Estado Maior

O bom debate

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

O Debate Imirante/O Estado cumpriu seu papel nestas eleições municipais em São Luís. Por três horas, foi dado espaço aos candidatos a prefeito da capital para que fossem discutidas propostas para a próxima gestão municipal. Sete candidatos responderam a questionamentos de eleitores e jornalistas do Grupo Mirante. Os postulantes ao Palácio La Ravadiere se confrontaram também e responderam a perguntas de eleitores.

Pela primeira vez, o jornal O Estado e o portal Imirante promovem um debate com candidatos a prefeito de São Luís. E o resultado não poderia ter sido melhor: pontos sensíveis sobre o futuro da capital foram abordados por nomes que garantem que poderão mudar a cara de São Luís nos próximos quatro anos.

O Debate Imirante/O Estado foi composto de quatro blocos. Falou-se de mobilidade urbana, segurança, saúde, educação, cultura, esporte e infraestrutura. Turismo também foi um tema abordado e, claro, os currículos dos candidatos.

No primeiro bloco, sete postulantes a prefeito responderam perguntas de jornalistas do Grupo Mirante. No bloco seguinte, houve o “enfrentamento”
deles. E foi neste momento que a exposição de currículos e também de problemas nesses currículos foi feita.

No terceiro bloco, os eleitores questionaram os candidatos sobre os problemas de São Luís e como resolvê-los. Finalizando o debate, cada candidato usou o discurso bem ensaiado para tentar convencer o eleitor a dar o seu voto.

O fato é que o Debate Imirante/O Estado deu oportunidade aos eleitores de conhecerem melhor os candidatos a prefeito da capital, e deu aos candidatos a chance de melhor se apresentar ao eleitor e, claro, apontar os defeitos de seus adversários também.

Alvo
Sobre o desempenho de cada candidato, ficou claro um “ataque em massa” contra Eduardo Braide (Podemos).

O centro desses ataques foi a gestão de Braide na Caema, que ocorreu em 2005.

Os candidatos alinhados ao Palácio dos Leões não pouparam críticas ao adversário, que tentou mostrar resultados de sua atuação na empresa.

Contra-ataque
Além de mostrar os números para comprovar resultados, Braide decidiu também contra-atacar seus adversários.

Ao ser atacado, Braide mostrou, por exemplo, faltas na Assembleia Legislativa e votações contra professores.

O contra-ataque deixou parte de seus adversários sem munição para novas investidas.

Guerra civil
E como já esperado, os ataques não foram somente direcionados a Eduardo Braide. Em uma espécie de guerra civil, os candidatos governistas também se confrontaram.

Destaque ao confronto entre Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM), que estão disputando diretamente a segunda colocação nas eleições.

O fogo amigo já era esperado e até excesso de salários pagos na Assembleia entraram na roda.

Números
Mostrou domínio dos números o candidato do PROS, Yglésio Moyses.

Por mais de uma vez, mostrou dados da Prefeitura de São Luís, principalmente, em relação às finanças que apontam para impossibilidades de concretização das propostas dos demais candidatos.

Para alguns analistas, o médico foi um dos destaques do Debate Imirante/O Estado.

Sem palavras
Bira do Pindaré (PSB) mostrou conhecer alguns dos problemas existentes em São Luís e ideias para resolvê-los, mas sem dizer como fazer cada proposta funcionar de fato.

Já Rubens Júnior (PCdoB), reforçou a linha de colar-se a Dino e Lula.

O comunista ignorou o gesto de Yglésio Moyses, que expressou a felicidade de vê-lo curado da Covid-19.

DE OLHO

8 dias É O TEMPO que falta para a publicação da nova pesquisa Escutec/O Estado sobre a disputa eleitoral em São Luís

Com público
O candidato do DEM, Neto Evangelista, esteve ontem na porta da Central de Marcação de Consultas de São Luís.

A ideia era mostrar filas formadas na porta da Central.

Ao expor o problema na Cemarc, ele espera reforçar sua proposta de extinguir a central.

E MAIS

• Ontem foi encerada a Sabatina O Estado/Imirante com os candidatos a prefeito de São Luís. O último sabatinado foi Duarte Júnior.

• Hoje, uma nova série se inicia. A SabatinaO Estado/Imirante vai entrevistar os seis candidatos a prefeito de São José de Ribamar.

• O primeiro sabatinado será o candidato Eudes Sampaio do PTB. O programa vai ao ar, pelo Imirante.com e oestadoma.com, às 10h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.