Comércio informal

A Rua Grande tomada pelos vendedores ambulantes no Dia dos Comerciários

Camelôs aproveitaram as lojas fechadas e se instalaram nessa área do centro em busca de clientes, mas, a segunda-feira (19) teve um movimento fraco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Comércio ambulante ocupou a Rua Grande nesta segunda-feira de lojas fechadas
Comércio ambulante ocupou a Rua Grande nesta segunda-feira de lojas fechadas (rua grande)

São Luís - As lojas e os supermercados da Região Metropolitana de São Luís amanheceram em plena segunda-feira, 19, de portas fechadas devido o Dia do Comerciário, que é comemorado na penúltima segunda-feira do mês de outubro. Mas, a principal via do comércio da capital, a Rua Grande, no Centro, acabou sendo tomada pelos vendedores ambulantes e contou com um movimento fraco.

Somente os bancos e as casas lotéricas da Rua Grande estavam de portas abertas como ainda era possível observar nas calçadas dos pontos comerciais os vendedores informais em busca de clientes. Louro da Máscara, de 52 anos, disse que instalou a sua banca antes das 8h da manhã e contava obter um lucro maior do que os dias anteriores. “A gente do comércio informal ficou muito tempo parado devido a pandemia, então, um dia atípico é necessário cair em campo em busca de clientes”, contou o vendedor.

Ele declarou que o seu ponto é na Rua de Santana, mas, não perde a oportunidade quando pode instalar a banca na Rua Grande. “Domingo ou feriado sempre há pessoas circulando nessa rua, então, o local do camelô é onde existe movimento”, frisou Louro da Máscara.

A outra vendedora, Rosa Maria Ferreira, de 50 anos, também disse que aproveita a oportunidade quando é liberado o comércio informal trabalhar nesse local da cidade. “O meu ponto é próximo ao Colégio Liceu, mas, quando é feriado coloco a minha banca na Rua Grande e, na maioria das vezes, conseguiu obter um lucro”, afirmou a vendedora.

Josué Barbosa, de 57 anos, contou que instalou a sua banca cedo, mas, o movimento estava muito fraco e no começo da tarde iria para a sua residência. “O fluxo de pessoas está muito pequeno na área do centro e vendi muito pouco”, disse.

Maria Cristina Alves, de 34 anos, declarou que foi ao banco e aproveitou para ir à Rua Grande com o objetivo de comprar produtos de casa. “Estou procurando comprar alguns panos de prato e uma borracha para panela de pressão”, contou.

Antônio Nunes, de 45 anos, disse que trabalha no comércio e como estava de folga, então, aproveitou para comprar um presente para ir a um aniversário, que vai ocorrer no próximo sábado, e comprar objetos para o seu apartamento.

Sem festa

A direção do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários) informou que neste ano foi suspensa a tradicional festa dos comerciários devido a pandemia da Covid-19. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, até o último dia 18 havia 181.051 casos confirmados dessa doença em todo o estado e um total de 3.930 óbitos.

No ano passado, o evento ocorreu no dia 21 de outubro, na sede Social Recreativa, localizada na Estrada de São José de Ribamar, no Laranjal, e reuniu centenas de comerciantes. O evento contou com apresentação de bandas locais.

Comércio fechado

A cláusula 51ª da Convenção Coletiva de Trabalho, que foi assinada pela Federação do Comércio de Bens e Turismo do Maranhão (Fecomércio-Ma) e o Sindcomerciários, vetou a abertura do comércio na penúltima segunda-feira de outubro como ainda considera de repouso renumerado para os empregados, portanto, feriado para a categoria.

No caso dos supermercados, o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado do Maranhão (Sincovaga/MA) também orienta pelo não funcionamento desses estabelecimentos nessa data, apesar da legislação atual não impedir a abertura dessas lojas.

Para as farmácias, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de São Luís informa que o segmento pode funcionar normalmente no Dia dos Comerciários mediante o pagamento do valor dobrado da hora trabalhada aos empregados.

Saiba mais

Tradicionalmente comemorado na penúltima segunda-feira de outubro, o Dia do Comerciário é considerado com um dia de descanso para trabalhadores do comércio. O comércio só fecha três vezes no ano: Dia do Comerciário, Natal e Ano Novo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.