Retomada

Poção de Pedras terá flexibilização da quarentena

Plano gradual de retomada das atividades econômicas e sociais foi apresentado em decreto

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Quarentena em Poção de Pedras começa a ser flexionada nesta semana
Quarentena em Poção de Pedras começa a ser flexionada nesta semana (Poção de Pedras)

O prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria (PCdoB), anunciou a reabertura gradual das atividades econômicas na cidade nesta semana. As ações terão como base o Decreto Municipal nº 015/2020. O documento traça um plano flexibilização gradual da quarentena. Ficam liberadas atividades no comércio em geral, em igrejas e academias, desde que funcionem com 50% da capacidade.

As aulas presenciais continuam suspensas, devendo a SEMED continuar com as atividades escolares remotas, de acordo com a resolução do CME.

Os restaurantes, lanchonetes e congêneres poderão funcionar apenas com entrega em domicílio (delivery) e disponibilizar a retirada no local de alimentos prontos e embalados para consumo fora do estabelecimento, pelo sistema drive-thru, até às 20:00 horas, sendo permitido o trabalho noturno apenas no sistema de entrega em domicílio (delivery) até as 22:00 horas, desde que adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção ao COVID-19, como o distanciamento entre os clientes, no mínimo de 2 metros, a disponibilização do álcool em gel 70% e a utilização obrigatória de máscaras.

Numa linguagem mais franca: os bares que antes não poderiam abrir, agora podem abrir para que o cliente faça a compra e retire no balcão, ou receba por meio de entrega na residência. Ainda não está permitido os clientes consumirem nas mesas dos estabelecimentos.

Veja um resumo do que pode e não pode funcionar:

ESTÁ PERMITIDO:

- Comercio em geral aberto até as 18:00h segunda a sexta (sábado até 14:00);

- Missas e cultos, até as 20:00h;

- Lanchonetes, restaurantes e bares;

- Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico;

- Clinicas de estéticas, barbearias e salões de beleza;

* Em todos, será obrigatório o uso de máscara, uso de álcool em gel 70%, o distanciamento entre pessoas de, no mínimo, 2 metros;

** Nas academias, clinicas de estéticas, barbearias e salões de beleza, o responsável cuidará para que seja respeitado o intervalo de pelo menos 30 minutos entre um cliente e outro, (ou grupo de clientes, no caso das academias), para higienização.

AINDA NÃO ESTÁ PERMITIDO:

- Boates, danceterias, salões de dança, casas de festas e eventos;

- Feiras, exposições, congressos e seminários;

- As atividades coletivas com idosos e grupos de risco;

- Quaisquer eventos em campos de futebol, quadras de jogos, espaços públicos ou privados, destinados para tais fins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.