São Luís - A chegada aos 40 anos é uma experiência singular para cada pessoa, resultado das conquistas, dos obstáculos superados, tudo forma o que cada um traz de bagagem emocional e social da própria existência. Olhar para si com mais carinho e cuidado também faz parte desse processo de amadurecimento, autocuidado e respeito pelo próprio corpo. Nessa idade, a alimentação saudável e balanceada tem um papel fundamental em uma batalha que passará a ser cada vez mais constante: manter um bom metabolismo.
Nas mulheres o metabolismo em declínio e a chegada da menopausa trazem alterações significativas em todo o corpo. "Com a idade, o corpo fisiologicamente perde massa muscular (músculo) e tem mais tendência a desidratação. Além disso, há alterações hormonais importantes. No caso das mulheres as alterações são ainda mais significativas em razão da menopausa”, explica médica nutróloga do Hapvida Saúde, Sílvia Gomes.
Quem chega aos 40 anos com sobrepeso, além das mudanças fisiológicas, enfrenta um outro desafio: a balança. Se eliminar aqueles quilos à mais nos auge dos 30 anos é difícil, imagina aos 40 quando o corpo já não é o mesmo. “O principal motivo que dificulta a tentativa de emagrecer depois dos 40 é o metabolismo. A taxa metabólica, que representa a quantidade de calorias que o corpo precisa diariamente para manter o peso, se reduz com o passar do tempo. Assim, o que costuma acontecer é o consumo da mesma quantidade de alimentos que comíamos aos 30 com 40 anos, o que provavelmente propicia ao aumento de gordura”, revela a especialista.
Além do metabolismo, outro fator que costuma atrapalhar a perda de peso é a falta de uma alimentação balanceada e a prática de atividade física regular. “No dia a dia há diversas atividades que precisamos cumprir: trabalho, casa, filhos e para alguns até estudos. Ao realizar essas tarefas, algumas pessoas acabam ficando sem tempo para praticar uma atividade física ou mesmo se alimentar no horário e da forma correta, o que acaba ocasionando o ganho de peso”, destaca.
Apesar de já ter passado dos 40, a empresária Eronildes Lima conhece de perto os desafios que a idade impõe sobre o corpo. Com 52 anos, a luta da empresária com a balança já se estende desde seus 40 anos. “Já cheguei a pesar 74 quilos e comecei a praticar corridas e caminhas com algumas amigas. No início meu objetivo era emagrecer e eu consegui, cheguei a perder 10 quilos, mas fui parando e os quilos voltaram. Agora, retornei aos treinos na academia e meu objetivo é outro: qualidade de vida. Já a perda de peso, será só uma consequência. Além disso, minha alimentação não é a mesma, tenho consciência do que devo ou não comer”, conta Eronildes.
Como vencer o metabolismo depois dos 40 e perder peso?
Para emagrecer depois dos 40 anos é necessário a mudança de hábitos, o que envolve alimentação saudável e prática de atividade física regularmente. Veja algumas dicas:
- Atividade física constante
- Elimine as disfunções metabólicas
- Mantenha uma alimentação saudável
- Capriche nos líquidos
- Nada de frituras
- Durma bem
- Mente leve, corpo saudável
Saiba Mais
- Seduc faz distribuição de absorventes em escolas
- Mulheres sentem menos prazer no exercício físico durante fase pré-menstrual, sugere estudo
- Cannabis medicinal pode ser alternativa no tratamento de endometriose
- Miomas uterinos: saiba causas, sintomas e tratamentos da doença
- Uma a cada quatro mulheres teve sua consulta cancelada na pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.