Estado Maior

As movimentações na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

No início desta semana, movimentações para as eleições em São Luís deste ano voltaram a acontecer. PSOL, Pros, PT, Republicanos, PSL, DEM e PDT mostraram as estratégias que estão buscando. Do primeiro citado, em reunião ontem, foi decidido que o partido sairá sozinho (como de costume) para disputar a Prefeitura de São Luís.

O PSOL chegou a se reunir com o deputado federal Bira do Pindaré, que é pré-candidato a prefeito da capital pelo PSB, e com representantes do PT para formação de uma chapa de esquerda. No fim, a legenda escolheu sair com candidatura própria em 2020 e o nome mais provável é o do professor Franklin Douglas.

A decisão do PSOL passa, na verdade, pelos movimentos do PT. Os petistas acabaram, praticamente, abandonando a ideia de buscar uma coligação com o PSB porque estavam enamorados pela candidatura de Duarte Júnior pelo Republicanos.

Este último, por sua vez, após iniciar o flerte com os petistas, recuou da aproximação após avisos de abandono de barco por parte de aliados como os membros da família Macedo, cujo representante mais próximo é o deputado estadual Fábio Macedo.

Além dos Macedo, Duarte Júnior também foi “avisado” pelo PSL do acordo já fechado no meio da pandemia e que agora parecia enfraquecido devido ao chamado do deputado petista, Zé Carlos.

O fato é que o recuo dos Republicanos fez com que o PT esperasse mais um pouco para realizar o falado encontro para escolha de estratégia eleitoral. Há um interesse amplo entre os petistas para que a aliança Republicanos/PT se concretize e, por isso, mais tempo foi dado.

O DEM e o PDT vivem em uma lua de mel que, tal e qual um casal recém-casado, parecem sozinhos.

O PCdoB e seu pré-candidato Rubens Júnior ganhou mais uma adesão: o Cidadania, da senadora Eliziane Gama. Mais apoios são esperados para tentar passar a ideia de que haverá uma tendência de crescimento do comunista.


À espera!

Entre os partidos aguardados pelo pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís é o PT.

A favor dessa tese entre os petistas há somente o grupo do assessor especial do Palácio dos Leões e ainda presidente estadual do PT no Maranhão, Augusto Lobato.

Mas a vontade de Rubens Júnior em ter o partido do ex-presidente Lula a seu favor esbarra na direção nacional da legenda.

Apoio

A lua de mel do PDT com o DEM está deixando os dois partidos sozinhos na empreitada até o momento.

A favor do pré-candidato da futura coligação, segundo os próprios pedetistas, é o número de vereadores aliados.

Do DEM são cinco e do PDT, sete. Assim, Neto Evangelista, pré-candidato do DEM, conta com quase a metade dos vereadores de São Luís a seu favor.


Reaparição

Duarte Júnior decidiu reaparecer atrelado ao PSL após ouvir sonoros “estamos saindo” de sua campanha.

Tudo porque o pré-candidato do Republicanos iniciou uma conversa com o PT e nada disse ao PSL.

Teve apoiador/patrocinador da ideia do Republicanos que prometeu deixar o barco antes mesmo de chegar a data das convenções partidárias.


Cobranças

A primeira sessão presencial na Assembleia Legislativa do Maranhão desde o início da pandemia foi marcada com discurso de cobranças da oposição contra o governador Flávio Dino (PCdoB).

César Pires (PV) e Wellington do Curso (PSDB) foram à tribuna para cobrar esclarecimentos da gestão estadual em relação aos respiradores comprados e não recebidos.

Para os parlamentares, houve fraude e desvio de conduta por parte do governo estadual.


Justificativa

Sobre a compra destes respiradores, o governador Flávio Dino, na última entrevista coletiva virtual que concedeu semana passada, disse que o governo não poderia fazer nada.

O comunista disse que, naquele momento da pandemia, a regra era pagar antes o produto importado para depois receber.

Para justificar o calote que recebeu, Dino disse que o Governo Federal também comprou respiradores e acabou não recebendo conforme o que previa o contrato.


De olho

18,8 mil urnas passarão por manutenção no Maranhão e ficarão aguardando para, inicialmente, serem distribuídas a mais de 13 mil sessões em todo o estado para as eleições de 2020.


Aprovado

A Assembleia Legislativa aprovou ontem o projeto de lei do deputado Adriano Sarney (PV), que dispõe sobre a obrigatoriedade das farmácias no estado disponibilizarem o aparelho oxímetro.

O aparelho deve, segundo a proposta, ser disponibilizado de forma gratuita, pelo tempo que durar a pandemia.

Segundo Adriano, o projeto justifica-se em decorrência de numerosos problemas no setor da saúde do Estado, por causa da pandemia do novo coronavírus.


E mais

- Os deputados estaduais reconheceram o estado de calamidade pública de mais nove municípios do Maranhão.

- As cidades de Presidente Médici, Codó, Tuntum, Marajá do Sena, São Mateus, Cidelândia, Paço do Lumiar, Buriti Bravo e Vitorino Freire tiveram o estado de calamidade pública reconhecidos em decorrência da pandemia da Covid-19.

- Na abertura da sessão presencial da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento do deputado Zé Gentil (Republicanos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.