Estado Maior

Anticampanha começou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

A campanha política terá início oficialmente no domingo, 27. A partir desta data, os candidatos poderão ir às ruas pedir votos, massificando ao máximo seu nome e número que deve ser digitado na urna no dia 15 de novembro.

Bom seria se a campanha política ficasse na festa cível com caminhadas, reuniões, bandeiras, camisas e debate de propostas daqueles que querem ser representantes da sociedade no Executivo e no Legislativo.

Infelizmente, em tempos de redes sociais, de uma comunicação por meio de aplicativos de conversas, a campanha política tem o seu víeis mais cruel: aquelas postagens, cujo objetivo não é conseguir o voto do eleitor. Pelo contrário: a ideia é retirar possíveis votos do adversário.

Para entender melhor a situação delicada de uma anticampanha, basta levar em consideração a comunicação tradicional, com seus argumentos e baseada em fatos, contra a comunicação digital que, em muitos casos, se apoia em ódio, fúria, inveja e até na violência.

E se a campanha da festa cível ainda não começou de fato, em São Luís, a campanha das redes sociais para denegrir já se iniciou - postagens contra candidatos, tentado ridicularizá-los ou diminuí-los.

Em tempos digitais, será papel da Justiça tentar encontrar culpados e puni-los. Em tempos de redes sociais, que os eleitores consigam ter o máximo de discernimento para saber o que é verdade ou mentira nas publicações. Evitar a “gadoficação” nestas eleições é necessário, é a responsabilidade de todos.

Papel do candidato

Os candidatos também precisam ter a consciência e não fazer a anticampanha contra seus adversários.

Não basta apenas ficar no papel de vítima de uma campanha de ridicularização ou mesmo de fake news.

É preciso não agir da mesma forma e ainda buscar a todo custo encontrar os culpados para manter o pleito limpo e sério.


Pré-campanha

Em São Luís, na verdade, a pré-campanha teve uma marca das fake news contra os pré-candidatos a prefeito e até a vereador.

No entanto, devido à pandemia, as tentativas de minar os adversários acabaram sendo reduzidas devido à falta de atenção do público.

Duarte Júnior (Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos), na pré-campanha, foram os alvos prediletos.


Pedido de registro

Candidatos homologados em convenção partidária terá até sábado, 26, às 19h, para pedir o registro de candidatura.

A partir deste registro – que será julgado pela Justiça Eleitoral – o postulante a prefeito ou vereador já poderá iniciar a campanha nas ruas.

Na televisão e no rádio, a propaganda eleitoral gratuita terá início no dia 9 de outubro.


Medidas

O governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou uma série de medidas sanitárias para o período de campanha eleitoral.

Baseado em decretos do Governo do Estado, as medidas querem distanciamento e observação sobre a lotação. Além, claro, do uso da máscara e álcool em gel.

Resta saber se os candidatos cumprirão as determinações e haverá a devida fiscalição.


Mau exemplo

E o conjunto de medidas vem exatamente após o período de convenções partidárias que mostrou toda sorte de aglomeração.

Teve até participação do secretário de Saúde, Carlos Lula, em evento lotado no interior. E ele, além de se aglomerar, deixou de lado o uso da máscara.

Com o decreto estadual, espera-se postura diferente de todos os políticos envolvidos em campanha.


De olho

470 candidatos a prefeito já pediram registro eleitoral no Maranhão. De vereadores em todo o estado já são mais de 9,5 mil pedidos de registro à Justiça Eleitoral.


Entrevista

Ontem o candidato do PV à prefeitura da capital, Adriano Sarney, foi o entrevistado no Jornal da Mira, na Mirante FM.

Ele, que foi o quinto a passar pelo estúdio, falou de proposta em áreas como meio ambiente, esporte e cultura.

O candidato ressaltou ainda a sua formação como economista para conseguir sucesso numa possível gestão à frente da Prefeitura de São Luís.


E mais

- O entrevistado de hoje, no Jornal da Mira, é Rubens Pereira Júnior, candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís.

- Está no ar no site do jornal O Estado o programa Eleições 2020, que traz análises políticas sobre o cenário eleitoral no Maranhão.

- O Eleições 2020 também está disponível no Politicast, o podcast de Política do jornal O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.