Eleições 2020

Tuntum: pré-candidato pede proteção policial à SSP

Deputado estadual Fernando Pessoa, que é pré-candidato do Solidariedade a prefeito do município, enviou ofício à Secretaria de Segurança pedindo escolta policial no período de campanha deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Fernando Pessoa quer proteção policial
Fernando Pessoa quer proteção policial (Fernando Pessoa)

São Luís - Pré-candidato a prefeito de Tuntum pelo Solidariedade, o deputado estadual Fernando Pessoa, protocolou, via Assembleia Legislativa, um pedido de proteção policial à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), enquanto durar a campanha eleitoral.

Em ofício direcionado ao titular da pasta, secretário Jefferson Portela, Pessoa se diz vítima de ameaça de morte em meio à pré-campanha. A O Estado, o parlamentar diz que tem andado com proteção de colete à prova de balas, após haver passado alguns dias em São Luís, sem fazer atividades na cidade de Tuntum.

Ao pedir escolta policial, o deputado pré-candidato diz ter obtido informações de que familiares de dois assaltantes de banco - mortos em confronto com a polícia após um assalto na cidade de Formosa da Serra Negra - teriam ameaçado vingar-se, sob alegação de que teria partido do parlamentar a ordem para que policiais matassem os criminosos. O deputado nega qualquer interferência nesse sentido.

“O deputado estadual Fernando Pessoa vem […] informar que tomou conhecimento de que a família dos acusados de assalto a banco que confrontaram a polícia e vieram a óbito - João Coutinho dos Santos Filho e Renato Barbosa de Sousa, ambos de Tuntum/MA, estão querendo responsabilizar o dep. estadual Fernando Pessoa, como se a polícia tivesse agido de forma induzida por ele. E que já teve conhecimento de que os pais e alguns familiares dos acusados mortos pela polícia estariam querendo vingança, planejando o assassinato do deputado”, destaca Pessoa no seu pedido a Portela.

João Coutinho Filho e Renato de Sousa morreram em confronto com a polícia no final do mês de julho. Eles estavam numa caminhonete S10 e, segundo informações da Polícia, ao serem abordados em uma barreira por equipes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Sei), do Centro Tático Aéreo (CTA) e da 13ª Delegacia Regional, próximo ao povoado Belém do Maranhão, já na zona rural de Tuntum, reagiram atirando e foram baleados.

Acusação

Os dois mortos chegaram a ser apontados como seguranças informais do atual prefeito, Cleomar Tema (PSB), após surgir uma foto de ambos ao lado do socialista. O próprio Fernando Pessoa gravou um vídeo reforçando a acusação.

“Tivemos, realmente, uma ameaça de morte por parte de algumas pessoas ligadas aos ex-seguranças do atual prefeito de Tuntum, o qual tiveram um confronto com a polícia nos últimos dias e acabaram chegando a óbito. O prefeito de Tuntum marcou uma agenda aqui em São Luís conosco, com o secretário de Segurança Pública, com o secretário de Articulação Política, o qual, por duas vezes, ele não compareceu a essas agendas”, destacou Pessoa. Segundo ele, foi orientação da SSP o uso de colete à prova de balas.

Cleomar Tema, contudo, nega qualquer ligação com os acusados de assalto a banco e com os familiares que teriam ameaçado o deputado.

“Estivemos com eles, eu e a Daniela [deputada estadual Daniela Tema, esposa de Cleomar], apenas em uma oportunidades, há uns quatro meses, durante visitas que fizemos aos povoados Belém e São Lourenço”, disse Tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.