Cerco

Operação Pandemia é realizada em Rosário e na Baixada

A polícia identificou vários estabelecimentos do interior apresentando irregularidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A equipe do Departamento de Defesa de Serviços de Delegados (DDSD), órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) realizou durante a primeira semana deste mês mais uma etapa da Operação Pandemia e tendo como um dos objetivos combater o furto de energia elétrica no interior do estado.

O cerco policial foi comandando pelo delegado Paulo Roberto. Na cidade de Rosário, uma pessoa foi presa por furto de energia elétrica mediante fraude em estabelecimentos comerciais, inclusive, em farmácia.

Na Baixada Maranhense, a polícia também realizou prisões de suspeitos de furto de energia. Ainda durante a operação, a polícia conseguiu apreender vários materiais furtados da Equatorial Maranhão como: transformadores, postes, cabos e cruzetas.

Segundo o delegado, as fraudes têm causado um prejuízo muito grande não só para o Estado como àqueles que pagam corretamente suas faturas de energia. “Nós estamos agora nessa operação para identificar os consumidores que estão consumindo indevidamente energia sem o devido pagamento do consumo registrado e também para identificar os possíveis fraudadores”, ratifica Paulo Roberto.

Para atender o universo de mais de 2,5 milhões de clientes em todo o Maranhão, a Equatorial Maranhão compra energia elétrica das Geradoras e faz a distribuição em todo o Estado. Do total arrecadado, cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento da ordem de R$ 340 milhões por ano. Além de comprometer a segurança da população e a qualidade do fornecimento, essa perda de energia elétrica também interfere no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, e ainda contribuem para a composição tarifária da conta de energia.

Denúncia

Situações de suspeita de fraude ou furto de energia elétrica podem ser denunciadas pelo site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), sem necessidade de identificação por parte do denunciante. Depois de registrada a denúncia, a Equatorial Maranhão encaminhará equipes para as inspeções conforme prevê a legislação do setor elétrico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.