Eleições 2020

Definição sobre aliança do PSL na majoritária em SL sai ainda esta semana

Presidente da sigla no estado, Chico Carvalho, irá até Brasília para definir questão com a Executiva Nacional; oficialização, segundo o DEM, é iminente

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, vai a Brasília esta semana para reunir com a Direção Nacional
Presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, vai a Brasília esta semana para reunir com a Direção Nacional (Chico Carvalho)

São Luís - A definição sobre o posicionamento do PSL (Partido Social Liberal) na eleição majoritária na capital maranhense deve ser divulgada ainda esta semana. O martelo será batido em encontro com membros da Executiva Nacional da sigla e representantes estaduais.

O presidente do PSL no Maranhão, Chico Carvalho, deve viajar nos próximos dias à Brasília para se encontrar com o chefe da legenda no país, Luciano Bivar. Há algumas semanas, a direção do partido orientou às suas representações nos estados e municípios para que não houvesse qualquer acordo entre PSL e Republicanos. Os partidos entraram em rota de colisão nacionalmente devido às articulações para as próximas eleições na Câmara dos Deputados.

Além do desentendimento interno, nos bastidores, a influência do presidente da Câmara dos Deputado, Rodrigo Maia, para que o PSL desembarque no palanque do DEM também impede o acordo dos liberais com os republicanos. O vice-governador do Estado, Carlos Brandão (Republicanos) e um dos nomes fortes de apoio à pré-candidatura de Duarte Júnior (Republicanos), em São Luís, chegou a se encontrar com a cúpula do PSL para contornar, sem sucesso, a mudança de rumo.

A tendência, antes mesmo do aval nacional, é que o PSL migre mesmo para o projeto democrata, de apoio à pré-candidatura na capital de Neto Evangelista. O apoio liberal é visto como fundamental para que o projeto do DEM emplaque.

O PSL passou a ser cortejado por vários partidos que miram a elevação em seus fundos partidários e, principalmente, o aumento no tempo de inserção da propaganda gratuita. Por sua vez, o PSL – que garantira a indicação de vice em uma improvável hoje aliança com o Republicanos – terá que negociar espaços na iminente chapa com o DEM.

A disputa do PSL, neste caso, seria com o PDT que também está com o DEM na disputa na capital. Os pedetistas, que abriram mão da pré-candidatura do presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores, Osmar Filho, em prol do apoio aos democratas, aparentemente tem prioridade na indicação do vice de Neto Evangelista.

Mais

Nota oficial

A disputa pelo apoio do PSL entre Republicanos e DEM na capital passou a se intensificar após, preliminarmente, o PSL manifestar apoio à

pré-candidatura de Duarte Júnior. Depois disso, o presidente do partido, Chico Carvalho, precisou recuar. “Sobre as eleições na capital, aguardamos a posição da direção nacional para oficializarmos os caminhos que serão seguidos pelo PSL em São Luís. Ainda estão acontecendo conversas e diálogos”, disse o vereador em nota divulgada este mês.

Duarte Júnior ainda crê em apoio do PSL em sua chapa

A O Estado, em entrevista exclusiva publicada na edição impressa de ontem (21), o pré-candidato à prefeitura de São Luís, Duarte Júnior (Republicanos) afirmou que ainda crê em acordo de sua sigla com o PSL. Segundo ele, o vereador e presidente estadual do PSL, Chico Carvalho “é um homem de palavra” e cumprirá com acordo pré-estabelecido entre PSL e Republicanos em abril deste ano.

Duarte Júnior afirmou ainda que ele e Chico Carvalho ainda permanecem cumprindo agenda nos fins de semana. “O vereador Chico Carvalho declarou publicamente apoio à nossa pré-candidatura em 3 de abril deste ano. Continuamos juntos, visitando a Zona Rural de São Luís. Todos sabem que o vereador Chico [Carvalho] é um homem de palavra”, disse o pré-candidato.

Apesar da aparente confiança, nos bastidores, aliados do próprio Duarte Júnior entendem ser improvável uma mudança de rumos na questão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.