Estado Maior

Sem negligência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Autoridades de toda a ordem no Maranhão estão efetivamente preocupadas – e atuantes – quando o assunto são as aglomerações de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus no estado.

Recentemente, houve notícias de ações em praias de São Luís – o caso da Península está aí, para comprovar -, em bares, restaurantes, e até uma live que acabou virando show foi alvo de fiscalização.

As mesmas autoridades, contudo, parecem não ter o mesmo olhar para os políticos.

Em meio à pré-campanha, representantes dos mais diversos matizes políticos têm mostrado pouco respeito às regras impostas pelo poder público.

O que se tem visto são casos e mais casos de aglomerações patrocinadas por quem quer chegar ao comando de municípios maranhenses – a prática é vista tanto em São Luís, quanto no interior do estado.

Mesmo assim, até agora, não se viu – nem se ouviu falar de – nenhuma medida adotada por quem de direito para barrar tais práticas.

Não se pode ser tão duro com uns e simplesmente negligenciar outros que cometem as mesmas irregularidades.


Estratégia

Apesar do “recuo” estratégico, o PT ainda dá como certa, ao menos internamente, a aliança com o PCdoB para a majoritária na capital.

No entanto, para não entrar neste momento em rota de colisão com a direção nacional, as lideranças locais decidiram mesmo adiar os planos de oficialização da parceria.

Que, apesar do flerte socialista, deve mesmo ocorrer.

Centrão, não

Integrantes do PT descartam, ainda, qualquer tipo de aliança componente do chamado "Centrão" na capital.

Eles entendem que se unir a determinadas legendas deste núcleo de poder, seria ligar perigosamente o nome da sigla ao do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Aliados, como Flávio Dino, por sua vez, alertam - sempre que podem - para a perda de terreno da esquerda no país.


Nem cogita

Sobre uma possibilidade de aliança entre Republicanos e MDB, como foi especulado na segunda-feira, 3, pessoas próximas ao pré-candidato Duarte Júnior descartaram qualquer ideia sobre o assunto.

De acordo com esses interlocutores, Duarte nem “sequer cogita” falar sobre o tema.

Enquanto isso, o MDB se articula e - em breve - deve anunciar novidades.


“Articulador”

Marcado por um episódio que o deixou conhecido como “candidato laranja”, em 2012, o ex-secretário de adjunto da Comunicação do Estado, Ednaldo Neves, deve coordenar a campanha de Jeisael Marx.

Neves foi convidado pelo próprio pré-candidato, que justificou a referência: “Tenho orgulho em ter quadros importantes no nosso partido [Rede] que logo vão encampar nossa coordenação”.

E completou: “A Ednaldo fiz o convite para ser coordenador de campanha. Espero que aceite e venha somar conosco com sua experiência em articulação e gestão”.


Vai recorrer

O juiz Douglas de Melo Martins reagiu ao voto do presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, durante o julgamento que ratificou liminar proibindo o magistrado de participar de lives político-partidárias.

Em entrevista ao programa “Os Analistas”, da TV Guará, Martins rebateu a argumentação de Toffoli e anunciou que vai recorrer da decisão do CNJ.

- Vou recorrer da decisão, vou entrar com um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal -, disse. O juiz ainda acrescentou: “Eu não sou candidato a nada”.


De olho

R$ 100 milhões foi quanto caiu a arrecadação do Governo do Maranhão no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019.

Novo perfil?

Em meio ao insucesso nas recentes pesquisas eleitorais - e diante de novos levantamentos em produção -, a deputada Detinha, pré-candidata a prefeita de São Luís pelo PL, decidiu apostar num novo perfil.

Nas redes sociais, aliados dela comandam uma página intitulada “Detinha Zoeira”, que apresenta a parlamentar como uma personagem mais despojada, humorística.

A ideia é tentar viralizar conteúdo favorável à pré-candidata, para tentar vê-la pontuar melhor daqui pra frente.


E mais

- O deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) procurou ontem o MDB, via Roberto Costa, para conversar sobre uma possível aliança para a eleição deste ano em São Luís.

- Após a movimentação do PCdoB de ontem, não restam dúvidas: o deputado Roberto Costa conseguiu reposicionar o MDB no tabuleiro político do estado.

- Pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, o deputado Duarte Júnior já escolheu dois alvos em suas peças de pré-campanha: o prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT) e o deputado Eduardo Braide.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.