Educação para o trânsito

Ação educativa "Somos todos Pedestres" é realizada no Jaracati

Projeto tem por objetivo conscientizar condutores de veículos e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito na capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ação do Projeto “Somos Todos Pedestres”, foi realizada na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati
Ação do Projeto “Somos Todos Pedestres”, foi realizada na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati (Somos todos pedestres)

São Luís - O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realizou nesta terça-feira (11), uma ação educativa do Projeto “Somos Todos Pedestres”, na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati. A atividade contou com a parceria do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV) e a participação de 14 educadores do Detran-MA.

O Projeto “Somos Todos Pedestres” tem por objetivo conscientizar condutores de veículos e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Nesta ação, o destaque foi para a utilização correta da faixa de pedestres.

Durante a ação educativa, os mascotes do Detran-MA, “Maria Sinaleira” e “Zé Plaquinha”, e o personagem “Agentileza”, que fazem parte do grupo de arte Transitarte, núcleo que realiza atividades lúdicas e performances teatrais relacionadas às boas práticas e comportamento seguro no trânsito.

Retorno
Após um período de suspensão, devido as medidas sanitárias de proteção ao Covid-19, o Detran-MA está retomando as atividades educativas presenciais e, para isso, vem adotando todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do coronavírus. Durante as ações, os educadores usam máscaras de proteção e têm acesso ao tubo de álcool gel.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, o Projeto “Somos Todos Pedestres” é uma importante ferramenta de conscientização. “Muitos acidentes podem ser evitados se todos estiverem cientes do seu papel no trânsito, portanto, este trabalho visa conscientizar pedestres e condutores de veículos sobre suas responsabilidades”, afirmou.

A ação foi realizada na data em que se comemora o Dia dos Estudantes, 11 de agosto. A estudante, Maria Eduarda Mendes, de 9 anos, contou que, conheceu o trabalho do Detran-MA, durante uma visita de uma equipe de educadores do órgão, em sua escola. “Essa atividade foi muito divertida e educativa. Depois disso, quando meus pais estão dirigindo, sempre peço para eles terem mais atenção no trânsito”, destacou.

O funcionário público, João de Jesus, acredita que este trabalho é muito importante para a educação da população. “As pessoas precisam saber de suas responsabilidades no trânsito. Ações como estas, nos ajudam a zelar pela segurança de todos no trânsito”, declarou.

De acordo com os educadores que participaram desta ação, foram distribuídos cerca de mil panfletos educativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.