Restrição

Covid-19 cancela desfile alusivo à Independência

Tradicional parada militar não ocorreu para atender normas sanitárias, pois causaria aglomeração na Areinha

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Eventos do 24ºBIS são realizados internamente na pandemia
Eventos do 24ºBIS são realizados internamente na pandemia (exercito ma)

O tradicional desfile em comemoração ao Dia da Independência, 7 de setembro, não ocorreu ontem devido a pandemia da Covid-19. O evento reúne militares das forças armadas e forças auxiliares, estudantes e a população todos os anos na Avenida Vitorino Freire, na Areinha.

O tenente-coronel Neves Franco, do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), disse que como forma de seguir as normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus como ainda evitar aglomeração e resguardar a segurança acabou sendo suspenso o desfile de 7 de setembro, que demostra o sentimento de patriotismo.

Ele ainda declarou que o Exército está desenvolvendo vários ações para combater esse vírus. Uma delas é o trabalho de higienização dos órgão públicos, hospitais e igrejas como também a realização de campanhas de conscientização em companhias de órgãos municipais e estaduais.

Ainda de acordo com Neves Franco, além do desfile da Independência, outros eventos militares foram modificados devido ao novo coronavírus durante este ano. Uma delas foi a comemoração dos 150 anos da instalação do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), em São Luís, ocorrida no dia 31 de agosto. Houve apenas um evento fechado para os homenageados da Medalha do Exército Brasileiro, Medalha Legião Barão de Caxias e o Diploma Amigos do Batalhão.

No último dia 24, ocorreu uma formatura interna na sede do quartel em alusão ao Dia do Soldado, 24 de agosto. Durante o evento, 118 soldados do Efetivo Variável (EV) incorporados neste ano e 40 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) receberam a boina e fizeram o juramento à Bandeira Nacional, um dos momentos marcantes na carreira militar.

Saiba mais

A independência

O dia 7 de setembro é comemorado todos os anos em nosso País como o dia da nossa independência, isso é, o dia em que o Brasil colocou fim aos laços coloniais que existiam entre ele e Portugal. O processo de independência do Brasil aconteceu de maneira paralela aos movimentos de independência que aconteceram nas colônias da Espanha aqui na América.

Esse processo teve como grande personagem Pedro de Alcântara, também conhecido, depois de sua coroação, como Dom Pedro I. Outro personagem que se destacou nesse contexto foi José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos grandes articuladores da nossa independência, que aconteceu como reflexo direto da tentativa da burguesia portuguesa de recolonizar o Brasil e de reverter os avanços que tinham acontecido no país – principalmente nas questões econômicas – durante o Período Joanino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.