COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
NOS SALÕES elegantes de São Luís, o apresentador da TV Mirante, Giovanni Spinutti e Nazaré com o poeta Félix Alberto Lima, Eveline Cunha (Chefe de Redação da TV Mirante) e a publicitária Wal Oliveira
NOS SALÕES elegantes de São Luís, o apresentador da TV Mirante, Giovanni Spinutti e Nazaré com o poeta Félix Alberto Lima, Eveline Cunha (Chefe de Redação da TV Mirante) e a publicitária Wal Oliveira
EMMANUEL Marcos Barbosa (na foto ao lado do Repórter PH) está em São Paulo com Alípio Moraes, às voltas com projetos na área de eventos, orientados por Marlene Mattos
EMMANUEL Marcos Barbosa (na foto ao lado do Repórter PH) está em São Paulo com Alípio Moraes, às voltas com projetos na área de eventos, orientados por Marlene Mattos

Segurança nas escolas
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, ontem, projeto de lei de autoria do deputado Adriano Sarney propondo a inclusão no calendário oficial do Maranhão, da Semana Estadual de Segurança nas Escolas, a ser realizada anualmente, na segunda semana de outubro.
Devido aos casos de violência registrados dentro de escolas, como as tragédias que ocorreram em Suzano (SP) e Medianeira (PR), o parlamentar apresentou a proposta para que o Estado tenha uma política de prevenção à violência e à criminalidade no ambiente escolar.

Segurança nas escolas 2
O projeto propõe maior interação entre a escola e os órgãos de segurança pública, visando tornar o ambiente escolar mais seguro para alunos e professores.
Outro objetivo é difundir os programas da Polícia Militar, a exemplo do “Rede de Segurança Escolar” e o “Programa Educacional de Resistência às
Drogas e à Violência”.
Adriano citou também o projeto “Ronda Escolar”, posto em prática pelo Grupo Especial de Apoio às Escolas.

Um recado
Saiu o clipe da música “E daí”, da cantora maranhense Anna Torres, uma composição autoral em parceria com Marco Duailibe e arranjos de Roland Casanova.
O mais interessante é que as imagens foram gravadas em um cemitério tradicional de Paris, ou seja, o Cimetière d’Antony e, também, no Parc du Sceaux.
Anna, que reside na Europa há mais de 20 anos, contou que a música pretende mandar um recado para aquelas pessoas que desafiam as autoridades sanitárias nesta pandemia do coronavírus, colocando em risco a vida de quem convive com elas.

Por sorteio
Sensíveis aos desafios da educação diante do cenário atípico vivido em decorrência da pandemia de Covid-19, o processo de admissão de novos alunos na Escola Sesc de Ensino Médio,
localizada no Rio de Janeiro, foi reformulado e será realizado por meio de sorteio público. As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de julho.
Este ano, não haverá prova de conhecimentos específicos e nem redação no processo eletivo 2021 da ESEM.
Os candidatos de todo o país participarão de um sorteio público, metodologia utilizada por diferentes e renomadas instituições de ensino.

Flagrante em SLZ
Quem se dirigiu, na manhã de ontem, à Procuradoria do Município para Negociação de débitos do IPTU, deparou-se com com um cenário de desrespeito às pessoas que necessitam de atendimento prioritário.
Foi o que nos contou uma leitora que passou por lá.
O problema maior, segundo ela, relacionava-se à inexistência de uma fila de prioridade para pessoas idosas, gestantes e pessoas com crianças de colo

Cidinho e Coaching Positivo
A Faculdade ISL Wyden vai lançar a 2ª Turma de MBA em Liderança e Formação em Coaching Positivo, prevista para começar em setembro. O sucesso da 1ª Turma, que já está em seu último semestre, motivou a procura espontânea para a próxima turma, antes mesmo de ser lançada. O Curso, com carga horária de 420 horas já é considerado a melhor formação em Coaching em São Luis e tem como coordenador o experiente professor Cidinho Marques, que também ministra a disciplina Teoria e Prática de Coaching.

TRIVIAL VARIADO
A sociedade maranhense recebeu ontem a triste notícia do falecimento, no Rio de Janeiro, do arquiteto Reynaldo Marques, que durante muitos anos fez inúmeros projetos de arquitetura nesta cidade. Ele sofria de câncer.

A última vez que Reynaldo Marques esteve em São Luís foi em outubro do ano passado, para participar da festa das Bodas de Ouro de feliz casamento de Rosimar e José Carlos Salgueiro.

Começam hoje as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores para atuarem na Educação Básica, nos
Centros de Ensino Médio em Tempo Integral da rede pública estadual do Maranhão.

Nelson Almada Lima e Valéria estavam muito felizes ontem com a chegada do neto Miguel, primeiro filho de sua filha Valentina e de Thiago
Ribeiro de Santana.

DE RELANCE

O drama dos lojistas
Lojas fechadas, contas para pagar e a responsabilidade sobre os empregos de dezenas de milhares de colaboradores. Não há monopólio de dor e de perda durante a pandemia, mas os lojistas de São Luís estão entre os que estão pagando a conta mais alta. Inclua-se nessa categoria todos os empreendedores que, lá atrás, optaram pela vocação e pelo risco, mas não por esse risco transformado em tempestade perfeita pelo coronavírus. Estejam eles à frente de pequenas ou de grandes empresas.

O drama dos lojistas 2
No assunto: quem estudou marketing ouviu os professores insistirem que não existem pequenos empresários, existem empresários de negócios com
potencial de crescimento. Por isso, por dever de justiça e sem nenhum demérito a tantas categorias que se sacrificam nessa hora, devemos reconhecer o papel e a relevância dos empreendedores que sofrem por ter de demitir, que se sacrificam para manter empregos, que tentam se reinventar para sobreviver e que, democraticamente, debatem e propõem soluções que consigam manter o inseparável vínculo entre preservação da vida e saúde econômica.

O drama dos lojistas 3
A grande verdade é que ninguém gosta de demitir. Além do drama humano, formar mão de obra é caro e trabalhoso. Por trás de uma porta fechada, da insônia, da tentativa do empréstimo que dê mais um fôlego, por trás de tudo isso existe esperança no futuro. Muito obrigado a quem acredita e insiste. Sei que não é fácil, mas é fundamental.

Impressão digital
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano,
tendo em vista o risco de contágio por Covid-19. A decisão foi tomada após uma primeira reunião de técnicos do tribunal com médicos do Hospital Sírio
Libanês, da Fundação Fiocruz e do Hospital Albert Einstein. As três instituições firmaram parceria com o TSE para a elaboração de um protocolo de segurança que reduza o risco de contágio durante a votação. Detalhe: a consultoria sanitária é prestada sem custos.

Treinos em sala individual
A rede de academias Personal Group foi muito além da mera adoção de um rigoroso protocolo com medidas sanitárias de higienização e novas regras de convivência que garantem a segurança de alunos, professores e colaboradores. As duas unidades Personal Group Calhau e PX / Personal Training Experience na Península implantaram a Sala de Treinos Individual, reservada para aulas individuais ou para pequenos grupos de pessoas da
mesma família.

Treinos em sala individual 2
O objetivo é oferecer ainda mais segurança e isolamento social para pessoas idosas ou de grupos de risco que não queiram usar o salão de treinos. E mais, a academia também adota medidas sanitárias gerais, como o uso obrigatório de máscaras por todos, aferição obrigatória da temperatura na entrada, agendamento prévio do treino. E mais, desinfecção de tênis em tapetes com solução desinfetante; equipamentos distanciados e demarcações; dispensers de álcool em gel para uso coletivo; e limpeza quatro vezes ao dia da academia com atomizador de desinfecção de partículas.

Desafios do Centro Espacial
Com o objetivo de falar sobre o “Centro Espacial de Alcântara e os desafios da Indústria Espacial Brasileira”, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Grupo de Trabalho Pensar o Maranhão, coordenado pelo Diretor Luiz Fernando Renner, que também preside o Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da Fiema promoveu na última terça-feira, uma reunião online com o presidente da Visiona Tecnologia Espacial S/A, João Paulo Campos.

Desafios do Centro Espacial 2
Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, que abriu a reunião, o Centro Espacial de Alcântara é estratégico para o desenvolvimento do Estado do Maranhão. “Observamos a Base de Alcântara como um dos pilares estratégicos. Não podemos pensar no Estado deixando de lado ou excluindo a nossa Base de Alcântara ou excluindo o nosso Porto do Itaqui. Esse grupo de trabalho é aberto e visa contribuir com informações para
promover o desenvolvimento do Maranhão e esse fórum de trabalho, busca exatamente dessa forma debater e construir isso”, ressaltou Baldez.

Para escrever na pedra:
“O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustarse-á quem pensar que nele encontrará riqueza”. De Carlos Drummond de Andrade, grande poeta mineiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.