COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
AO DISCURSAR na inauguração de uma ponte construída pela CGP (construtora de Clorisval Gomes Pereira – acima, com a esposa Tiana), na cidade de Santana, neste Estado, o governador Flávio Dino exaltou a atuação do empresário, hoje com mais de 85 anos de idade, e que continua dando exemplo aos mais jovens de força de vontade e dedicação ao trabalho
AO DISCURSAR na inauguração de uma ponte construída pela CGP (construtora de Clorisval Gomes Pereira – acima, com a esposa Tiana), na cidade de Santana, neste Estado, o governador Flávio Dino exaltou a atuação do empresário, hoje com mais de 85 anos de idade, e que continua dando exemplo aos mais jovens de força de vontade e dedicação ao trabalho

Vale para todos
Todos os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) ganharam o direito de concorrer a uma das três vagas para a Mesa Diretora do Judiciário: presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça.
Proposta de emenda regimental foi aprovada em sessão plenária administrativa, realizada ontem, permitindo a ampliação do colégio de elegíveis, alcançando todos os magistrados de 2º grau vinculados ao Tribunal.
Até então, o Regimento Interno do Tribunal limitava o direito apenas aos três desembargadores mais antigos da Corte. A nova norma foi aprovada por maioria de votos e valerá para a eleição do próximo biênio (abril de 2022 a abril de 2024).

IV FLIM
Mesmo com a pandemia, a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes realizará este ano em novembro, a IV FLIM- Festa Literária de Itapecuru-Mirim, mas de modo virtual.
O presidente da AICLA, Inaldo Lisboa, está em plena atividade para que o evento seja um grande sucesso como foi nos anos
anteriores.

Premiada
Após sagrar-se vencedora da edição 2018 do prêmio As Melhores da Dinheiro, da revista IstoÉ Dinheiro, e conquistar a segunda colocação em 2019, a VLI,
companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, acaba de conquistar o prêmio na edição 2020, na categoria ‘Logística’. Perto de completar uma década de atuação no mercado, a VLI registrou recordes de receita e EBITDA em 2019, quando obteve um aumento de 15% nos lucros
antes da incidência de juros, impostos, depreciação e amortização, em relação ao ano anterior.

Sobre precedentes
Com a finalidade de promover o debate e a reflexão sobre os precedentes judiciais no âmbito do Judiciário estadual, o desembargador Paulo Velten, corregedor-geral da Justiça e presidente da Comissão Gestora de Precedentes, aprovou ações para estimular o debate sobre o tema.
Com o apoio do Tribunal de Justiça, a Corregedoria iniciou uma série de vídeos para abordar aspectos legais do sistema de precedentes dentro do direito
brasileiro.

Sobre precedentes 2
Na primeira edição, a juíza auxiliar da CGJ-MA, Sônia Amaral, recebeu, em videoconferência, o juiz auxiliar de Entrância Final, Holídice Barros, em um bate-papo sobre o assunto.
Barros elogiou a forma como o sistema está estruturado, possibilitando identificar e organizar, precedentes oriundos de tribunais estaduais, federais e superiores para que possa fazer uso dos mesmos e ter uma Justiça mais célere.

Salgado no New York Times
Circulou nas redes sociais e virou notícia em O Globo, na coluna de Ancelmo Gois: O The New York Times publicou um poema de Salgado Maranhão, sobre as queimadas. O poeta maranhense, negro, já teve três livros lançados nos Estados Unidos e é muito cultuado em setores acadêmicos americanos. Salgado Maranhão é dos nomes cotados para uma das vagas abertas na Academia Brasileira de Letras.

TRIVIAL VARIADO
O intelectual e itapecuruense, Benedito Buzar, que nunca deixou de votar em sua terra natal, já hipotecou solidariedade à candidatura do promotor aposentado, Benedito Coroba, a prefeito de Itapecuru-Mirim.

Abertas até 14 de outubro as inscrições para o Congresso Estadual Eleitoral - Democracia, Pandemia e Eleições. Há 300 vagas disponíveis para magistrados,
promotores, servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão e Tribunal Regional Eleitoral, além de parceiros institucionais que atuarão no processo eleitoral em
todo o estado.

Em tempo: organizado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral, o evento terá acesso online com transmissão ao vivo, no dia 19 de outubro, às 15h. O congresso tem o apoio do TJMA e da Associação dos Magistrados.

Neste sábado, o professor Osvaldo Telles vai ensinar as primeiras técnicas de controle respiratório, essenciais para a prática de natação, durante o “Aulão de Natação para Adultos Iniciantes”. O evento acontecerá na Academia Viva Água, no Renascença II.

Ao receber os primeiros exemplares do livro produzido pela AML para comemorar os seus 90 anos de idade, o ex-presidente José Sarney enviou esta mensagem para José Jorge Leite Soares: “Está deslumbrante de bem feito. Obrigado. Sei que fostes a pedra angular”.

Um levantamento feito pelo site G1 revela que 975 candidatas mulheres que não receberam nem sequer um voto em 2016 voltaram a se candidatar nestas eleições. Em 99% dos casos, as mulheres lançaram a nova candidatura no mesmo município pelo qual “concorreram” em 2016. Porém, mais da metade das candidatas (57%) mudou de partido.

Tem mais: quase todas as mulheres (98%) continuam buscando uma cadeira na Câmara Municipal. Elas disputam por 27 partidos, sendo que MDB, PSD e PP
registram o maior número das mulheres ‘zeradas’ em 2016 que concorrem em 2020.

Em tempo: os Estados com o maior número dessas candidaturas são Maranhão, Bahia, Minas Gerais e São Paulo – não necessariamente nessa ordem. Os partidos começaram a aumentar o número de candidaturas de mulheres após a minirreforma eleitoral de 2009.

Especialistas afirmam que as mulheres se interessam por política, mas enfrentam barreiras para o lançamento de candidaturas e também para ter sucesso
eleitoral (como o financiamento de campanha).

Elas destacam que os partidos ainda são dominados por homens, que não têm interesse em incentivar a participação de mulheres e que temem perder espaço ou cargo na vida pública.

Um em cada quatro candidatos a prefeito nas capitais do País (23% do total) não terá tempo de TV. Os Tribunais Regionais Eleitorais definiram os tempos e as ordens de veiculação dos programas dos candidatos a prefeito das capitais na televisão e no rádio.

Ao todo, 73 candidatos não terão direito a aparecer no horário eleitoral gratuito nestas eleições municipais. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta-feira e vai até 12 de novembro.

DE RELANCE

Enem e prova em computador
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é hoje o principal método de ingresso nas instituições públicas de nível superior. Os dias de prova do Enem são os mais aguardados ano após ano por milhares de vestibulandos ansiosos. Ansiedade que aumentou em 2020, devido a pandemia do coronavírus que fez com que
pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (INEP) pensasse no Enem Digital. A prova em computador será aplicada para 100 mil participantes. O formato impresso é mantido apenas na prova de redação.

Enem e prova em computador 2
Pensando em colaborar de forma mais intensa com seus alunos, inclusive pela adversidade da Covid-19, a Escola Sesi Anna Adelaide Bello reestruturou todo seu Ensino Médio para acompanhar com maior proximidade os seus alunos e investiu para que seus discentes tenham a tão sonhada aprovação no Enem. Com isso nasceu o preparatório, denominado SESI TOP&TEN, que prevê ações de fortalecimento e engajamento para os alunos, trabalhando em três eixos fundamentais: orientação educacional com ênfase no “Projeto de Futuro”; intensificação de ensino e estudos e planejamento personalizado de estudo com gestão de tempo.

Enem e prova em computador 3
As aulas para o preparatório estão previstas para acontecerem em modo presencial agregando 96 alunos da 3ª série – Ensino médio/ EBEP, com acomodação desses discentes e seguindo todas as normas sanitárias e de distanciamento social e acontecem nas novas instalações do anexo da Escola Anna Adelaide Bello, no bairro da Alemanha. Todos os alunos e professores realizaram teste de covid-19 que foram disponibilizados pelo Sesi para atender os requisitos e protocolos de saúde para retorno das atividades.

Enem e prova em computador 4
O repórter da TV Mirante, Douglas Pinto foi o convidado especial da aula inaugural do curso preparatório SESI TOP&TEN. Douglas falou sobre sua trajetória enquanto aluno, estagiário da Rádio Universidade FM e como jornalista da TV Mirante e destacou a importância da dedicação aos estudos aos futuros universitários.

Fisioterapia
O I Congresso Maranhense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, promovido pelo conselho profissional das categorias atuante no estado, Crefito-16. O evento foi planejado para comemorar o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado na próxima terça-feira, dia 13. As atividades do evento serão 100% online e gratuitas, direcionadas a profissionais e estudantes da área.

Aulas presenciais
O governo estadual afirmou que não haverá a retomada das aulas presenciais em escolas da rede estadual de ensino do Maranhão neste ano. Com isso, os
mais de 300 mil alunos matriculados na rede estadual devem continuar tendo aula apenas pelo sistema remoto. O maior desafio neste momento, no entanto, será a preparação das escolas para receber os alunos em 2021.

Lei do cerol
O governador do Maranhão, Flávio Dino, sancionou a lei estadual que proíbe a comercialização e a fabricação de cerol, linha chilena ou qualquer outro produto com elementos cortantes utilizadas na prática de soltar papagaios no estado. A lei foi publicada na edição de 1º de outubro do Diário Oficial do estado. O decreto determina que a lei entre em vigor a partir da data de publicação. O cerol é uma substância produzida com vidro moído e cola. Já as chamadas “linhas chilenas”, são um fio encerado com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio.

Fora da disputa
Mais um candidato a prefeito de São Luís fora da disputa: na manhã de ontem, Carlos Madeira desistiu da campanha, “por não ter condições físicas de dar
continuidade à intensa agenda de compromissos”. Madeira teve Covid-19 e foi aconselhado pelos médicos a sair de campo. Com isso, o juiz aposentado decidiu
abdicar da candidatura para poder cuidar melhor de sua saúde.

Para escrever na pedra:
“Não há um ponto fixo, parado, a ser alcançado, o que há é a prática para ser praticada, é a vida para ser vivida”. De Antônio Carlos Rocha, jornalista e escritor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.