Construção de pontes

Maranhão recebe investimento de R$ 10,4 milhões da Codevasf

Recurso repassado pela Companhia de Desenvolvimento se alinha a programação de trabalho que prevê, inicialmente, a execução de três pontes no município de Imperatriz e uma em Açailândia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Recursos da Codevasf serão destinados à construção de pontes
Recursos da Codevasf serão destinados à construção de pontes (ponte)

Modernas pontes de concreto com estrutura de aço serão instaladas no Maranhão pelo governo federal por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Inicialmente, serão construídas 29 pontes modulares mistas que irão substituir antigas estruturas em madeiras em diversos municípios do estado. O investimento é da ordem de R$ 10,4 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União e destinados à Codevasf por meio de destaque orçamentário extraparlamentar descentralizado pela Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, “a construção das pontes mistas vai agilizar e melhorar o tráfego nas localidades onde serão instaladas, bem como aumentar a segurança de todos a partir da substituição de antigas pontes de madeira”. A dimensão das pontes a serem instaladas varia de 10 a 24 metros de extensão por 4,5 metros de largura.

Contrato
O contrato para a execução dos serviços foi assinado no final de julho deste ano. “As obras ainda não foram iniciadas. Atualmente, estamos na fase de obtenção das licenças ambientais e recebimento dos projetos executivos. A validade do contrato é de um ano após assinatura das ordens de serviço, as quais ainda não foram expedidas”, explica o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf no Maranhão e fiscal das obras, Marcone Leite.

A programação de trabalho prevê, inicialmente, a execução de três pontes no município de Imperatriz e uma em Açailândia. “Em Imperatriz, serão beneficiadas cerca de 259 mil pessoas que vivem na cidade com a construção de duas pontes no bairro Vila Redenção II e uma no bairro Santa Rita. Já em Açailândia será construída uma estrutura na divisa com o município Bom Jesus das Selvas, beneficiando cerca de 147 mil que residem nas duas cidades”, detalha Leite.

Para o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Rosendo Júnior, “além da melhoria das condições de segurança e tráfego de pessoas, essa ação é de suma importância para o desenvolvimento econômico dos municípios, pois a estruturação das vias para o escoamento da produção permite a inserção de produtos no mercado de maneira mais sólida e competitiva, desenvolve novos postos de trabalho, geração de renda e melhoria nas condições de vida da população.”

Durabilidade
A opção da Codevasf pelo sistema construção de pontes modulares mistas deve-se, entre outros fatores, à superestrutura de peso 65% menor que as pontes convencionais de concreto, reduzindo assim as dimensões de pilares e blocos e, consequentemente, do número de estacas; redução da quantidade de peças, otimizando o transporte e diminuindo valores de frete; uso de pouca mão de obra para montagem (no máximo, quatro trabalhadores), minimizando assim risco de acidentes de trabalho.

De acordo com a empresa contratada para executar os serviços, as pontes de concreto com estrutura de aço têm muitas vantagens. Elas combinam as qualidades estruturais do aço e o custo/benefício do concreto. São mais baratas quando comparadas às construções de pontes de concreto convencionais, além de mais leves e de suportarem uma elevada capacidade de carga.

Outra vantagem apontada é que esse tipo de estrutura é projetada para ter durabilidade superior a 100 anos, sem a necessidade de manutenção periódica, com 50 anos de garantia contra a corrosão, além de utilizar materiais sustentáveis na sua construção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.