Pandemia

Coronavírus: Argentina prorroga a quarentena obrigatória

Quarentena, que é mais rígida na capital Buenos Aires, deveria terminar neste domingo, mas foi prorrogada até 16 de agosto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Presidente Alberto Fernández anunciou a prorrogação da quarentena
Presidente Alberto Fernández anunciou a prorrogação da quarentena (Presidente da Argentina, Alberto Fernández)

BUENOS AIRES -A Argentina decidiu prorrogar uma quarentena obrigatória até o dia 16 de agosto conforme aumentam os casos de coronavírus no país, anunciou o presidente Alberto Fernández na sexta-feira. A quarentena, que é mais rígida na capital Buenos Aires, deveria terminar neste domingo (2).

A Argentina viu seu número de casos disparar nas últimas semanas, e registrou um recorde diário de 6.377 casos novos na quinta-feira. Atualmente, o país soma 185.373 casos confirmados e 3.466 mortes, de acordo com os dados governamentais mais recentes.

“O grande problema que tivemos nos últimos 15 dias é que relaxamos, sentimos que ele estava contido... peço a vocês que nos ajudem e se unam a nós”, disse Fernández em uma coletiva de imprensa na qual anunciou a prorrogação.

Restrições

A Argentina está em quarentena desde 20 de março, mas restrições já haviam sido amenizadas em muitas partes do país. No dia 17 de julho, Fernández anunciou um plano para o país voltar gradualmente à vida normal em vários estágios. A recreação ao ar livre foi permitida, e lojas, cabeleireiros e alguns serviços profissionais reabriram mais cedo em Buenos Aires no início do mês.

A capital tem uma das maiores concentrações de casos novos, assim como a província de Buenos Aires. A maioria dos edifícios de escritórios e salões de restaurantes continuam fechados.

Numa mensagem direta a esse segmento social, o presidente pediu uma reflexão e advertiu sobre as consequências penais. "Quero falar aos jovens a partir da minha alma, do meu coração.

Sabemos que na juventude, é importante a reunião com amigos. Também sinto saudade dos festivais, do futebol, do churrasco, mas não podemos. Peço, por favor, que façamos esse esforço e que nos ajudem. Peço que reflitam", apelou Fernández, apontando contra "reuniões e festas clandestinas e escondidas que são de alto risco".

Apesar de se tratar da "mais estrita quarentena do mundo", cada vez mais a população desrespeita as restrições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.