COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A COVID-19 levou mais uma celebridade internacional: Kenzo Takada, que construiu um império da moda que vai de roupas a perfumes, morreu domingo no Hospital Americano de Neuilly-sur-Seine, na região de Paris. Um dos nomes mais admirados na indústria da moda, ao longo da carreira o japonês construiu legado memorável. Na foto, um dos últimos encontros que teve com a top model maranhense Bianca Klamt, em Paris, que foi sempre uma de suas modelos favoritas
A COVID-19 levou mais uma celebridade internacional: Kenzo Takada, que construiu um império da moda que vai de roupas a perfumes, morreu domingo no Hospital Americano de Neuilly-sur-Seine, na região de Paris. Um dos nomes mais admirados na indústria da moda, ao longo da carreira o japonês construiu legado memorável. Na foto, um dos últimos encontros que teve com a top model maranhense Bianca Klamt, em Paris, que foi sempre uma de suas modelos favoritas

Online
O TSE criou uma comissão para estudar a modernização do voto no Brasil. A ideia é buscar alternativas, entre elas o voto remoto, que eliminaria a divisão em zonas e seções e possibilitaria aos brasileiros votarem de qualquer lugar do mundo.
A intenção é testar um sistema seguro e simples em 2022 com os eleitores que estiverem no Exterior.

Vapt-vupt
A favor da segurança e do tempo necessário para votar, joga o fato de que, em novembro, os eleitores terão menos teclas para apertar. Serão 9.
Numa eleição para presidente, governador, senadores e deputados, seriam 25.

Os outros
Donald Trump tem os melhores médicos e os melhores tratamentos do mundo. A tendência é que se cure da covid-19 sem maiores sobressaltos.
O que nunca se saberá é quantas pessoas ele contaminou por falta de cuidado.E quantas delas terão problemas graves.

Prato cheio
Nasce um projeto de alma grande que se propõe a acabar com a fome nas cidades mais populosas.
A ideia, que começou em Porto Alegre e já está se alastrando pelo país, é aproveitar a lei federal que facilitou a doação e o reaproveitamento de alimentos para envolver a comunidade na iniciativa.
Em algumas cidades o movimento já está de pé e envolve Ministério Público, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Mesa Brasil, Associação de Supermercados, Cúria Metropolitana, entre outros líderes da ação.
De acordo com os idealizadores, o que hoje é jogado no lixo em perfeitas condições de consumo seria suficiente para que nenhum
sãoluisense ficasse sem comida.

Estudo no exterior
Tome nota: as bolsas Oxford Weidenfeld-Homann, lançadas pela universidade britânica em 2015, estão com inscrições abertas até janeiro de 2021.
A iniciativa oferece bolsas para pós-graduação em Oxford, de valor integral, e foca em candidatos que tenham desempenho acadêmico excelente e cujos projetos de pesquisa visam resolver questões sociais atuais.

Contra a poliomielite
A Prefeitura de São Luís deu início à campanha de vacinação contra a poliomielite. Até sexta-feira, postos da rede pública da capital maranhense e duas escolas da rede municipal de ensino terão doses disponíveis. A mobilização ocorrerá até o dia 30 de outubro, com ações específicas para ampliar a cobertura vacinal. No dia 17 de outubro, está previsto o Dia D da Pólio, ação que também faz parte da estratégia de proteção imunológica da pasta da Saúde.

Pelé vai celebrar 80 anos
O maior atleta brasileiro de todos os tempos, maior craque da história do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, como se tornou conhecido,
completará 80 anos de idade no próximo dia 23. Nascido em Três Corações, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940, Pelé possui um título que só ele conquistou – o de Atleta do Século XX. Com certeza, irá receber homenagens de todas as partes do mundo.

TRIVIAL VARIADO
No dia 19 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza 2020, voluntários do Maracap e da Fundação Antonio Dino iniciaram, nas praias de São
Luís, uma ação para recolhimento de resíduos, inclusive dentro do mar.

A data marcou a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos, considerando que 80% da poluição marinha derivam do continente.

A ação continua neste mês de outubro, com atividade programada para o próximo dia 11, tendo como ponto de encontro a Praça do Pescador, na Praia de São Marcos.

Quem passou o dia, ontem, recebendo mensagens dos amigos por estar mudando de idade, foi o executivo empresarial Benjamin Franklin Alves, diretor da Termaco no Maranhão.

A partir do que se viu nas redes sociais, foi um sucesso o evento de inauguração do Boteco da Terra, na Casa Terra, novo endereço musical e descolado de São Luís, no Olho d’Água, com acesso fácil pela extensão da Avenida Litorânea. O ponto alto foi o show de Fabrícia.

Até sexta-feira, a UFMA realiza o I Simpósio Anual de Engenharia Ambiental e Sanitária do Maranhão. O evento tem como objetivo promover a engenharia e suas inovações no meio acadêmico.

Após um período com a maior parte das aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, a maioria das universidades federais chega a outubro oferecendo aulas remotas na graduação. Nada menos que 66 das 69 universidades federais brasileiras estão oferecendo
aulas a distância para os estudantes.

Secretários municipais e estaduais de saúde querem a extensão por um ano do prazo para que estados e municípios utilizem os recursos recebidos da União para ações de enfrentamento da pandemia.

Eles defenderam, em reunião remota da comissão mista que acompanha as ações do governo contra a covid-19, a aprovação do projeto de lei que prorroga o prazo de 31 de dezembro de 2020 para o final de 2021.

Tome nota: disposto a se reaproximar do presidente Jair Bolsonaro, o comando nacional do PSL começou a aparar arestas para criar um cenário favorável a um
possível retorno do “Mito”.

A promotora de justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, Lítia Cavalcanti, já instaurou inquérito civil para investigar o desabamento das prateleiras no supermercado Mateus. O objetivo é buscar um reparo aos consumidores vitimados.

O candidato Duarte Jr., em uma de suas entrevistas, anunciou que, se eleito prefeito de São Luís, construirá uma grande praça com vista para a Baía de São Marcos no Centro Histórico, próximo ao Terminal da Praia Grande.

DE RELANCE

Boi de piranha
Foram três as medidas aprovadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, sob o comando do ministro Ricardo Salles. Uma, a mais barulhenta, derrubou normas de proteção dos mangues e das restingas. A gritaria foi geral, dentro e fora do Brasil. O assunto foi parar imediatamente na Justiça. Há outras duas decisões, porém, sobre as quais quase ninguém falou, mas que têm grande impacto.

Boi de piranha 2
No capítulo: uma, liberando a queima de resíduos de agrotóxicos fora de ambientes controlados, o que aumenta a poluição. A outra, acabando com a
obrigatoriedade de eficiência de consumo de água e de energia para a aprovação de projetos de irrigação, com reflexos negativos nos recursos hídricos e nos seus ecossistemas.

Boi de piranha 3
Salles vê, dessa forma, o triunfo de sua estratégia,com um detalhe não mencionado na célebre reunião ministerial na qual defendeu “passar a boiada” do
desmanche ambiental enquanto a opinião pública fala sobre covid-19. É que tem o boi de piranha, o que vai na frente para despistar e, com isso, abrir caminho para a o resto do rebanho.

Balanço preliminar
As investigações do chamado Covidão, operação que mira suspeitas de desvios no dinheiro que o Governo Federal mandou para governadores e prefeitos, miram os R$ 1,3 bilhão firmados em contratos com dinheiro encaminhados para os Estados do Nordeste. Destes, as investigações apontam que R$ 775 milhões apresentam falhas indicando possíveis fraudes.

Crianças e adolescentes
A Polícia Civil do Maranhão registrou 75 casos de estupro de vulnerável na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O estado teve uma alta de
26% no número de casos de violência e abuso sexual a crianças e adolescentes durante o isolamento social. Desde o início de março, mais de 26 mil denúncias de agressões contra vulneráveis foram registrados pelo Disque-100. Nos primeiros oito meses de 2020, o quantitativo de Boletins de Ocorrência já soma 500,
contra 920 do ano passado. Ocorrências de crime sexual já passam de 114, contra 166 em 2019, de janeiro a dezembro.

Análise de consumo
O índice de intenção de consumo das famílias de São Luís, medido pela Federação do Comércio, apresentou nova recuperação mensal na predisposição de consumo dos são-luisenses. Em setembro, o nível de consumo das famílias obteve crescimento de 0,7% em relação ao mês anterior, revelando a segunda aceleração consecutiva do indicador nas passagens mensais.

Análise de consumo 2
Apesar disso, na comparação anual, o índice de intenção de consumo ainda registra uma queda de 45,7%, reflexo do impacto da pandemia sobre a
economia local. Com esses resultados, de acordo com a Federação do Comércio, a atividade comercial de São Luís ainda terá um Dia das Crianças pior do que o ano passado

Live com Rômulo Barbosa
“Compliance: Uma exigência na gestão pública” é o tema da próxima live da Corregedoria Geral da Justiça. O palestrante convidado será o advogado e jornalista Rômulo Barbosa, que já passou pelo Grupo Mirante. A mediadora será a chefe de Gabinete da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, Lêda Alice Ribeiro.

Para escrever na pedra:
“O coração delicado sofre menos das feridas que recebe do que das que faz...” De Santo Agostinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.