Estado Maior

Leitos fechados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) fez discurso na Câmara dos Deputados criticando o governo do Maranhão pelo fechamento de leitos de enfermaria e também as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) exclusivos para o tratamento de contaminados pela Covid-19 no estado.

Os leitos dos quais o emedebista se refere são 70 de enfermaria e outros 12 de UTI do Hospital Carlos Macieira. Segundo o parlamentar, por dois motivos o governo não deveria fechar os leitos: primeiro porque o número de contaminados e de mortes pelo novo coronavírus no Maranhão ainda é alto.

Pelo último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 24 horas, foram 878 novos casos da doença e 38 óbitos.

O segundo motivo para não fechar os leitos, ainda de acordo com Hildo Rocha, é que o governo estadual já recebeu antecipadamente recursos para a manutenção das UTIs.

“Se o governador não rever essa posição, ele terá que devolver para o Governo Federal o dinheiro que ele já recebeu destinado ao tratamento da Covid-19, além de que será responsabilizado pelas mortes que vierem a ocorrer por falta de leitos”, disse Hildo Rocha.

Redução
Sobre o que argumentou o deputado Hildo Rocha, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, disse à coluna que o procedimento é normal.

Na semana passada, quando anunciado o fechamento de leitos, Lula disse que a redução em 25% no número de internações é o motivo.

Sobre os leitos de UTI, o secretário de Saúde garantiu que já estão sendo desabilitados.

Recado
Após um portal de notícias afirmar que a cúpula das Forças Armadas havia ficado indignada com declaração do ministro do STF Gilmar Mendes, o governador Flávio Dino mandou recado aos militares.

“A cúpula das Forças Armadas deve entender que uma instituição de Estado - que exerce monopólio de uso da força em nome da nação - não pode estar atrelada ou subordinada a um lado da política brasileira”, disse.

Dino tem participado de livescom o ministro Gilmar Mendes, de quem é amigo.

Letalidade
Em seu perfil em rede social, o governador Flávio Dino destacou de forma positiva dados da Covid-19 no estado.

O motivo do destaque é a informação de que a taxa de letalidade no estado, em decorrência da doença, está abaixo da média nacional.

Ainda assim, o número de contaminados é crescente, assim com o número de óbitos no Maranhão.

De folga
O recesso parlamentar, previsto para começar no próximo dia 17 no Legislativo Municipal, foi suspenso por determinação do presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho.

Os vereadores terão, na verdade, folga para a apreciação da LDO 2021. O texto ganha ainda mais importância, por se tratar de um ano eleitoral municipal.

E também devido à crise nas contas públicas causadas pelo novo coronavírus, que mexeu na receita de São Luís.

Projeto de lei
O Projeto de Lei nº60, de 2020, de autoria do vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) e já aprovado na Casa, autoriza o Município a conceder indenização e pensão especial a dependentes de profissionais da saúde.

A matéria é semelhante à aprovada pelo Senado Federal na semana passada.

De acordo com o texto do Senado, é determinado o pagamento de indenização de R$ 50 mil aos profissionais de saúde.

DE OLHO

4 meses é o tempo em que a lei de acesso à informação está com prazos suspensos no Maranhão devido à pandemia do novo coronavírus. A medida foi tomada pelo governador Flávio Dino e se assemelha à tomada pelo presidente Bolsonaro.

Quase certa
À coluna, interlocutores do PT dão como "praticamente certa" a aliança com o PCdoB para a majoritária deste ano na capital maranhense.

Um dos petistas chegou a dizer que subir no palanque comunista "é questão de tempo".

O assunto será apreciado na convenção municipal do partido, previsto para ocorrer ainda este mês.

E MAIS

• Sobre este encontro para definição de estratégia eleitoral, a direção municipal do PT se reunirá hoje para falar de data.

• O encontro deveria ter ocorrido em 20 de junho, no entanto, as conversas do PT com o PCdoB em São Luís e também com a direção nacional petistas,
fez com que a reunião fosse adiada.

• A Prefeitura de São Luís, em nota, informou que já deslocou equipes de várias secretarias para tomada de providências para amenizar os estragos causados pela ventania ontem na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.