Protesto

Manifestantes ateiam fogo em linhas de trem em regiões da Catalunha

Protestos acontecem antes de ato pró-independência; nos últimos anos, separatistas realizaram grandes manifestos em favor da independência, no dia 11 de setembro

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Moradores carregaram bandeiras em meio a protestos realizados na Catalunha, nesta sexta-feira
Moradores carregaram bandeiras em meio a protestos realizados na Catalunha, nesta sexta-feira (protesto / catalunha)

BARCELONA - Manifestantes catalães queimaram pneus em vários pontos da rede ferroviária da região espanhola na manhã desta sexta-feira (11), forçando vários cancelamentos - os primeiros sinais de tumulto em um dia famoso pelos protestos pró-independência de massa.

Atos foram planejados para o final do dia na região. Nos últimos anos, separatistas realizaram grandes protestos em favor da independência da Espanha no dia 11 de setembro para marcar La Diada, o aniversário da queda de Barcelona para as forças espanholas em 1714.

Um porta-voz da operadora ferroviária disse que os manifestantes atearam fogo em sete ou oito locais em toda a Catalunha, a maioria concentrados em Girona, onde todos os serviços de trem foram cancelados.

Os serviços da linha de alta velocidade entre Barcelona e Figueres, que se conecta com a rede TGV da França, foram suspensos, tuitou a operadora ferroviária Adif.

Alguns incêndios foram detectados em Lleida, mas o serviço estava operando normalmente, disse, acrescentando que técnicos estavam avaliando como consertar os trilhos e normalizar o serviço.

Pandemia

Apesar dos apelos das autoridades de saúde para que se evitem aglomerações em meio à pandemia, a entidade organizadora de base popular Assemblea Nacional Catalana disse na semana passada que quer realizar o maior protesto europeu adaptado aos tempos de coronavírus.

Neste ano, o governo separatista catalão decidiu não comparecer, pedindo cautela devido à crise de saúde, mas disse que respeita o direito de protestar. O secretário de saúde pública regional e o chefe de uma associação de médicos desaconselharam aglomerações.

A Espanha já registrou 554.143 casos desde o início da pandemia, mais do que qualquer outra nação da Europa Ocidental, e relatou 13 mortes na quinta-feira (10), o que eleva seu total a 29.699. Pesquisas mostra que moradores da região estão divididos no tema da independência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.