Eleições 2020

Escutec mostra liderança de Mercial Arruda em Grajaú

Instituto simulou cinco cenários estimulados e em todos o prefeito seria reeleito se as eleições fossem hoje; pesquisa ouviu 400 pessoas nos dias 4 e 5 de julho e está registrada na Justiça eleitoral com o número MA 03223/2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O emedebista Mercial Arruda, segundo pesquisa do Instituto Escutec, seria reeleito para a Prefeitura de Grajaú
O emedebista Mercial Arruda, segundo pesquisa do Instituto Escutec, seria reeleito para a Prefeitura de Grajaú (Mercial Arruda, ex--prefeito de Grajaú)

São Luís - Nova pesquisa do Instituto Escutec mostra a disputa eleitoral pela Prefeitura de Grajaú, no centro-sul do Maranhão. Nos cenários espontâneos e estimulados, o atual prefeito da cidade, Mercial Arruda (MDB) seria reeleito se as eleições fossem hoje. O levantamento, que tem registro na justiça eleitoral com o número MA 03223/2020, foi feito ouvindo 400 eleitores nos dias 4 e 5 de julho. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O Instituto Escutec apresentou dois cenários espontâneos questionando quem será o próximo prefeito e em que o eleitor votaria para comandar Grajaú.

No primeiro cenário, 55% dos entrevistados disseram que Mercial Arruda ganhará as eleições deste ano. A ex-assessora do governador Flávio Dino, Simone Limeira (PCdoB), foi citada por 2% dos ouvidos na pesquisa.

Ela é seguida por Marinaldo do Gesso que também obteve 2% e Arturzinho que aparece com 1%. Não sabem ou não responderam somaram 40%.

Quando questionado em que o eleitor votaria para prefeito de Grajaú em 2020, 41% disseram que seria em Mercial Arruda, 7% em Marinaldo do Gesso, 5% em Simone Limeira, 3% em Arturzinho e 1% Alex Galvão. Já 43% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.

Estimulado

Nos cenários estimulados a liderança também é de Mercial Arruda. Nas cinco simulações de disputa em Grajaú, Arruda aparece em todas com mais de 50% das intenções de votos.

Na simulação com cinco candidatos na disputa, Mercial Arruda aparece com 50% e Marinaldo do Gesso com 18%. Eles são seguidos por Simone Limeira (10%), Arturzinho (6%) e Marquinho Jorge (2%). Nenhum dos candidatos foi a opção de 6% dos entrevistados e não sabe ou não respondeu, 8%.

Já com Arruda e Arturzinho disputando, o cenário é seguinte: Mercial aparece com 57% e seu adversário com 20%. Outros 14% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos e não sabem ou não responderam, 9%.

Se a disputa fosse somente entre Mercial Arruda e Simone Limeira, o emedebista seria a opção de 58% dos entrevistados enquanto Limeira, 19%. Nenhum dos candidatos somou 14% e não sabem ou não responderam, 9%.

Se a eleição em Grajaú fosse entre Mercial Arruda e Marinaldo do Gesso, o prefeito seria reeleito com 57% e Marinaldo obteria 25% dos votos. Não sabem ou não responderam somaram 9%, mesmo percentual dos entrevistados que disseram não votar em nenhum dos candidatos.

O último cenário estimulado mostra a disputa entre o atual prefeito e Marquinho Jorge. Nesta simulação, Arruda foi a opção de 60% dos ouvidos e Jorge, 15%. Já 16% dos entrevistados disseram que não votariam e nenhum dos candidatos. Outros 9% não responderam ou não sabem.

Rejeição

O Instituto Escutec mostra na pesquisa o percentual de rejeição entre os possíveis nomes da disputa em Grajaú. Simone Limeira aparece com 27% de rejeição enquanto Mercial Arruda obteve 20%. Arturzinho (18%), Marinaldo do Gesso (7%), Marquinho Jorge (6%). Nenhum deles foi a opção de 18% e 4% disseram não saber ou não responderam.

Mais

Aprovação

A administração de Mercial foi avaliada na pesquisa Escutec. Dos entrevistados, 65% disseram aprovar a gestão e outros 32% afirmaram que desaprovam. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.