Alcântara

Parlamentares do MA conhecerão plano de desenvolvimento do CLA

Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, estará amanhã na cidade de Alcântara, na base espacial, acompanhado pelos membros da bancada maranhense no Congresso Nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Bancada do MA vai acompanhar ministro Marcos Pontes em Alcântara
Bancada do MA vai acompanhar ministro Marcos Pontes em Alcântara (Alcântara)

O ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, realiza hoje visita ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para apresentação do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), instituído pelo Decreto nº 10.458, de 13 de agosto de 2020.

O plano é uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra), em forma de Plano de Trabalho.

Membros da bancada maranhense em Brasília, atualmente coordenada pelo deputado federal Júnior Marreca Filho (Patriota), também integrarão a comitiva ministerial, que deve desembarcar em Alcântara às 10h da manhã.

O objetivo do PDI - que contará, ainda, com projetos e sinergias para melhorar a infraestrutura de Alcântara - é transformar o Centro Espacial em uma base de lançamento competitiva internacionalmente.

Durante o processo de discussão do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), o ministro Marcos Pontes, assegurou que, uma vez aprovado o acordo, AEB e MCTI se debruçariam no planejamento de todas as ações e melhorias técnicas e de infraestrutura para que Alcântara entre no mercado internacional de maneira competitiva, e leve a um processo de desenvolvimento socioeconômico inclusivo.

Comissão

O Decreto nº 10.458, editado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), instituiu a Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara.

O grupo é responsável por elaborar e monitorar a implementação do programa de desenvolvimento integrado do local, com o objetivo de desenvolver a infraestrutura da região além de criar os modelos de negócios que incentivem as atividades espaciais.

No final do ano passado, após tramitação no Congresso Nacional, foi oficializado o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre os governos brasileiro e dos Estados Unidos (EUA).

Uma das metas é expandir o setor espacial no Brasil e abrir caminho para o país no mercado internacional. De acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia, esse projeto é importante para a soberania do Brasil e para o desenvolvimento econômico e social. A estimativa da pasta é que o desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara alcançará, em 2040, mais de US$ 40 bilhões por ano com a ocupação de pelo menos 1% do mercado global do setor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.