Incremento

Unidade de beneficiamento de mandioca beneficiará produtores familiares de Itapecuru-Mirim

Serão beneficiadas com essa ação em torno de 90 famílias de agricultores, que poderão produzir, na unidade, farinha seca, farinha d''água e féculas da mandioca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (beneficiamento de mandioca)

Maranhão - O governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), está implantando uma unidade de beneficiamento de mandioca que beneficiará produtores familiares do município de Itapecuru Mirim, no Maranhão.

Com investimento de R$ 125,2 mil, a estrutura está instalada em uma área de 120 m² e será equipada com um cevador de mandioca; um forno para farinha manual; uma prensa manual para farinha e uma balança eletrônica semiautomática.

Serão beneficiadas com essa ação em torno de 90 famílias de agricultores, que poderão produzir, na unidade, farinha seca, farinha d’água e féculas da mandioca. “Trata-se de mais uma importante ação do governo federal, por meio da Codevasf, que deve fortalecer pequenos produtores rurais a partir da inclusão produtiva e da geração de renda”, aponta Jones Braga, titular da 8ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em São Luís.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, José Alberto da Silva, a unidade de beneficiamento de mandioca, situada no povoado Leite, incrementará a produção local.

"A farinha era produzida de maneira precária. O que se espera, a partir de agora, é a ampliação da área plantada, o aumento da produtividade e a geração de trabalho e renda. Outro fator positivo é a concentração da produção de farinha em um só local, uniformizando a qualidade e agregando valor ao produto", conclui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.