Trânsito comprometido

Buraco em asfalto é causa de colisões entre veículos em via

Problema é relatado por quem trafega pela Travessa Boa Esperança, entre a Cohama e Turu

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Trânsito de veículos  fica perigoso com buraco no meio da travessa
Trânsito de veículos fica perigoso com buraco no meio da travessa (buraco)

São Luís - Condutores de veículos que dirigem pela Travessa Boa Esperança, entre os bairros Cohama e Turu, estão preocupados com a situação de um trecho da via que cedeu e se transformou em armadilha para desavisados. Além do buraco, há um esgoto estourado na mesma travessa, que exala forte odor e incomodo moradores da área.

Um buraco de proporções consideráveis formou-se no meio do caminho da via que liga a Cohama ao bairro Turu e que dá acesso a outras áreas da capital. Em dias de chuva, a armadilha fica invisível e os condutores, vulneráveis a se envolver em acidentes, já que se trata de uma via de circulação rápida e bastante movimentada diariamente.

Os condutores contam que a deformação é acentuada e alcança a altura do meio-fio, tornando-se extremamente danosa para veículos que possam vir a cair na armadilha, danificar sua parte mecânica. Além disso, é um trecho de declive. Relatam também que já houve diversas colisões por conta da deformação.

“São Luís está repleta de crateras, mas vemos, claramente, que este não se trata de um buraco qualquer, pois representa perigo para quem passa por aqui. E como está chovendo com freqüência, o ideal seria que a Prefeitura tomasse as providências, antes que o pior aconteça”, disse Társio Henrique Nunes, motorista de aplicativo que costuma trafegar pela área.

Esgoto
Em outro ponto da via, há um esgoto estourado que deixa o perímetro ainda mais comprometido. Segundo Edgar Mendes Barros, morador do bairro Residencial Primavera, o buraco formou-se há mais de dois anos e a água suja jorra constantemente. “A Caema veio para consertar um cano de esgoto e nunca mais retornou, ou seja, o buraco foi aberto e o esgoto está aí até hoje, do mesmo jeito”, contou.

A moradora Maria Maciano de Barros, residente no mesmo conjunto, disse que não consegue mais nem dormir. “O esgoto é próximo à minha residência e o odor é muito forte, que atrapalha a gente até de dormir. Quando chove, o mau cheiro é realçado”, contou.

Trata-se de uma área que recebe um volume intenso de veículos em horários de pico, sendo, por essa razão, objeto de reclamações constantes de condutores. O conjunto de problemas, relatados por transeuntes, moradores e condutores de veículos, torna a área perigosa para o tráfego, pois está sempre vulnerável a acidentes.

A respeito do esgoto, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que não recebeu nenhuma reclamação/denúncia formalizada sobre a situação mostrada na reportagem, mas, como praxe, vai enviar uma equipe técnica ao local para avaliar a origem do vazamento e tomar as providências necessárias.

A Caema ressaltou, no entanto, que mantém abertos seus canais de atendimento à população para registro de denúncias sobre ligações clandestinas, despejo indevido de esgoto, assim como o desperdício de água, por meio do call center (0800 7010 195), WhatsApp (98) 99113 0195, ou no aplicativo Caema Mobile.

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de São Luís não havia respondido o email com a solicitação de esclarecimento sobre as providências a serem tomadas em relação ao buraco no asfalto relatado na reportagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.