COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Palmas para Edivaldo
Quem está mudando de idade hoje é o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior. Com o seu jeito sempre muito discreto, não estimulou grandes
celebrações pela data. Pelo contrário, o mais importante para ele é estar cada vez mais atento às necessidades da população, o que aliás tem sido uma
marca de sua carreira como homem público.
Edivaldo completa mais um ano de idade executando um elogiável programa de urbanização, talvez o maior já implementado em São Luís, e comandando um amplo pacote de obras públicas em diferentes áreas de infraestrutura nos diversos bairros desta Capital.
Vale ressaltar a determinação demonstrada por Edivaldo desde o seu primeiro mandato como prefeito, que é a de fiscalizar pessoalmente o andamento das obras pela cidade,
garantindo a melhoria da qualidade de vida da população.

Posse de Themis
Ao tomar posse no cargo de corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, a procuradora de justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho afirmou que assume o cargo em meio a uma pandemia que obriga a realização de cerimônias e reuniões de forma virtual, mas que, ao mesmo tempo, mostra a capacidade humana de se adaptar e superar dificuldades.
Nesse contexto, enfatizou: o Ministério Público não parou de atender às demandas do povo maranhense.
Eleita no último dia 26, Themis Carvalho tomou posse durante uma cerimônia virtual, na manhã de ontem, presidida pelo Procurador Geral de
Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau e transmitida pelo canal oficial do MPMA no YouTube.
Participaram do ato, os membros do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão, promotores de justiça, servidores
e convidados.

Bumba minha casa
A cantora Alcione brilhou na abertura do Arraial Bumba Minha Casa, na última segunda-feira, promovido pelo Grupo Mirante com patrocínio da cerveja Magnífica e da Equatorial Energia.
A iniciativa foi aprovada pelo grande público maranhense que curtiu a live ciceroneada pela digital influencer Thaynara Og e pelo radialista João Marcos.
Outro ponto alto foi a apresentação do Boi da Maioba, que convidou o público para participar do Matracaço,
cada um em sua própria casa, tocando suas matracas em um momento de celebração da cultura maranhense.
O Arraial Bumba Minha Casa traz mais atrações nos dias 3 e 10 de julho, a partir das 20h, no site www.bumbaminhacasa.com e no canal do portal Imirante no Youtube.

Problemas sociais
O assassinato de George Floyd em 25 de maio, que escancarou o racismo da polícia dos Estados Unidos e gerou uma onda de protestos que se
espalhou por várias partes do mundo, levou a direção da Globo a promover um evento sobre problemas sociais. Na última segunda-feira, por meio
de videoconferência, executivos da casa e algumas vozes importantes sobre questões raciais, discutiram o tema com roteiristas de todas
as áreas da emissora.
A mobilização contou com mais de 500 pessoas. E o encontro também teve como finalidade orientar autores e colaboradores em relação ao que fazer e não fazer dentro dos seus campos de atuações para que programas, séries e novelas possam ir além do repúdio e do não racismo.
Mesmo diante dos obstáculos impostos pelo momento atual, entre eles o distanciamento social, a Globo entendeu como importante abordar o assunto, em função de tudo o que aconteceu, após a morte de Floyd, e no instante em que se ensaia a volta às atividades normais.

ACM promove Live
Simone Terra, especialista em varejo, trade, marketing, vendas e comportamento de compras, professora da Business School do IBMEC, é a convidada especial do presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Fernandes, para uma Live promovida pela entidade nesta quinta-feira, às 19h. O tema que Simone abordará é Gestão de Varejo no Pós-Pandemia. A Live será transmitida no perfil oficial da ACM no Instagram.

TRIVIAL VARIADO
Uma resolução publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Diário Oficial da última segunda-feira, tornou obrigatória a realização de teste sorológico para o novo coronavírus por planos de saúde.

O exame, conhecido como teste rápido, detecta a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus e é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas.

Antes disso, o teste recomendado é o RT-PCR, feito através de biologia molecular, que detecta se o vírus está agindo no organismo do paciente. O RTPCR já tinha cobertura obrigatória determinada pela ANS, quando o paciente tem suspeita de Covid-19.

Segundo a ANS, o teste rápido terá cobertura obrigatória dos planos de saúde nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado quadros clínicos condizentes com casos de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

No mundo inteiro, a Covid fez uma curva ascendente da hora que bateu de 50 dias, e daí começou a descer. No Brasil, estamos com 96 dias hoje. Sexta
que vem completaremos 100. E a curva só faz subir. Fechou a sexta última com 55.961 mortos, 990 do dia. Semana passada eram 49.090 e 1.221 do dia.

A Bahia, do tamanho da França em território e milhares de vezes menor em dinheiro, apesar da marcação de Rui Costa, vai na onda, em ritmo pouco
menor, mas sofrendo o assédio dos que chegam de São Paulo.

Como sair desse atoleiro? Os números estão subindo, os governantes flexibilizando, prefeitos fazem de uma forma, outros de outra, todos
assediados pela vizinhança, juiz dá decisão fazendo e desfazendo, promotor recomenda de outra forma e por aí vai...

De um lado tem a Covid, entupindo hospitais e matando gente. De outro, empresários pedindo socorro pelo amor de Deus, estão no limite do sufoco. E no meio do fogo cruzado, as eleições.

Esse painel foi traçado esta semana por prefeitos em videoconferência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que na próxima segunda fará outra videoconferência, reservada só para presidentes estaduais, com o presidente do TSE, Luís Barroso, que, segundo eles, “está desconectado dos prefeitos”.

Eles querem saber coisas do tipo: e os candidatos com mais de 60 anos, vão ficar em casa ou se atirar. E, se ficar em casa, não é antidemocrático?

No meio do tiroteio, outro problemão, o dinheiro cada dia mais curto. A última parcela de junho do FPM, de R$ 2,3 bilhões, veio 20,5% mais magra. O presidente da CNM, disse que não há outro jeito: “Vamos precisar de ajuda. Senão, não aguentaremos em dezembro”.

Muitos deles admitem que estão apostando tudo no combate ao Covid- 19. Mas, como aposta é aposta, o fracasso é possível, sem falar que muitos são vítimas de fake news, com acusações falsas, embora (ressalva nossa) muitos estejam mesmo atolados em denúncias de corrupção no embalo da Covid-19.

DE RELANCE
Abuso de poder religioso
A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, coordenada, hoje integrada por 195 deputados federais e 8 senadores, corre o risco de perder sua força na próxima eleição em 2022, caso prospere uma proposta do ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral, de restringir a possibilidade de apoio a candidatos ligados a Igrejas.

Abuso de poder religioso 2
O TSE poderá enquadrar o apoio a candidatos ligados a Igrejas como abuso do poder religioso. A medida, que pode vigorar já nas eleições deste ano para prefeitos e vereadores, fulmina, em especial, o poder político das igrejas evangélicas. O caso surgiu durante o julgamento por sessão remota, de um recurso que discute a cassação do mandato da vereadora Valdirene Tavares dos Santos, eleita em 2016 no município de Luziânia (GO) e acusada de praticar abuso de poder religioso durante a campanha.

Abuso de poder religioso 3
O fato que poderá ser definido como crime eleitoral será a reunião com pastores de igrejas para apresentar uma candidatura e “influenciar a escolha dos eleitores e intervir no direito constitucional da liberdade de voto”. Em seu voto, o ministro Edson Fachin destacou que a missão da Justiça Eleitoral é zelar e proteger a legitimidade do voto e, em última análise, impedir que qualquer força política possa coagir moral ou espiritualmente os cidadãos, de forma a garantir a plena liberdade de consciência dos protagonistas do pleito.

Abuso de poder religioso 4
O ministro Edson Fachin destacou que é proibida a realização de proselitismo político no interior de templos de qualquer culto, conforme determina a Lei
das Eleições (artigo 37, parágrafo 4º, da Lei nº 9.504/1997). Sendo assim, afirmou que a exploração política da fé religiosa encontra obstáculo tanto no
âmbito da regulação publicitária (artigo 242 do Código Eleitoral) como na regra que trata da anulação de eleições viciadas pela captação ilícita de votos.

Isolamento e distanciamento
Comprovando que o vírus não respeita lockdown, distanciamento, quarentena ou confinamento, mesmo com estas medidas adotadas por governadores e prefeitos, as mortes somam agora no Brasil quase 60 mil e, lamentavelmente, continuam acontecendo. Para efeito de comparação, o médico e deputado federal Osmar Terra traz uma nova avaliação atual da situação dos EUA: “Muito interessante! Nem todos Estados americanos fizeram quarentena e lockdown. Seis Estados optaram por enfrentar a pandemia sem fechar o comércio e trancar as pessoas em casa. Os seis tiveram resultado
muito melhor que seus vizinhos que fecharam tudo!”.

Queda de rendimento
No mês passado, o Maranhão registrava milhares de pessoas que gostariam de trabalhar mas desistiram de procurar vagas em razão do coronavírus ou da escassez de oportunidades. A situação no mercado é agravada com a redução na massa de rendimento médio que o maranhense habitualmente recebe. Na prática, houve uma queda brusca no período.

Pico da pandemia
O pior da pandemia do Covid-19 ainda pode estar por vir, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde), seis meses depois do começo da pandemia. A mensagem da OMS segue sendo: “teste, rastreie, isole e faça quarentena”. Mais de 10 milhões de casos foram registrados no mundo todo desde o surgimento da doença na China no final do ano passado.

Pico da pandemia 2
O número de infectados que morreram está agora acima de 500 mil. Metade dos casos no mundo ocorreram nos Estados Unidos e na Europa, mas a
Covid-19 está crescendo rapidamente nas Américas, sobretudo nos Estados Unidos e Brasil. O vírus também está afetando o sul da Ásia e a África, com o pico da pandemia previsto para chegar no final de julho.

Para escrever na pedra:
“Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos
primeiros”. De Sêneca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.