Estado Maior

Interdição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Depois da forte repercussão nas redes sociais de eventos que provocaram aglomeração, desordem, atos de preconceito e até interdição de um ponto comercial na Península da Ponta d’Areia, uma megaoperação realizada ontem resultou na interdição total de qualquer atividade de exploração comercial na faixa de areia daquela praia.

A decisão foi tomada em conjunto pelo Ministério Público, pela Delegacia de Costumes, Blitz Urbana e pelo Corpo de Bombeiros.

No último fim de semana, um “pagodão” realizado na faixa de areia, chamou a atenção das autoridades e do cidadão que permanece em casa por causa da pandemia de Covid-19.

Houve, inicialmente, a interdição do Posto A - que promove prática esportiva no local -, e onde tomou lugar o samba no domingo. Mas um ato considerado preconceituoso deu início a uma crise sem precedentes.

Um empresário disse que montou empreendimento na área para as famílias da Península e afirmou que há uma demanda “nada aceitável para os padrões sociais”.

A afirmação motivou repúdio em diversos setores da sociedade e a promoção de dezenas de grupos articulados no whatsapp, com a proposta de “invasão” à Península.

Em reportagem à TV Mirante, o empresário disse que foi mal interpretado e que “os padrões sociais” mencionados por ele se travam de desrespeitos às regras sanitárias impostas pela pandemia.

Agora, há a interdição de toda a faixa de areia para exploração comercial.

E diante de tudo isso, o Maranhão segue uma árdua batalha de enfrentamento à Covid-19, com dezenas de mortes diárias.

Articulação

Com a aliança PSL/DEM na capital oficializada, a disputa será agora por espaços no projeto que se torna ainda mais robusto em apoio a Neto Evangelista.

Se por um lado, o Democratas ganha em estrutura, por outro, a direção da sigla terá que ter "jogo de cintura" e articulação para aglutinar legendas de campos de poder tão distintos.

A briga PDT e PSL será, claro, pela indicação de vice. Com o PDT ligeiramente na frente.

Pesar

A ex-governadora Roseana Sarney manifestou pesar e se solidarizou à família do ex-prefeito da cidade de Codó, Ricardo Archer, que morreu vítima de Covid-19 em São Luís.

Roseana também lamentou, com profunda tristeza, a morte do prefeito de Governador Nunes Freire, Indalécio Wanderley.

Com apenas 55 anos de idade, o prefeito morreu na capital, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Repercussão

A morte do ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer, vítima da Covid-19, repercutiu fortemente no meio político.

Um dos a se manifestar foi o deputado estadual César Pires, que lamentou o fato.

Outros parlamentares, como o deputado estadual Zito Rolim (PDT) e o deputado federal Hildo Rocha (MDB) também enviaram condolências à família de Archer.

Lamentou

Em nota de pesar, a Assembleia Legislativa do Maranhão lamentou a morte de Ricardo Archer.

De acordo com o Parlamento, Archer "era uma grande referência política".

Ricardo Archer foi prefeito de Codó por dois mandatos e presidente da Famem. Ele chegou a ocupar cadeira no Legislativo Estadual, na condição de suplente pelo então PMDB.

Criticou

O deputado Roberto Costa subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para protestar contra as práticas do Banco da Amazônia no interior do estado.

Segundo ele, indo contra a decisão das ações judiciais que garantiram a permanência das agências do Basa em Bacabal, Pinheiro e Santa Inês, a instituição tem agido para tentar burlar o funcionamento dessas agências.

Ele disse que há uma tentativa de desmobilizar os clientes com a informação de que haverá fechamento das agências.

De olho

R$ 63.713.839,00 é o valor aberto no Orçamento do Estado pelo governador Flávio Dino para aplicação na Saúde.

Jurista no TRE

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, comunicou a existência de uma vaga de membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

A vaga é para a categoria Jurista [para advogados], em decorrência do término do 1º biênio do mandato de Camila Rose Ewerton Ferro Ramos.

As inscrições, para mandato de dois anos, devem ser realizadas até a próxima segunda-feira.

E mais

- A Assembleia Legislativa continua com a realização de atividades limitadas e com acesso restrito em decorrência da pandemia da Covid-19.

- Ainda não há nova data definida para a previsão de reabertura das aulas presenciais na rede pública estadual.

- O Senado Federal deve apreciar na próxima semana a matéria que institui o novo Fundeb.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.