América do Sul

Inglaterra alivia regras e deve reabrir pubs, restaurantes e hotéis

Ao relaxar a regra de distanciamento social, o primeiro ministro, Boris Johnson, disse que muitos negócios podem reabrir a partir de 4 de julho

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Primeiro-ministro Boris Johnson falou sobre novas regras no Reino Unido
Primeiro-ministro Boris Johnson falou sobre novas regras no Reino Unido (BORIS JHONSON)

LONDRES - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta terça-feira,23, que pubs, restaurantes e hotéis poderão reabrir na Inglaterra no início do mês que vem, quando a regra de distanciamento social for reduzida a 1 metro, contanto que “mitigações” estejam em vigor.

A economia britânica foi abalada pelo isolamento adotado para deter a disseminação da Covid-19, e embora varejistas não essenciais tenham recebido permissão para reabrir na semana passada, muitos negócios, particularmente dos setores de hospitalidade e lazer, permanecem fechados.
Ao relaxar a regra de distanciamento social de 2 metros para um – contanto que existam mitigações, como o uso de máscaras e de telas de proteção –, Johnson disse que muitos negócios podem reabrir a partir de 4 de julho.
“Dada a queda significativa da prevalência do vírus, podemos mudar a regra de distanciamento social de 2 metros a partir de 4 de julho”, disse o premiê ao Parlamento.

Reunião de família

As mudanças permitirão que duas famílias se reúnam em qualquer situação e que cabeleireiros voltem a funcionar, assim com a maioria dos locais de entretenimento e atrações turísticas, como parques temáticos – mas clubes noturnos, academias em locais cobertos e piscinas continuarão interditados.
Johnson disse que nem todas as restrições podem ser suspensas de uma vez, e as pessoas terão que continuar sendo vigilantes e recorrendo ao bom senso.

O Reino Unido tem uma das maiores taxas de mortalidade da Covid-19 do mundo, mas o número de casos vem diminuindo de forma constante nas últimas semanas. Na segunda-feira, autoridades de saúde relataram 15 mortes novas, o menor aumento desde meados de março.

Vacina no Brasil

Os testes em voluntários brasileiros da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, contra a Covid-19, tiveram início no último fim de semana na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), informou em nota a a Fundação Lemann.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.