Reforma

MPMA participa de vistoria em obra do Estádio Nhozinho Santos

Promotora Lítia Cavalcante lembrou que, desde 2011, MP vem intervindo junto à Prefeitura, com a celebração de acordos para a reforma estrutural do espaço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Vistoria ao Estádio Nhozinho Santos ocorreu nesta quinta-feira (30)
Vistoria ao Estádio Nhozinho Santos ocorreu nesta quinta-feira (30) (vistoria MPMA Nhozinho Santos)

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, participou, nesta quinta-feira (30), de uma vistoria no Estádio Nhozinho Santos, que está com as obras de reforma em fase de conclusão. Também estiveram presentes membros do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Segundo a titular da 2ª Promotoria do Consumidor, Lítia Cavalcante, após a emissão dos laudos técnicos, pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, para constatação do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2018, com a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), o estádio deverá ser desinterditado e liberado para jogos de futebol e outros eventos.

“Pelo que estamos observando, realmente, foi feita uma reforma de verdade no estádio para dar melhores condições de segurança ao público”, constatou a promotora de justiça. No entanto, somente depois de verificados todos os itens contidos no TAC é que será definida a desinterdição.

O secretário municipal de Desportos e Lazer de São Luís, Jasson Lago Júnior, também acompanhou a vistoria.

TAC

Lítia Cavalcante lembrou que o Ministério Público, desde 2011, vem intervindo junto ao Município de São Luís, com a celebração de acordos para a reforma estrutural do estádio. Tanto em 2011, como em 2018, o objetivo dos Termos de Ajustamento de Conduta firmados era sanar irregularidades que ofereciam risco à segurança dos torcedores. Laudos do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atestaram o perigo aos frequentadores do espaço, destacando a necessidade de modificações.

Em 2018, foi feita a interdição do Nhozinho Santos, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, por diversos itens que colocavam em risco a segurança dos torcedores, atletas, profissionais de imprensa e o público em geral. “Na época, o estádio não oferecia condições mínimas para receber o público. O alambrado estava dando choque; pedaços de concreto da obra que estava sendo feita despencavam. Havia problemas nos banheiros, nas arquibancadas, nos hidrantes, nas instalações elétricas”, relata Lítia Cavalcante.

A reforma

Segundo a Semdel, o trabalho de modernização do Estádio Nhozinho Santos contempla reformas em todos os setores. A nova arena tem placas de vidros temperados laminado no alambrado, substituindo o antigo que era de ferro e considerado ultrapassado para os atuais padrões.

Outro ponto muito reclamado e que teve os problemas sanados foram os banheiros masculinos e femininos destinados aos espectadores. As tubulações finais que comprometiam a vazão e ocasionavam entupimentos e infiltrações, foram substituídas por novas e na dimensão correta. Os banheiros destinados às pessoas com deficiência foram amplamente restaurados, com instalação de piso antiderrapante, novas pias, vasos e mictórios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.