Preparação

TJMA cria primeiro curso online preparatório para adoção

O projeto é uma iniciativa pioneira da Comarca de Timon, com anuência da Presidência do TJMA, sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Infância e Juventude

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Intenção do curso é promover reflexão sobre o tema adoção
Intenção do curso é promover reflexão sobre o tema adoção (adoção)

São Luís - O primeiro curso online de Preparação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção foi aberto na última terça-feira,6. A capacitação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão. As aulas acontecem até o dia 29 de outubro, no ambiente virtual de aprendizagem EAD-ESMAM, em conexão com a plataforma Zoom.

A realização de cursos preparatórios para pretendentes à adoção na modalidade online no Poder Judiciário do Maranhão foi instituída pela Portaria CIJ nº 01/2020, com o objetivo de articular ações e viabilizar a operacionalização de projetos de ensino virtuais, que envolvam questões infantojuvenis, em âmbito interinstitucional.

O projeto é uma iniciativa pioneira da Comarca de Timon, com anuência da Presidência do TJMA, sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Infância e Juventude, em parceria com a ESMAM e as varas judiciais com competência em infância e juventude, que manifestarem desejo em participar, sendo priorizados os recursos e ferramentas virtuais para a realização dos projetos nas comarcas.

Estão inscritos 50 pretendentes à adoção com processo formalizado ou pré-cadastrados, servidores do TJMA e interessados em conhecer mais sobre os procedimentos legais e psicossociais para uma tomada de decisão segura, levando à superação de dificuldades inerentes ao processo adotivo e à sua efetivação.

Aulas ao vivo
O conteúdo – idealizado por uma equipe técnica multidisciplinar da Vara da Infância e Juventude da comarca de Timon – é composto por quatro módulos semanais (16 horas/aula), organizados para promover uma reflexão sobre o tema adoção, seus mitos e preconceitos e a quebra de antigos paradigmas para o surgimento de uma nova cultura de adoção na sociedade.

As aulas ao vivo serão transmitidas nos dias 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de outubro das 15h às 17h. Os inscritos receberam nos seus respectivos e-mails as orientações de acesso às atividades online.

Os tutores
O curso foi aberto pelo desembargador José de Ribamar Castro (presidente da Coordenadoria de Infância e Juventude) e pela juíza Katy Braun (Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande – TJMS). A coordenação das atividades será feita pela assistente social da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon, Helayne Moura Lima Bezerra. A equipe de orientação aos participantes é composta pelos tutores:

Juiz Simeão Pereira e Silva (Vara da Infância e Juventude de Timon);

Promotor Eduardo Borges (Promotoria de Defesa da Infância e Juventude e da Educação de Timon);

Assistentes sociais Fabrina da Silva Meireles, Katariny Maria Leal Santos e Kelles Ane Martins de Carvalho Ponte (Vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon);

Psicólogos Ana Carolina Monteiro (Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA), Joniel Gomes do Vale e Lucas Dannilo Aragão Guimarães (Vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon);

Pedagoga Maria Helena Morais (Lar da Criança Promotora de Justiça Elda Maria Alves Moreira);

Roberta Mary (assessora da Secretaria da Vara da Infância e Juventude de Timon);

Médicos João Arnaud Diniz Neto (psiquiatra da Infância e da Adolescência) e Pollyana Maria Soares (pediatra da Divisão Médica do TJMA);

SAIBA MAIS

Para mais informações, entrar em contato com a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA, pelo e-mail coinfancia@tjma.jus.br ou pelos telefones: (98) 3261-6287 e (98) 98771-8645.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.