Estado Maior

Jogo em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

O jogo político em São Luís está na fase da oficialização dos acordos que começaram a ser costurados ainda em 2019. As convenções partidárias reúnem filiados para que sejam confirmadas as posições de cada legenda.

Por enquanto, somente o PV fez sua convenção. Hoje, será a vez do PSTU oficializar Hertz Dias como candidato a prefeito. Amanhã, 11, fará convenção o Pros, de Yglésio Moyses, que deixará registrada em ata a chapa encabeçada pelo deputado e o médico Mauro César como seu vice.

Os dias em que mais terão convenções na cidade será o sábado, 12, e o domingo, 13. Dos pré-candidatos, três farão convenção dia 12 e outros três, no domingo. Neto Evangelista (DEM), Duarte Júnior (Republicanos) e Bira do Pindaré (PSB) se reunirão em seus encontros oficiais no primeiro dia do fim de semana.

Já Rubens Júnior (PCdoB), Jeisael Marx (Rede) e Franklin Douglas (PSOL) farão suas convenções do domingo.

Para a próxima semana, as convenções serão de Eduardo Braide (Podemos) – que faz muito suspense sobre a data – e de Carlos Madeira (SD), que será dia 16. Este último não deverá participar, porque se recupera da Covid-19.

Com as convenções feitas, o processo eleitoral pulará para os pedidos de registro de candidatura e, logo em seguida, as temidas impugnações.

Defesa
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), defendeu em suas redes sociais maior participação do Estado na economia.

Para o gestor, a questão central neste caso é, segundo ele, o papel regulador e fomentador do Estado.

De acordo com Dino, a recusa do Estado em interferir no mercado somente conduz a "desastres".

Cobertura das eleições
O Grupo Mirante planeja fazer uma das maiores coberturas de eleições de sua história.

O trabalho integrado de todos os veículos do grupo (O Estado, TV Mirante, G1MA, Rádios AM e FM e Imirante.com), trará informações abrangentes da corrida eleitoral, em São Luís e nos principais municípios do estado.

Com direito a novidades e reedição de projetos já consagrados, a cobertura das eleições 2020 oferecerá o melhor do jornalismo aos consumidores mais exigentes da boa informação.

Agora vai?
Conforme adiantado por O Estado há algumas semanas, o PT subirá no mesmo palanque do PCdoB na capital.

De acordo com a direção municipal petista, as "amarras" da Executiva Nacional foram desfeitas e o anúncio deve ser feito amanhã.

No entanto, em se tratando de PT, é sempre bom esperar para ver. Em agosto, quando o partido anunciaria a aliança com os comunistas, os petistas foram obrigados a recuar.

Reage bem
A assessoria do pré-candidato Carlos Madeira (SD) emitiu nota ontem informando sobre o estado de saúde do ex-juiz.

Ele, que está com Covid-19, foi internado no sábado em um hospital particular. Pela nota, Madeira responde bem ao tratamento.

Novos exames serão feitos e, dependendo do resultado, o pré-candidato deverá concluir o tratamento em casa.

Desistência?
Há rumores de que o PSL poderá abrir mão de disputar a vaga de vice na chapa de Neto Evangelista (DEM).

O motivo seria a pressão que o PDT faz pelo espaço e a falta de diálogo da direção nacional do PSL com o Democratas.

O PTB não deve causar grandes problemas para o PDT, deixando o caminho livre para que o partido do senador Weverton Rocha emplaque o vice de Evangelista.

DE OLHO

11 candidaturas A PREFEITO serão oficializadas até a próxima semana em São Luís. Até há duas semanas, eram 13, mas articulações reduziram o número de candidatos a prefeito.

Ainda tenta
O deputado Wellington do Curso (PSDB) tenta a todo custo se manter no páreo nas eleições municipais deste ano em São Luís.

O tucano ainda reclama da decisão de seu partido de fechar aliança com o Podemos, de Eduardo Braide.

Wellington diz aguardar posição da direção nacional para saber se vai acionar a Justiça contra o PSDB local.

E MAIS

• O deputado Wellington precisa correr contra o tempo porque o PSDB de São Luís já marcou sua convenção.

• Os tucanos vão se reunir no sábado, 12, para oficializar a aliança com Podemos, PSD, PMN e PSC.

• E mesmo sabendo que dificilmente surtirá efeito o recurso para a direção nacional tucana, Wellington tenta aumentar seu passe para declarar apoio a um dos pré-candidatos a prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.