Estado Maior

Declaração de apoio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Se ainda existia alguma dúvida sobre o apoio do PT ao projeto de Flávio Dino em São Luís, ontem, a questão foi sanada. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em suas redes sociais, postou comentário afirmando que o PT e o PCdoB caminharão juntos no Rio de Janeiro e em São Luís.

O petista fez questão de marcar Dino demonstrando que a articulação para o apoio a Rubens Júnior na capital maranhense passou pelo governador, ao contrário do que Flávio Dino vem pregando de que não se meterá nas eleições na capital.

Sobre o apoio de Lula ao comunista, o vereador e candidato a vice na chapa de Rubens Júnior, Honorato Fernandes, havia anunciado na convenção que Lula apoiaria o comunista. O comentário, para alguns observadores, foi visto com reserva.

Mas o apoio público veio e com ele, Rubens Júnior faz festa e tentará sair das últimas colocações na corrida pela Prefeitura de São Luís, investindo na popularidade do ex-presidente que ainda é alta na capital.


Sobre traições

Desde a convenção do Podemos, ocorrida na segunda-feira, 14, que há acusações de traição do deputado federal Pastor Gil (PL) por ter declarado apoio a Eduardo Braide.

As acusações são de que o pastor deveria seguir o que determinou seu partido, que foi o apoio a Duarte Júnior (Republicanos).

Acontece que Pastor Gil, antes mesmo de ingressar no PL, já tinha um acordo firmado com Eduardo Braide. A data do acordo vem de 2018.

Postura

Para entrar no PL, na verdade, o deputado federal falou para a direção nacional e também para a estadual do seu compromisso com Braide em 2020, na disputa em São Luís.

O próprio PL negociou por meses o apoio ao candidato do Podemos, o que não se concretizou.

No fim, foi o PL que veio mudando de posição na mesa de negociação pela Prefeitura da capital. Pastor Gil se manteve firme em seu compromisso e vem honrando desde a pré-campanha.


Convenção

O ex-juiz federal José Carlos Madeira terá o seu nome confirmado hoje como candidato do Solidariedade a prefeito de São Luís em convenção híbrida.

O partido anunciou ontem que a convenção, a princípio anunciada apenas no modelo on-line, também será presencial, mas obedecendo rigorosamente a todas as recomendações das autoridades sanitárias.

Madeira vai participar do evento de forma remota, já que ainda se recupera da Covid-19. Ele já deixou o hospital e vem cumprindo o restante da quarentena em casa.

Finalizando

A convenção do Solidariedade encerrará os encontros partidários para oficialização de candidaturas em São Luís.

Hoje encerra-se o prazo – previsto no calendário eleitoral – para que os partidos realizem suas convenções.

A partir de amanhã, quem for disputar as eleições deste ano, já pode iniciar o pedido de registro de candidatura. O prazo para isso vai até dia 23 de setembro.


Cadê a fiscalização

As aglomerações registradas em convenções partidárias em são Luís ainda são foco de debate na capital.

Três candidatos usaram as redes sociais para criticar seus adversários que reuniram milhares de pessoas no evento político.

Jeisael Marx da Rede, Franklin Douglas do PSOL e Adriano Sarney do PV fizeram críticas a ausência de fiscalização nessas convenções.


De olho

7 dias serão o prazo para que os candidatos a mandato eletivo em 2020 peçam registro de candidatura à Justiça Eleitoral.


Representação

O deputado Adriano Sarney foi um pouco mais adiante: ele decidiu representar junto ao Ministério Público para que uma apuração seja feita e culpados sejam apontados.

O anúncio foi feito na tribuna da Assembleia Legislativa. O parlamentar questionou a ação do poder público.

“Como pode o poder público ser tão rígido com os trabalhadores e contribuintes que passaram meses sem poder produzir e nada fazer ou questionar os partidos e pré-candidatos sobre essas convenções feitas para exaltar o quê?”

E mais

- Candidatos a prefeito de São Luís já iniciaram a montagem de seus comitês de campanha, que passarão a funcionar já na próxima semana.

- Polícia Civil e membros do Gaeco encontraram cheque de R$ 400 mil na casa do prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar Alves de Oliveira.

- A busca e apreensão, feita não somente na casa do gestor, como de outros membros da gestão, ocorreu no âmbito da Operação Quarto Feliz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.