Estado Maior

As consequências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

A pandemia do novo coronavírus ainda existe. Mesmo com a redução de casos de contaminação - os testados pelo menos - e também de mortes no Maranhão, ainda há riscos claros como a chamada segunda onda da doença em todo o mundo.

Isso deveria ser uma preocupação de todos os maranhenses, no entanto, na contramão do que se esperava, para os candidatos a mandato eletivo em 2020 - pelo menos em são Luís - parece não haver mais riscos.

Aglomeram-se desde a pré-campanha, passando pelas convenções partidárias e fazem atos da campanha praticamente todos os dias reunindo centenas
de pessoas em caminhadas, bandeiraços e encontros.

Mas os atos irresponsáveis têm consequências. Exemplos não faltam. O ex-juiz Carlos Madeira (SD) precisou deixar sua candidatura, porque enfrenta problemas de saúde que podem ter sido consequências da Covid-19. Ele se contaminou durante a pré-campanha.

O candidato Rubens Júnior (PCdoB) anunciou que testou positivo para o novo coronavírus na segunda semana de campanha de rua. Depois dele, foi a vez do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, e logo depois o secretário de Saúde, Carlos Lula.

O primeiro manteve agenda com pouca preocupação com as medidas sanitárias. Pinheiro esteve mais de uma vez nos atos de Rubens Júnior e, por fim, tratando de política, Lula esqueceu completamente do que tanto recomendou em todo o período mais crítico da pandemia que é a prevenção contra a Covid-19.

Saiu da linha...
Atos irresponsáveis e sem consciência de políticos e seus apoiadores poderão levar sim a uma nova onda de contaminação na capital.

O secretário Carlos Lula, durante as convenções, participou de atos sem uso de máscara e com grande concentração de pessoas.

O gestor passou todo o período da pandemia sem se contaminar, já que em seu trabalho vinha obedecendo às normas sanitárias.

Programas I
Os programas eleitorais dos candidatos a prefeito em São Luís foram ao ar. Como de costume, os postulantes ao comando da capital se apresentaram aos eleitores.

Em pouco mais de dois minutos, Rubens Júnior (PCdoB) investiu na presença de seus padrinhos: Flávio Dino e o ex-presidente Lula.

Neto Evangelista (DEM), com quase 3 minutos, decidiu mostrar que tem uma origem de bairro popular e que sua decisão pela política foi unicamente para ajudar as pessoas.

Programa II
Com poucos segundos, o candidato do Pros, Yglésio Moyses, se apresentou como médico e advogado e falou de suas redes socais.

Uma saída do candidato para chamar atenção do eleitor para conhecê-lo melhor, já que o seu tempo de TV e rádio é pequeno.

Bira do Pindaré (PSB) também com poucos segundos, investiu em sua apresentação e seu trabalho como parlamentar e secretário.

Trajetória
Duarte Júnior (Republicanos) mostrou texto e vídeo que já vinha sendo colocado em suas redes sociais.

O discurso no programa foi sobre sua trajetória humilde e a luta que o levou até à Assembleia Legislativa.

O governador Flávio Dino foi “personagem” no programa. Por sinal, o nome do comunista foi usado também por outros candidatos.

Decisão
Uma decisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Washington Oliveira, retira o nome do candidato Dr. Julinho a prefeito de São José de Ribamar da lista de gestores com contas irregulares.

Em decisão monocrática, o conselheiro modificou outra decisão que desaprovava as contas de Julinho referente a gestão na Maternidade Benedito Leite, .

Com isso, o candidato Dr. Julinho fica sem qualquer complicação junto aos órgãos de contas e afasta qualquer possibilidade de não continuar na disputa pela Prefeitura de São José de Ribamar.

DE OLHO 8 candidatos estão com tempo de programa eleitoral no rádio e na televisão. Jeisael Marx (Rede) e Silvio Antônio (PRTB)
não têm tempo.

Aprovação
Proposta de emenda regimental já foi aprovada pelo pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) permitindo a ampliação do colégio de elegíveis.

Na prática, isso significa que todos os magistrados de 2º grau vinculados ao Tribunal podem concorrer aos cargos da Mesa Diretoria.

Até então, o Regimento Interno do Tribunal limitava o direito apenas aos três desembargadores mais antigos da Corte.

E MAIS

• Ainda sobre o Judiciário, o presidente do TJMA, Lourival Serejo, anunciou em sessão plenária administrativa que o Fórum de São Mateus receberá o
nome de Kleber Moreira.

• A coluna rende todas as homenagens a essa justa iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.

• O governador Flávio Dino deu informação preocupante. O comunista anunciou que há três casos de reinfecção da Covid-19 sendo investigados
no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.