Mobilidade

Obra na Litorânea para rota do BRT avança com asfaltamento

Máquinas pesadas são utilizadas no projeto do prolongamento da via até a praia do Olho d'Água e inclui a requalificação da Av. dos Holandeses

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Camada asfáltica está sendo aplicada no prolongamento da Litorânea
Camada asfáltica está sendo aplicada no prolongamento da Litorânea (litorânea prolongamento)

SÃO LUÍS - O Sistema BRT (Bus Rapid Transit) será implantado na Grande Ilha, para interligar os municípios metropolitanos de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Para esse projeto, que é dividido em dois lotes, estão sendo feitos o prolongamento da Avenida Litorânea e a requalificação da Avenida dos Holandeses. O estabelecimento desse corredor exclusivo de tráfego binário está promovendo a extensão da Litorânea em 1.800 metros, que já está recebendo uma camada asfáltica, como verificou O Estado.

Segundo observou a reportagem, várias máquinas pesadas continuam atuando no prolongamento da Avenida Litorânea, para a implantação do novo corredor de transporte BRT. No solo, várias marcas desses veículos da construção civil podem ser verificados. O terreno está sendo preparado para receber a pavimentação asfáltica, assim como está sendo realizado na região do Araçagi, em São José de Ribamar. Antes dessa etapa, houve a construção do muro de contenção e o assentamento dos tubos que irão receber as águas pluviais, com a drenagem profunda.

E, ainda, a construção da base dos pilares das pontes na foz do Rio Claro e do Rio Pimenta. Para essa etapa, foram colocadas estacas escavadas a 12 metros de profundidade. A previsão de entrega do prolongamento da Litorânea era para dezembro do ano passado, conforme o cronograma para a primeira fase da implantação do Sistema BRT.

O projeto

Segundo informações que constam no portal da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o investimento para o projeto do novo modelo de transporte público é na ordem dos R$ 140 milhões. De acordo com o órgão do Governo do Estado, o sistema está dividido em dois lotes. O Lote 1 compõe o prolongamento da Avenida Litorânea em 1.800 metros. Além disso, também estão previstas a requalificação da Avenida São Carlos e da Litorânea, da foz do Rio Pimenta à foz do Rio Calhau.

O projeto para o Lote 1 também é composto pela requalificação da Avenida Colares Moreira até a rotatória do Calhau, o que totaliza quase 8 km de intervenções. Já o Lote 2 corresponde à requalificação da Avenida dos Holandeses e a Rua Búzios. A primeira etapa compreende a entrada da Praia do Araçagi até a altura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. “Todas as intervenções na Avenida dos Holandeses estão sendo programadas para garantir o mínimo impacto na locomoção/mobilidade das pessoas que utilizam a via. Ao final das obras o fluxo de trânsito dos veículos vai permanecer em sentido duplo, com duas faixas em cada via e no centro a faixa do BRT”, informou a MOB em seu site.

Ainda conforme a Agência, com a implantação do corredor exclusivo de ônibus rápido, a população que utilizará o transporte público vai diminuir o tempo de viagem em até 40 minutos para se deslocar até o centro de São Luís. O projeto conta ainda com estações de embarque e desembarque, ciclovias e passeios acessíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.