Opinião

Do Trivial Variado

Benedito Buzar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
o governador interino Eurico Ribeiro apelidado de Martha Rocha, por ser jovem
o governador interino Eurico Ribeiro apelidado de Martha Rocha, por ser jovem (prefeito)

Cafeteira e Bolsonaro

Qual o traço marcante que vincula o ex-prefeito de São Luís, Epitácio Cafeteira, ao atual Presidente da República, Jair Bolsonaro?

Resposta: a fobia às máscaras. Se Cafeteira acabou com as máscaras no carnaval de São Luís, Bolsonaro quer destruí-las em plena pandemia.

Noventa anos de Admée

Uma majestosa festa estava em preparativo pelos familiares de Admée Duailibe, para a comemoração de seus bem vividos noventa anos, que acontece em outubro deste ano.

Se a pandemia continuar furiosamente forte, o evento festivo deverá ser marcado para outra data, mas não deixará de ser jamais realizado.

Palavras inglesas

Com a pandemia, uma expressiva quantidade de palavras de origem inglesa, será provavelmente incorporada ao léxico brasileiro.

As mais conhecidos: home office, lockdown, live, vídeo conferência e delivery.

O nosso dindin

No Maranhão, uma iguaria inventada para enfrentar o verão, que consiste em congelar sucos em pequenos saquinhos plásticos, chama-se dindin; no Rio de Janeiro, tem o nome de sacolé.

Na Europa, por causa da pandemia, o nosso dindin, vem fazendo o maior sucesso.

Ministro da Cultura

O Ministério da Cultura, criado no governo do Presidente José Sarney, nomeou um nome de peso no cenário internacional, para dirigi-lo: o intelectual Celso Furtado.

No governo de Bolsonaro, a Cultura, além de perder o status de ministério, está sob o comando de um ator de terceira categoria, que se esmera na arte do puxa-saquismo.

Martha Rocha

No auge do reinado de Martha Rocha como Miss Brasil, ela veio a São Luís, para ser homenageada num evento dançante no Grêmio Lítero Português.

À época, 1955, quem governava interinamente o Maranhão era o deputado estadual Eurico Ribeiro, presidente da Assembleia Legislativa, que por ser jovem e metido a galã, recebeu o apelido de Martha Rocha.

Longevidade acadêmica

Em junho passado, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Carlos Gaspar, quis marcar uma reunião com os “imortais”, mas foi convencido a sustá-la pelo acadêmico Lourival Serejo, com este argumento: - Gaspar, não esqueça de que a maioria dos membros da AML é composta de sexagenários, septuagenários e octogenários.

O retorno de Nicolau Dino

Tempos de tumulto poderão acontecer nas reuniões do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Motivo: o Procurador Nicolau Dino, opositor do Procurador-geral da República, Augusto Aras, foi eleito novamente para integrar o colegiado do MPF.

Adiamento das eleições

Não convidem o deputado federal Hildo Rocha, vice-líder do PMDB, e o ministro Luís Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para a mesma reunião.

Motivo: o parlamentar maranhense, por ser a favor da manutenção do calendário eleitoral deste ano, não tem poupado o ministro de veementes críticas, por defender ardorosamente o adiamento das eleições municipais de outubro para novembro.

ABL homenageia Sarney

Em abril deste ano, a Academia Brasileira de Letras programou uma sessão especial em homenagem ao escritor José Sarney, pelos seus noventa anos de vida.

O evento, por conta da pandemia foi transferido para novembro vindouro, quando Sarney completa 40 anos de ingresso na Casa de Machado de Assis.

Carros da China

O empresário Carlos Gaspar, na semana passada, despediu-se definitivamente dos negócios de carros.

Ele, que representava em São Luís, os automóveis de origem chinesa – Caoa Cherry, que se tornaram conhecidos e aprovados no mercado maranhense, conseguiu ser bem-sucedido numa negociação financeira com a empresa Saga.

Vaga de Cabral

Um axioma diz que bebe água limpa, quem chega primeiro na fonte.

Após o falecimento do acadêmico José Maria Cabral Marques, amigos do ministro Reynaldo Soares da Fonseca entraram em ação e lançaram a sua candidatura à Academia Maranhense de Letras.

A ofensiva eleitoral em favor do ministro do STJ foi de tal modo exitosa, que ele já conta com votos suficientes para substituir Cabral Marques na Casa de Antônio Lobo.

Hospital na mira

Depois que investiu recursos com sucesso em São Luís, Imperatriz, Brasília e Teresina, na área do ensino superior, o Grupo Fecury já mira outro setor para prestar bons serviços à sociedade.

Trata-se agora de investir no campo da saúde e construir em São Luís, no bairro da Cohama, um hospital dotado de excelentes condições técnicas e operacionais e que possa contribuir para a melhoria da saúde dos maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.