COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
 ACDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís – recebeu em sua sede a visita do candidato a Prefeito de São Luís, Deputado Federal Eduardo Braide (Podemos), que dialogou com a Diretoria da entidade, lojistas e convidados. Fábio Ribeiro destacou a importância para a classe lojista de conhecer de perto as propostas dos candidatos para uma futura administração municipal da Capital, de modo a exercer um voto mais consciente e qualificado. O candidato do Podemos reconheceu a importância da classe empresarial e declarou boa vontade para incluir a mesma em suas futuras ações municipais, caso eleito. Na foto, o consultor Felipe Mussalém, o candidato Eduardo Braide e o Presidente da CDL SLZ Fábio Ribeiro noencontro com lojistas e lideranças empresariais
ACDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís – recebeu em sua sede a visita do candidato a Prefeito de São Luís, Deputado Federal Eduardo Braide (Podemos), que dialogou com a Diretoria da entidade, lojistas e convidados. Fábio Ribeiro destacou a importância para a classe lojista de conhecer de perto as propostas dos candidatos para uma futura administração municipal da Capital, de modo a exercer um voto mais consciente e qualificado. O candidato do Podemos reconheceu a importância da classe empresarial e declarou boa vontade para incluir a mesma em suas futuras ações municipais, caso eleito. Na foto, o consultor Felipe Mussalém, o candidato Eduardo Braide e o Presidente da CDL SLZ Fábio Ribeiro noencontro com lojistas e lideranças empresariais

Boteco da Terra
Vem aí um projeto musical que fisgará uma ala conceitual apreciadora da noite de São Luís. Trata-se do Boteco da Terra, iniciativa de duas mulheres de personalidade: a nutricionista carioca Patrícia Sousa e a fisioterapeuta maranhense Mirella Castelo Branco.
Elas simplesmente transformaram o aconchegante jardim da Casa Terra, de propriedade do estilista Rodrigo Raposo, no Olho d’Água, num cenário dos mais charmosos, diferenciado e que terá o ar puro e a natureza como dois de seus elementos mais marcantes.
O espaço (uma flecha de bom gosto no coração de quem gosta de sair com a família) será inaugurado no início do mês de outubro, com um show dos mais
empolgantes da cantora Fabrícia: “a musa da música no Maranhão”.

Reconhecimento nacional
A população maranhense não será a única a contar com os núcleos ecológicos da Defensoria Pública Estadual, estruturados em contêineres e dotados de placas solares.
A partir de 2021, as demais instituições brasileiras incumbidas de promover acesso gratuito e integral à justiça, interessadas no projeto, que tem como diferenciais a economicidade e a sustentabilidade, poderão dispor de recursos provenientes de uma linha específica de emendas parlamentares
federais.

Energia de Moreno
Um dos shows mais contagiantes em termos de performance de palco atualmente em São Luís é o da cantora Thaís Moreno, a “Ivete Sangalo do Maranhão”.
Alto astral, carismática e ousada, a artista, que tem uma agenda movimentada a semana inteira, tem sempre um diferencial.
Aliás, no próximo domingo, ela estará na festa Rolê Prime, na casa de shows Rodadus, no São Cristóvão, ao lado de outras duas beldades: Mayara Lins e
Andressa Lopes.
No repertório, muito forró, sertanejo e arrocha.

Novo normal
Alunos do Curso de Administração da Faculdade de Negócios Faene preparam-se para apresentações dos trabalhos de conclusão de curso pelo sistema online, seguindo as orientações do “novo normal”.
As apresentações deverão ocorrer até o mês de dezembro. Aliás, quem desembarcou na instituição foi o professor Antônio Carvalho, direto da Bahia, para um intercâmbio educacional por meio do projeto “Faene Inn”, pelo formato híbrido, que está sendo um sucesso naquela faculdade.

Mais núcleos ecológicos
Informações detalhadas sobre a boa nova integram a Cartilha de Emendas Parlamentares 2021, divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta semana. No Maranhão, já existem três núcleos ecológicos funcionando na região Itaqui-Bacanga, em São Luís, e nos municípios de Penalva e Morros. No dia 5 de outubro próximo, a Defensoria maranhense inaugurará mais dois: em São João dos Patos e em Colinas.

TRIVIAL VARIADO
As 26 capitais do Brasil têm, ao todo, 311 candidatos às prefeituras aprovados em convenções partidárias para as eleições deste ano. O número de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências, como ocorre
todos os anos.

Ainda assim, é possível prever que 2020 deve ser o ano com o maior número de candidatos registrados nas capitais dos últimos 20 anos. No ano com o maior
número de candidatos (2016), houve 209 postulantes ao cargo no Executivo nas capitais.

No assunto: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO) são as capitais com o maior número de candidaturas aprovadas em convenções: 16. São Luís deve ter 13 postulantes à prefeitura. E mais de 900 candidatos a vereador, sendo que 649 são homens e 301 são mulheres.

Como todos sabem, dezesseis de setembro foi o último dia permitido para a realização das convenções – eventos em que os candidatos são oficializados pelos partidos.

Pesquisa da Luminate, organização filantrópica global, constatou que durante a pandemia da Covid-19, 65% dos leitores de veículos digitais no Brasil aumentaram o consumo de notícias; 92% acessam por meios digitais pelo menos duas vezes por semana e 83%, pelo menos uma vez ao dia.

Tem mais: a pesquisa também mostra que as plataformas digitais agora respondem por 59% de todo o conteúdo de notícias; 16% dos 8.570 entrevistados já pagam por notícias. É pouco, mas mais do que Argentina, Colômbia e México.

Emmanuel Márcio Barbosa (Class Eventos) e Alípio Moraes estão há uma semana em São Paulo desenvolvendo projetos em conjunto com a ex-empresária da
Xuxa, a maranhense Marlene Mattos. Devem trazer muitas novidades no fim desta semana.

Enquanto alguns restaurantes fecharam durante a pandemia, novas casas de pasto estão sendo abertas. Estão previstos para este mês a abertura de mais quatro restaurantes de luxo no eixo Ponta d´Areia-Calhau. E as casas do ramo estão cada vez mais cheia. Ninguém está dando bola para máscaras.

Hoje estou enviando para o prelo meu próximo livro, Em Busca de Vultos Perdidos, uma seleção de crônicas publicadas no PH Revista e que foram reunidas durante o isolamento da pandemia. O livro é prefaciado por Joaquim Itapary e a produção gráfica é de Nazareno Macedo Almeida. É claro que para edição esse
novo trabalho estou contando com grande apoio do empresariado maranhense, que está dando seu apoio cultural para garantir a publicação da primeira tiragem da obra que vem com 300 páginas.

O otimismo e o tom positivo das projeções para os próximos meses estão em destaque na Pesquisa Sondagem Industrial, cujo resultado animador é a continuidade da recuperação do setor a partir dos dados analisados em agosto.

No assunto: é o terceiro mês consecutivo de alta da produção, duramente atingida pelo impacto da pandemia especialmente entre fevereiro e maio. O índice de
evolução do número de empregados alcançou a marca de 53,8 pontos em agosto, o maior da série histórica mensal, iniciada em janeiro de 2011.

O aniversário da colunista Elvira Raulino, de Teresina, na última segunda-feira, agitou a sociedade marfrense. Foi uma festa original que terá destaque neste fim de semana, no PH Revista.

DE RELANCE

Tempos perversos
Atento leitor da coluna faz uma pergunta tão interessante quanto instigante: o Rio de Janeiro, com os quatro últimos ex-governadores que passaram pelo xilindró (um deles, Sérgio Cabral, condenado a mais de 200 anos), e o atual afastado, é realmente a situação mais escandalosa do País, ou o resto está aí, mas incubado? Tem mais. O Rio parece ter abdicado do título de Cidade Maravilhosa para se transformar num palco de horrores. O atual governador, Wilson Witzel (PSL), um juiz de direito, se elegeu prometendo acabar com a corrupção. Entrou de sola, ao que parece. E o prefeito Marcelo Crivela (Republicanos) está bombardeado de denúncias de corrupção.

Tempos perversos 2
O caso é único na história do Brasil. Como pergunta o leitor: é exceção no país? Diríamos que, do ponto de vista da corrupção é a cereja do bolo, sem esquecer que a pandemia mostrou gente nos quatro cantos do Brasil roubando até respirador de UTI.

Alteração de foto para Enem
Até 23h59 do dia 1º de outubro, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem inserir ou alterar a foto na Página do Participante. O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia também deve mostrar o rosto inteiro do participante.

Mulher na Lua
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou os planos para uma nova missão à Lua que vai incluir um homem e uma mulher. O pouso na superfície lunar deve acontecer em 2024, na missão Artemis 3, terceira fase do Programa Artemis. Antes disso, a Nasa vai lançar dois testes de voo ao redor do satélite para verificar o desempenho, suporte de vida e capacidades de comunicação do foguete e da cápsula onde viajarão os astronautas.

Mulher na Lua 2
A primeira missão está preparada para 2021, sem astronautas, e a Artemis 2 será com a tripulação, em 2023. O objetivo da agência é, em colaboração com parceiros comerciais e internacionais, estabelecer a exploração sustentável da superfície lunar até o final da década. A primeira vez que o homem esteve na Lua foi em 1969, com a missão Apollo 11. Pelo mesmo programa, em 1972, a Nasa realizou a última viagem tripulada ao satélite.

Estreia animada
Não deu outra: foi bastante animada a estreia do projeto Terça Gold, na casa de shows Tapera, na Lagoa da Jansen. Não poderia ser diferente: afinal, comandavam a noite os irmãos Fernando e Franco, que formam a melhor dupla sertaneja do Maranhão atualmente. A dupla subiu ao palco por volta das 22h e tocou até a madrugada de quarta-feira. O projeto será semanal.

Expansão da seca
O Maranhão registra uma expansão das áreas de seca fraca para o sul e o norte do estado, onde os impactos são de curto prazo. Entre julho e agosto, a área com seca fraca cresceu significativamente, passando de 53,65% do território maranhense para 87,57%, ou seja, maior percentual desde janeiro de 2018, quando todo o estado registrou seca.

Expansão da seca 2
Os dados são do Monitor das Secas, que também mostram que em oito unidades da Federação, o grau de severidade da seca se manteve: Alagoas, Ceará, Distrito Federal (sem seca), Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Já outros oito estados registraram agravamento da seca entre julho e agosto: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins.

Para escrever na pedra:
“A reputação é como fogo: uma vez aceso, conserva-se bem; mas se apaga, é difícil acendê-lo”. De Plutarco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.