Codevasf

Codevasf entrega equipamentos para agricultura familiar

Recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, e ultrapassam R$ 7 milhões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Entre os equipamentos doados, estão caminhões baú frigorífico
Entre os equipamentos doados, estão caminhões baú frigorífico (Caminha frigorifico)

São Luís - Um levantamento da 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aponta que, somente de abril a junho de 2020, foram assinados mais de 40 termos de doação para a entrega de equipamentos destinados ao apoio à agricultura familiar em 34 municípios maranhenses. Os recursos federais são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, e ultrapassam R$ 7 milhões.

O objetivo dessas ações é beneficiar sobretudo pequenos agricultores, que não deixaram de ser atendidos mesmo durante esse período de pandemia de Covid-19. “Estamos dando prosseguimento às ações de fortalecimento da cadeia produtiva na zona rural do Maranhão. Continuamos ampliando o acesso a equipamentos que possibilitam a geração de renda para centenas de famílias”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.

Entre os equipamentos doados estão patrulhas agrícolas, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, caminhões com carroceria de madeira, caminhões baú frigorífico, fábricas de gelo, barracas de feira, freezers, barcos com motores de popa e kits de irrigação com caixas e bombas d’água. Tais equipamentos permitirão o escoamento da produção, a escavação de taques de piscicultura, o desenvolvimento da atividade pesqueira, a irrigação de pequenas hortas e a preparação do solo para o plantio de diversas culturas, bem como o acondicionamento e a exposição adequada dos produtos em feiras e mercados municipais.

Kits ambientais

Outra linha de ação importante engloba a entrega de kits ambientais mediante acordos de cooperação técnica com entidades voltadas à preservação e à recuperação das nascentes dos rios maranhenses.

Gecivaldo de Morais Santos, representante da Associação de Produtores Rurais do Povoado Boa Sorte, no município de Colinas (MA), comemora o recebimento de uma patrulha agrícola mecanizada. “A gente produz de tudo um pouco: arroz, milho, abóbora. Vai melhorar muito com essas máquinas, porque o trabalho vai ficar mais rápido e a produção deve aumentar”, explica.

A Codevasf continua na preparação para entrega de mais equipamentos nas próximas semanas, objetivando amenizar as dificuldades enfrentadas principalmente pela população em condições de maior vulnerabilidade no estado.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.