso que ganhou destaque nacional após denúncia de que militares utilizaram a estrutura da Polícia Militar para espionar adversários do governador Flávio Dino (PCdoB) naquele pleito, começa agora a ter novo desdobramento.

O juiz Nelson Rêgo, da Vara de Auditoria da Justiça Militar, realizou audiência de instrução para interrogar o hoje coronel Heron Santos e o major Antônio Carlos Araújo Castro, na ação penal em que ambos são réus por “determinação de ação militar sem ordem superior e falsificação de documento”.

O coronel Heron Santos, que em 2014 foi candidato a deputado estadual pelo PCdoB - mesmo partido político de Dino - , chegou a ser promovido pelo
chefe do Executivo no ano passado, depois de iniciado o segundo mandato do governador comunista.

No escândalo, foi publicada uma circular pela Polícia Militar do Maranhão determinado a chamada “Operação Eleições 2018”. O documento pedia que os
comandantes informassem o nome das lideranças que faziam oposição ao governador Flávio Dino e que pudessem “causar embaraços” no pleito eleitoral.

Ex-comandante de Policiamento no interior do estado, o coronel Heron, segundo depoimento de policiais militares, era quem pressionava para que os nomes de opositores fossem repassados.

Ele foi alvo de uma sindicância interna. Na apuração, os tenentes Juarez Martins Coelho e Josué Alves Aguiar deram a mesma versão: Heron cobrava pessoalmente a compilação dos dados sobre os adversários do comunista.

O caso agora avança na Justiça e os investigados terão de explicar qual a motivação para o fichamento de opositores do governador do Maranhão.

Crescimento
O governador Flávio Dino admitiu, em entrevista coletiva na última sexta-feira (23), um “ligeiro crescimento” de casos ativos da Covid-19 no estado.

“Tivemos uma mudança nesta semana, uma estagnação na queda e ligeiro aumento de casos ativos, um sinal evidente de que a vacina é o único caminho para nos livramos do coronavírus”, disse.

Ele afirmou que houve aumento, também, na procura de serviços de saúde em face de sintomas do coronavírus em São Luís. Apesar disso, disse que não é motivo para “alarmismo”.

Causa e efeito
O chefe do Executivo apenas não admitiu, contudo, o que teria motivado o “ligeiro crescimento” de casos da doença na capital e no estado.

Durante as convenções partidárias, partidos políticos e candidatos promoveram aglomerações, desrespeito aos protocolos básicos e a orientação pelo distanciamento mínimo.

Tanto no período de convenções, quanto na campanha, candidatos também testaram positivo para a doença. Na capital, Carlos Madeira teve de abrir
mão da candidatura. Rubens Júnior suspendeu a campanha.

Incoerência
Em meio a todo esse cenário, o governador do Maranhão insiste na pauta de aquisição da vacina chinesa Coronavac, não aprovada pelo Ministério
da Saúde ou certificada pela Anvisa.

A vacina já foi vetada pelo Governo Federal, por “pular” etapas importantes e não ter conseguido assegurar eficácia na imunização de pacientes.

Mesmo assim, Dino se disse disposto a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a vacina ao povo maranhense.

Pioneirismo
Em iniciativa inédita, o jornal O Estado e o Portal Imirante têm realizado a sabatina com os candidatos a prefeito de São José de Ribamar.

Já foram entrevistados os candidatos Eudes Sampaio e Magão. Na próxima segunda-feira, o candidato Beto das Vilas será sabatinado.

O cidadão de São José de Ribamar acompanha as propostas de gestão de cada um dos candidatos nos sites dos veículos e no canal do youtube do imirante.

Regulamentou
O TRE/MA publicou Resolução nº. 9750/2020, assinada pelo presidente, desembargador Tyrone Silva, que regulamenta o julgamento dos recursos
eleitorais por videoconferência.

Os recursos específicos dizem respeito ao registro de candidatura, representações, reclamações e pedidos de direito de resposta durante o período
eleitoral.

De acordo com essa resolução, os processos não precisarão de publicação de pauta no Diário da Justiça Eletrônico (DJe). O tribunal, contudo, sempre
publicará a lista dos recursos a serem julgados.

DE OLHO

25 de outubro é a data limite determinada pela Justiça Eleitoral para que candidatos enviem a prestação de contas parcial
de campanha.

Confirmou
Depois de todo imbróglio envolvendo uma agenda presidencial em Balsas, o senador Roberto Rocha reafirmou compromisso de Jair Bolsonaro no
Maranhão.

O presidente da República desembarcará no estado no dia 29 de outubro. Na data, visitará São Luís, pela manhã, e a cidade de Imperatriz, à tarde.

“Presidente Bolsonaro, seja muito bem-vindo ao Maranhão”, escreveu Rocha em seu perfil em rede social.

E MAIS

• Mobilidade Urbana é novamente um dos principais temas discutidos por candidatos a prefeito de São Luís, em entrevistas ou debates

• Apesar disso, nenhum candidato apontou no seu plano de governo, que destino dará ao VLT de São Luís, hoje guardado num galpão alugado pela
Prefeitura.

• Há entre os candidatos a prefeito da capital troca de acusações e provocações mútuas. No Debate Imirante/O Estado, por exemplo, ficou evidente um “clima” mais quente entre os postulantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.