Ferrugem asiática

Aged fiscaliza cumprimento do vazio sanitário da soja no MA

Ação que ocorre nas regiões Sul e Tocantina vai de 1º de agosto a 30 de setembro para prevenção à ferrugem asiática

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Fiscalizações da Aged já iniciaram na região de Balsas, que reúne grande produção de soja
Fiscalizações da Aged já iniciaram na região de Balsas, que reúne grande produção de soja (vazio da soja)

Balsas - A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) deu início às fiscalizações referentes ao cumprimento do vazio sanitário da soja, medida fitossanitária obrigatória para prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no estado do Maranhão. A ação ocorre nas regiões Sul e Tocantina.

O período do vazio sanitário da soja, no qual não é permitido ter qualquer planta de soja viva para essa área produtiva, vai de 1º de agosto a 30 de setembro.

O gestor da Unidade Regional da AGED em Balsas, Eugênio Pires, informou as fiscalizações durante o vazio sanitário observam algumas vertentes, cujas ações devem ser por requerimento de pedido de autorização ou apenas comunicadas ao órgão por parte dos produtores. Dentre elas estão a semeadura e manutenção de plantas vivas de culturas não hospedeiras da ferrugem asiática da soja; sistema de Irrigação de culturas hospedeiras, como feijão, pesquisa da soja e soja voluntária que germina na lavoura e deve ser destruída durante o vazio.

Dada a importância socioeconômica da cultura da soja (Glycine max) para o estado e a sua expansão de forma expressiva em várias regiões é que os produtores devem, de acordo com a Portaria Aged nº 352/201, cadastrar anualmente suas propriedades e suas respectivas Unidades de Produção (UP) no Escritório Regional ou Local da Aged nos municípios e por meio do termo de compromisso a fazerem a adoção de ações e medidas fitossanitárias para a prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Maranhão.

De acordo com Eugênio Pires, gestor da Unidade Regional da AGED em Balsas, na safra de 2006/2007 foram detectados aproximadamente 172 focos da Ferrugem Asiática no Maranhão, através do Sistema de Alerta da Embrapa, quando da introdução do fungo no estado. Com a implementação do vazio sanitário, caiu para uma média de sete focos por safra. “Já iniciamos as fiscalizações para que possamos passar mais um vazio com o menor prejuízo aos produtores. Essa é uma doença fúngica que causa enormes danos às lavouras”, explicou.

O vazio sanitário vegetal para a cultura da soja no Estado do Maranhão tem um segundo período de vazio que é para a Região Produtiva II, que vai de 15 de setembro a 15 de novembro e engloba os municípios que compõem a região Norte, Leste e Oeste do Estado, além das regiões dos Lençóis, Baixada, Médio Mearim e Baixo Parnaíba. Durante período fica proibido a semeadura e cultivo de soja em sucessão à soja, na mesma área e no mesmo ano agrícola.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.